Evangelho Simples 1

O Evangelho Simplificado

 Módulo I - FUNDAMENTOS

Introdução
Objetivo

Conhecer a construção de Deus segundo o Espírito Santo dentro de nós, quieto, em reflexão profunda, meditação, olhando para dentro de si.

Ponto de contato
Deus não tem nada a ver com alguns tipos de adoração que conhecemos, podemos citar o exemplo de Abraão que era árabe, era idólatra, adorava o sol.
Hoje há muitos tipos de cultos que se fazem no mundo, mas Deus não tem nada a ver com a totalidade deles, pois Deus é ESPÍRITO, Ele habita em nós.
Não há nada que possa nos dar contato a Deus a não ser através do Espírito, pois o contato com Ele tem a ver com sua natureza (Deus é espírito).
Quando satanás destruiu Deus em Adão, os homens fizeram, por anos, trabalhos e sacrifícios na “tentativa” de chegar a Deus, mas não conseguiram, pois Deus é Espírito.
Lugar”, “objeto”, etc. não são pontos de contatos com Deus.
Jesus naquela conversa com a Mulher de Samaria falou que a “Verdadeira Adoração” acontece no Espírito.
Abraão não ficou satisfeito em adorar o sol, pois Deus se revelou para ele dizendo: “Eu Sou o Deus vivo” e vou mostrar a você como se vive de verdade.
Abraão conheceu a Deus por dentro dele, o Deus que tem o prazer de habitar em nosso espírito.
Em todo o lugar, em qualquer situação, Deus está dentro de você, pois a religiosidade continua no coração do homem até hoje e ela deixa o homem vazio de tudo.

Etapas do ensino
- Fundamentos do evangelho (5 módulos)
- Vivendo em Deus (3 módulos); e
- A prática da fé (5 módulos).

Fundamentos do evangelho
Módulo 1Começando
Efésios 4.10
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.”

Módulo 2Relacionamento
- Os seres eternos tem só uma decisão
O arbítrio de satanás foi exercido na eternidade, fora do tempo, por isso não existe mais solução para ele, sua decisão foi para toda a eternidade, ele não pode arrepender-se.
- Animal só tem alma, não tem espírito, suas decisões são no período do nosso tempo, tudo o que ele faz acabará aqui, após morrerem.
- A decisão da alma do homem é diferente do livre arbítrio dos outros, ele tem a condição de escolher no período tempo de sua vida o que será para toda a eternidade.
Decidir crer no evangelho é uma decisão temporal em termos de tempo, mas tal decisão nos levará para o eterno.
Deus nos fez com todo o cuidado, nos deu a condição de decidir enquanto estamos aqui na terra viver com Ele para todo o sempre.

O Livre Arbítrio é uma chave
Satanás quer nos tirar a chave do livre arbítrio.
Veja o comportamento de Caim, ele ficou com raiva de Abel e decidiu matá-lo, Deus lhe disse: “o pecado jaz a sua porta, cabe a você DOMINÁ-LO.
Deus nos fez responsáveis por todas as nossas decisões, para toda a eternidade. Agora decidimos como viveremos com Ele.
No céu, não seremos iguais, decida sua condição eterna com Ele, aqui na terra.

Módulo 3Entendimento
- Entender a influência de satanás, como ele trabalha, o seu coração morto para Deus, a cabeça e corpo amarrado.
Entender como viver livre das pressões das circunstâncias, como viver todos os dias e momentos segundo o que Deus diz em seu espírito.
Para viver livre é necessário nascer de novo.

Módulo 4Regeneração
Regeneração não é reforma, é criar algo totalmente novo. Isso é indispensável, pois rejeita o homem morto e cria um novo homem.
Aquele que não nasceu de novo é aberração, pois não é morto e nem vivo, não nasceu para Deus, foi gerado no pecado.
Nada da vida de antes serve para a nova vida!”.
Nem talento, estudo, intelecto, posição social, o que Ele nos dá é uma nova vida “zerinho” não uma reforma, uma aberração.
1º Coríntios 5.17
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Módulo 5Identificação
Como Deus se identifica conosco na nova vida (que é a expressão do coração de Deus dentro de nós).
Só Deus pode desenvolver essa vida em nós, Paulo diz:
Gálatas 2.19 e 20
...Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”
Cristo vivendo em mim pela fé: pela Palavra e pelo Espírito.

Amor absoluto/capacidade de amar e receber amor
Temos esse amor absoluto para todas as situações e momentos.
De todas os seres criados, o homem, é o único que tem a capacidade de Deus (amor), pois foi feito com a condição de receber o amor de Deus, infinito, sem fim.
Deus quer revelar seu amor absoluto!

Observe o que Deus faz:
Deus fez Jesus pecado por nós, para que nós nEle, fôssemos feitos justiça de Deus, Ele pôs toda a justiça dEle dentro de nós.
1º Coríntios 5.21
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”

MÓDULO 1 - FUNDAMENTOS

COMEÇANDO
D E U S
1.1 Como é Deus?
Conheça gradativamente a grandeza de Deus.

Tudo inicia em DEUS, (eternidade e tempo), o livro de Apocalipse diz que não haverá mais tempo.
Apocalipse 10.5 e 6
Então, o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o mesmo que criou o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles existe: Já não haverá demora,(tempo).
Esse período de tempo vai terminar, o tempo, não significam nada em relação a eternidade, apesar de sua extensão, mais ou menos 6.000 anos.
Todo o tratamento de Deus conosco é relacionado com a eternidade e não ao tempo.
A eternidade e a nossa situação neste período chamado tempo não significa nada para o Deus eterno.
Toda a ação do Espírito Santo e da Palavra é para com que vivamos já neste tempo nos valores eternos.

Sua concepção sobre Deus é correta?

1.2 Existe corpo espiritual?
A Bíblia diz que sim, veja o texto abaixo:
1º Coríntios 15.40, 52 e 53
Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres.
...num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.”
Após a ressurreição, Jesus repentinamente apareceu no cenáculo no meio dos discípulos, não era um fantasma, Ele pediu algo para comer, lhe deram peixe e mel, era um espírito em um corpo não restrito pela matéria.
Um dia no toque da última trombeta, todos nós seremos transformados, glorificados e seremos iguais a Cristo, possuiremos um corpo espiritual como o dEle.
Deus Espírito é “pessoa” que comunica
Gênesis 1.2 e 3
A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz.”
A função do Espírito Santo é comunicar Deus para nós, Ele é chamado de Espírito da Verdade e comunica a essência de Deus para o homem.

1.3 Será que Deus tem outras características?
Jesus disse que Deus é Espírito!
João 4.24 e 25
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”
Deus não é mudo, é falante, é fantástico, Ele é o Verbo! Que comunica com nosso coração e fala.
Porque se diz Deus Verbo?
Tudo que está ao nosso redor é produto da Palavra de Deus.
Abraão creu no Deus que vivifica os mortos e chama a existência as coisas que não existem, Ele cria, pela Palavra a condição dEle em nossa vida.
Romanos 4.17
como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.”

1.4 Qual a concepção correta de Deus?
Há três que dão testemunho no céu “o Pai, a Palavra e o Espírito”.
Deus Pai só entra em evidência quando Jesus veio para a terra como filho.
1º João 5.7
Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.”
Deus Pai
Deus Verbo (Deus que fala conosco) tudo o que Ele fala, Ele cria.
Deus Espírito (Deus que comunica)
Três pessoas distintas, mas um só Deus, não são três deuses.
Um só Deus que se desdobra em três (Deus onipotente, Deus que fala, Deus que se comunica) todos em total sintonia e harmonia em todo instante.
Veja só esta analogia para entender melhor:
O ovo é casca, gema e clara, você pode separá-los, mas quando você tem só a clara, não é o ovo, mas clara. Se você tem gema, é gema, não ovo. Se você tem casca, não é ovo, mas casca de ovo.
Da mesma forma é Deus, cada uma pessoa com função específica constituindo o Deus triuno.

Perguntas e Respostas
P1: Jesus falou aos discípulos que Ele e o Pai eram um, mas há momentos que Jesus falou que Ele era uma pessoa e o Pai outra, como é isso?
R1: Em primeiro lugar Jesus está falando em união em termos do Deus Triuno (Santíssima Trindade), Ele e o Pai são um. Em segundo lugar ele fala da distinção de pessoas em termo de função, que são diferentes, no caso, Jesus executa o plano idealizado pelo Deus Triuno. O plano é um só, mas o Filho é a pessoa que executa o plano.

P2: Como pode Deus ser um só se há o Pai o Filho e o Espírito Santo?
R2: São três pessoas com funções distintas, com suas características de trabalho.

1.5 Porque dizemos que são três pessoas em um só Deus?
Deus é Triuno
Deus é a Santíssima Trindade, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo.

1.6 Deus onipotente, onisciente, onipresente
ONIPOTENTE Pode tudo
ONISCIENTE Tem todo o entendimento de tudo
ONIPRESENTE É todo presente em tudo
Deus é em tudo, Deus não é tudo, Deus não é animal, nem criação.
Paulo disse que a criação foi feita para mostrar Deus a nós.
Romanos 1.20
Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;”
O que Deus criou não é Deus, mas produto da Palavra de Deus.

Unidade Eterna
Não existe e nem existirá em momento algum em que uma pessoa da Santíssima Trindade deixe de funcionar independente dos outros.
Há funções específicas, mas sempre em total sintonia e harmonia com as outras pessoas da divindade.
Jesus jamais tomou iniciativa excluindo os demais (Pai e Espírito), O Espírito Santo nunca fez algo excluindo Jesus e o Pai. Todos tem funções específicas, mas atuam em total sintonia, unidos em um propósito eterno.
Perante o DEUS onipotente, onisciente, onipresente todas as coisas estão nuas, patentes e descobertas.
Hebreus 4.13
E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.”
Deus enche todas as coisas, se expande ad infinito, mas não só no tempo, mas se estende por toda a eternidade se revelando mais e mais a nós e nunca descobriremos sua totalidade.

1.7 Deus Verbo, a Palavra criadora em pessoa
Jesus falou e tudo se fez, tudo passou a existir e funcionar.
Deus criou o átomo, as galáxias, A Palavra ordenou e tudo foi criado, desde o menor ecossistema, ou até mesmo o sistema solar, na via láctea, todas as coisas funcionam pela Palavra de Deus.
Quando Deus fala para nós Ele não está apenas exercitando nossa imaginação, por sua Palavra Deus cria a condição DELE em nossas vidas, por sua Palavra Ele faz que funcionemos em termos de Deus.
A Palavra sempre é falada para criar Deus em nós.

1.8 Deus Espírito, a pessoa que comunica a verdade
Ele comunica o coração de Deus para nós, para sermos filhos legítimos de Deus, tal Pai, tal filho.
O tempo mais produtivo de nossa vida é nosso tempo a sós com Deus, é onde damos condições ao Espírito Santo para comunicar a verdade em nosso íntimo.
Deus nos formou para Ele e quer revelar para o mundo o que Ele é o que pode ser em nós.
Deus faz tudo através da Palavra e do Espírito Santo.

L Ú C I F E R (Satanás - Diabo)
É uma pessoa só, Lúcifer é seu nome antes da queda, Satanás é o nome depois da queda, diabo é a função dele.
Diabo (grego – diábolos) aquilo que penetra, que entra no meio como uma broca para separar “aquele que penetra”.
Deus não fez o diabo, Deus criou Lúcifer, o diabo foi feito por ele mesmo.
A descrição de Lúcifer
Ezequiel 28.12 a 19
Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura.
         Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados.
         Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.
         Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti.
         Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.
         Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.
         Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam.
         Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás.
         Veja o texto grifado, se refere a características de Lúcifer, era um querubim ungido da guarda que controlava toda a adoração a Deus, posição exaltada no monte de Deus, lhe foi dado por Deus sabedoria e formosura fora do comum.
          Isaías 14.12 a 15
Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!
         Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;
          subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
         Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.”

1.9 É correto dizer que a sabedoria não garante a integridade?
Não procure a sabedoria no sentido de achar que isso é a perfeição ou a garantia, pois a perfeição da vida em Deus chama-se Fé.
Ezequiel 28.17
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem”
Ele se transformou em satanás para nunca mais voltar ao céu.
No livro de Jó diz que ele apareceu perante Deus junto com outros, mas nunca mais recuperou aquele estado de querubim como no princípio, pois ele foi uma “criatura” feita na eternidade e só tinha uma decisão na sua vida, “decisão eterna”, ele decidiu rebelar-se contra Deus e caiu, para todo o sempre.

Perguntas e Respostas
P1: Satanás era um querubim, a Palavra de Deus diz que Deus não comunga com o pecado, logo ele não morava no céu. Ele morava na terra?
R1: Satanás não morava no céu e sim Lúcifer, tornou-se satanás ao ser lançado do céu.

P2: Sendo Lúcifer, como ele podia ter levado a iniquidade para o céu se Deus não comunga com o pecado?
R2: Deus não cria o pecado em si, Deus deu a todos os seres o livre arbítrio para relacionamento com Deus ou não. No momento em que ele decidiu, por pouco, serei igual a Deus, foi lançado para fora do céu.
        Lembre-se que todos os seres criados possuem livre arbítrio, direito de decisão, Deus não comanda ninguém, todos são totalmente livres, para suas posições e tem responsabilidades por aquilo que fazem.
        No momento que Lúcifer, lá no céu, por causa de sua sabedoria, formosura e tudo que o criador tinha depositado nele, pensou: “Eu sou quase igual a Ele”, isso foi a rebeldia.
        Toda a criação é submissa a Deus, mas não é controlada por Deus.
        O motivo pelo qual Lúcifer agiu daquela forma foi porque a iniquidade estava em seu coração.
        Isaías 14.12 a 15
Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!
        Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;
        subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
       O pecado não entra no céu, o que estava em todos os seres era o direito de se rebelar ou não, aceitar a Deus ou não, submeter-se a Deus ou não, “todo” o ser inclusive Lúcifer.
        Quando foi achado iniquidade nele, ele foi derribado, “o pecado foi punido imediatamente”.
        Todo o ser criado é responsável pelo que fez e faz.
        Pecado é rejeitar o que Deus fez, este é o sentido amplo da palavra.
      Lúcifer foi lançado para a terra, para o jardim, por causa da incredulidade, rejeição, determinação, livre arbítrio, decisão contra Deus, tudo isso foi o que ele fez.
      Outros pecados são resultado de um coração rebelde.
Livre arbítrio é o seu direito de fazer exatamente como quer, isso traz consequências como a que vemos.

       P3: É correto dizer que Lúcifer tendo sido criado como querubim ele jamais será destruído, Deus não volta atrás, É, ERA e SERÁ, ele foi criado na eternidade, como Deus poderia descriar algo eterno?
       R3: Deus criou o inferno para o diabo e seus anjos, satanás como um querubim caído, criado no eterno, vai viver no lago de fogo criado para ele e os seus anjos, para todo o sempre como diz Apocalipse.
         Apocalipse 20.14
       “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.”
          Entenda destruição (ser destruído)
       Saiba que Deus criou Lúcifer, os anjos, o homem, todos para comunhão com Ele.
       No momento que Lúcifer se rebelou contra Deus e foi lançado fora, foi eternamente excluído, ele foi destruído apenas em termos de comunhão com Deus.
      O lago de fogo criado para o diabo e seus anjos esta será a condição eterna daqueles que não estão em comunhão com Deus.
      Hoje no “nosso tempo” para nós humanos, entendemos que destruição é em temos de tempo, vai acabar, ter fim.
      No caso de Lúcifer, destruição significa afastamento eterno de Deus, não tem volta, foi pecado eterno, perdeu pra sempre a comunhão com Deus, mas saiba que o ser espiritual dele continuará existindo eternamente no lago de fogo, em sofrimento.
          Hebreus 2.14
   Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,”
         Jesus veio para destruir aquele que tinha o poder da morte, destruir tudo o que o diabo podia fazer contra nós.
         No caso deles (o diabo e os seus anjos) viverão eternamente no lago de fogo criado para eles, separados de Deus e de nós, para todo o sempre.
Satanás, enquanto Jesus não tinha morrido, ressuscitado e vencido a morte, ele tinha direito de ir a Deus e nos peneirar, como disse Jesus a respeito Pedro, mas depois da morte de Jesus, o diabo não tem nenhum poder sobre nós.
É lógico pensar que Lúcifer como querubim da guarda conhecia todo o procedimento do céu, quando Jesus veio a terra satanás tentou destruí-lo o tempo inteiro, quando Jesus foi crucificado e morto o diabo pensou que não havia trindade, mas o Espírito Santo ressuscitou a Jesus de entre os mortos, foi uma surpresa para o diabo, se ele soubesse ele não teria matado Jesus.
Lúcifer quando rebelou-se a corrupção que operou nele foi tão grande que apesar de ter um conhecimento imenso, ele imediatamente entrou em trevas, e continua em trevas até hoje.
Em termos dos planos de Deus, ele não sabe o futuro, ele sabe que nosso procedimento em Deus vai levar para consequências que perturbarão ele.
Satanás é corrupto de tal forma que não sabe nada, não tem onipotência, onisciência e nem onipresença.
Provérbios 1.7
O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”
Como é isso?
Enquanto Lúcifer manteve o temor do Senhor, ele tinha sabedoria, mas quando caiu, perdeu seu saber, passou a ignorância.
Lúcifer tomou uma decisão eterna, por isso não há condições do perdão de Deus.
Adão tomou uma decisão no tempo, por isso Deus montou um plano em Jesus para que o homem fosse restaurado.
Porque há essa diferença entre Lúcifer e Adão?
Todos os seres criados antes do tempo, anjos, Lúcifer, etc... teriam que tomar decisões eternas.
Adão foi criado no tempo, na terra, suas decisões são no tempo e valem para a eternidade.
Os animais não são eternos, foram criados no período do tempo, suas decisões só valem para este período, eles só tem alma, não tem espírito, quando morrem é o fim.
Deus deu ao homem criado uma condição de tomada de decisões, nesta vida terrena, que vão durar para a eternidade toda.
O Espírito Santo e a Palavra nos incentivam e procuram nos levar a tomar decisões em Deus que durarão toda a eternidade. Nem todos seremos iguais no céu, o que você será no céu, será baseado nas decisões que tomar aqui na terra enquanto viver.
Nós temos o tempo para tomar as decisões, mas Lúcifer tinha a eternidade (decisão eterna).
Nossa decisão temporal vale para a eternidade.

A N J O S
Será que os anjos tem algum valor prático para nós?
Os anjos atuavam no Velho Testamento e foram substituídos no Novo Testamento pelo Espírito Santo, é correto afirmar isso?
É errado pensar dessa forma, pois os anjos atuavam no Novo testamento, Pedro foi liberto da prisão por um anjo, apesar dele estar cheio do Espírito Santo, foi o anjo que o ajudou a ser livre.
O Espírito Santo não dispensa a ação prática dos anjos.
          Hebreus 1.14
       “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?”
          Quem vai herdar a salvação?
          Anjos são enviados para ministrar a todos os homens.
          Anjos (plural), não existe anjo da guarda, são miríades de anjos que cuidam de nós.
        Elias teve a visão de anjos, carros e cavalos de fogo, o anjo do Senhor acampa-se ao redor daquele que o teme e os livra.
          Os anjos tem um valor muito prático em nossa vida, só que não percebemos.
          Não os percebemos os anjos na maioria das vezes, eles não aceitam agradecimento.
          Pedro não sabia que era um anjo, até que ele foi solto da prisão.
          Anjos aparecem em forma de pessoa.

          1.10 Podemos afirmar que todos os anjos permanecem no estado em que foram criados?
          A resposta é não, veja o texto abaixo:
          Judas 6
        “e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;”
         Quando satanás rebelou-se, grande número de anjos rebelaram-se junto com ele, tomaram a decisão de acompanhar a sua rebeldia e são guardados sob cadeias de trevas, nunca serão libertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário