Evangelho Simples 3

O Evangelho Simplificado

 Módulo III - ENTENDIMENTO

O HOMEM ESCRAVIZADO
Considerando a nossa mente, modo de pensar, pois vivemos segundo nosso entendimento, se ele for fora do Espírito, não vivemos na grandeza de Deus, mas na mentira de satanás.
A mentira do diabo levou Eva para o que ela não esperava sua morte e de seu marido.
Toda a vez que nossa mente sofre as influências do maligno, do diabo, da mentira, não nos movemos espiritualmente, perdemos a comunhão com Deus, trazendo consequências desastrosas para todas as áreas de nossas vidas.
Quando Deus nos criou, Ele nos fez livres, mas o homem foi escravizado, perdeu sua liberdade e condição de viver livre em Deus de toda a espécie de obrigação e restrição.
Deus não é obrigado a nada, Ele não se restringe a nada, Ele é tão livre quanto o mundo que Ele criou, quanto o universo criado, tudo está sob controle.
É o controle da verdade do coração de Deus que nos fez para Ele, para gozar do seu amor.

1.1 Como satanás conseguiu escravizar o homem?
Entenda que Deus criou o homem de uma forma muito especial e colocou nele a maior expressão do coração de Deus, não há nada maior que isso.

1.2 Observe como Deus criou o homem
  Tríplice condição do homem
  EspíritoOnde está a glória e da honra de Deus
  Alma Relacionamento intelectual, emocional e sentimental
  Corpo Barro
Deus é três em um, nós também somos, cada parte do homem é distinta e tem sua forma de comportamento.

  Físico
O físico funciona perfeitamente, é feito de pó, dá ao homem condições de relacionar-se com o mundo criado e o homem ao redor dele. Ele é do pó da terra para poder se relacionar com a terra, não o solo , mas toda a influência física do planeta terra.
O homem terreno, não pode ser tirado da terra, é feito para relacionar-se dentro da atmosfera da terra, ele só sobrevive na terra e se ele sair deste ambiente é necessário que seja criado algo artificial para sua sobrevivência, outro ambiente.
Deus nos fez de tal modo a nos ajustar a todas as situações do planeta terra onde vivemos. Podemos sobreviver no frio, no gelo, no calor... o corpo se ajusta as condições do mundo que você vive, ou seja, Deus cuidou de nós a ponto de nos dar ambiência, condições de viver bem em qualquer parte do planeta.
Ele nos ama, por isso nos fez adaptável a terra, “corpo feito de pó” para o relacionamento com o físico, com os outros e com o mundo ao redor.

  Alma
Relacionamento intelectual, emocional e sentimental, é onde temos a maior luta, quando queremos ser espirituais a nosso modo.
Os religiosos querem chegar a Deus conforme o intelecto.
Deus deu ao homem inteligência, mas para que? Para ser religioso? Não!
O que ele deu na sua alma, seu intelecto, sentimento e emoções, toda essa estrutura de sua alma é para seu bem pessoal, para que possa conhecer a si mesmo e assim ser bem com o mundo ao redor, bem em relação ao seu próximo e consigo mesmo.
O intelecto, a alma, só reporta para o que o homem é, pela alma, para se comportar e se relacionar com suas circunstâncias, se ajusta na alma e isso não serve para andar em Deus.

  Espírito
Condição de relacionamento com Deus.
Ele nos criou um ser espiritual, o Espírito é a parte de Deus dentro dele (O Espírito e A Palavra). Esse homem com essas características têm o temor Deus, com isso, nessa condição, podemos compreender tudo o que é Deus.
Lamentavelmente, nosso maior problema é a nossa mente, o modo de pensar.

Podemos pensar em três esferas diferentes:
  EspiritualmenteDe Deus, em Deus e para Deus
  Só para você O seu intelecto voltado só para o seu bem-estar
  FisicamenteSendo influenciado pelo mundo ao seu redor
Note que são vários modos de pensar.
Deus não colocou o homem sozinho na terra, mas o colocou na terra dentro de sua presença, intimamente ligado a Ele.
Na cruz Jesus restaurou nossa condição caída em Adão, agora temos nosso Espírito para o Pai, para o Filho e para o Espírito Santo. (O Espírito e a Palavra em nós o tempo todo).

1.3 O que isso significa em termos de entendimento?
Entendimento
Entendimento é a maneira correta de perceber e pensar as coisas.
Entendimento é o conhecimento de uma verdade que muda nosso comportamento, onde há mudança de comportamento é onde a verdade está produzindo entendimento através do conhecimento, ou seja: prática da verdade conhecida.
Colossenses 3.1 e 2
Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;”
Nós que estamos em Cristo temos que ter todo o pensamento em termos do nosso Espírito, pois nele temos as condições de entender as coisas espiritualmente e não naturalmente.

  Observe a problemática da diferença de pensamento, espiritual e natural:
 Você pode pensar como quiser.
  Pensamentos NaturaisColhem-se frutos e consequências naturais.
  Pensamentos Espirituais Pensamentos de acordo com a verdade do Espírito Santo dentro de você, as consequências, condições e resultados são tão livres e poderosos o quanto Deus é livre e poderoso.
1º Coríntios 2.11
Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio Espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.”
O próprio Espírito do homem sabe as coisas do homem, aqui Espírito é alma, no grego.
A nossa alma é feita para que nós possamos conhecer a nós mesmos, nosso estado e condição.

  Entendimento Natural
O que penso, sinto, desejo, o que pensamos não tem valor algum comparado ao que Deus diz através do Espírito Santo e sua Palavra.
Para sermos ensinados devemos passar tempo ouvindo a Deus, o que Ele diz em nosso Espírito através do Espírito Santo e da Palavra.
Nós podemos ensinar segundo o que o Espírito Santo diz ou segundo o que nossa mente (intelecto) diz, temos essa liberdade.
Quando falamos pelo Espírito Santo, todos concordam, Ele confirma naquele que ouve.
Se ensinamos como pensamos deixamos dúvidas e ficamos com interrogações.
Todo ensino tem que ser baseado em Deus para que haja a compreensão do Espírito dentro de nós.
Muitas vezes ficamos chocados com aquilo que ouvimos, mas precisamos mudar a nossa maneira de pensar.
A cabeça pensa voltado para si, o que é bom para ele mesmo, isso é o entendimento natural. Tudo gira em torno da alma, podemos até mesmo orar em torno de si. (Fariseu e Publicano).

  O Fariseu e o Publicano
Lucas 18.9 a 14
Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:
           Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.
          O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;
jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
         O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
         Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.

  A oração do Fariseu
O fariseu orava de si para si, esta oração foi gerada em torno de si mesmo.
Nosso comportamento em Deus é só para nós?

  A oração do Publicano
O publicano foi justificado, pois confiou na misericórdia de Deus.
Deus te coloca em união com o coração do altíssimo e te justifica na hora, instantaneamente.
Nós não sabemos orar, mas o Espírito Santo sabe.
Romanos 8.26 a 29
Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
          E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
          Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
        Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

1.4 O que o Espírito do homem tem de especial?
Tem muitas coisas especiais, assim como o corpo e alma também são especiais, vejamos:
Alma
  Intelectual
  Sentimental
  Desejos
1º Coríntios 2.11 a 13
Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio Espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
          Ora, nós não temos recebido o Espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
           Disto também falamos, não em Palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
Quando Deus fez Adão, homem espiritual e colocou sua glória e honra nele, ele tinha toda a essência e operação de Deus nele (o Espírito de Deus).
Quando nascemos de novo temos toda a operação e vida de Deus em nós.

O apóstolo Pedro diz:
2º Pedro 1.3 e 4
Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,
          pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”
  Natureza Divina
  Onipotente
  Onisciente
  Onipresente
Todos esses atributos dentro de nós, ele não fez apenas “uma” parte especial dento de nós, Ele pôs “toda” sua vida e natureza em nós.
Paulo disse que recebemos o Espírito, a essência, o coração de Deus, para conhecer o que nos foi dado gratuitamente por ele.
Recebemos entendimento segundo o Espírito, pois não dá pra encaixar o entendimento natural com o espiritual, ou é um ou é outro.
Diariamente nós oscilamos no entendimento espiritual e natural, temos a opção de proceder segundo o Espírito ou segundo o natural, nossa mente, a alma.
Fazer as coisas no natural é desastre total, mas no Espírito é sucesso sempre em nossa vida.
Josué 1.3 a 9
Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 1.3   Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.
           Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.
        Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
          Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
         Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
         Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
        Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
A incumbência de Deus para liderar o povo de Deus é a mesma instrução em Deus para você se liderar em Deus.
Quando nascemos de novo, Deus abriu todo o seu reino para nós, a fim de que possamos viver nEle, está a nossa disposição, ou seja:
Quando Deus fez Adão Ele fez a provisão para Adão, fez a terra, depois Adão para a terra, a provisão sempre vem antes.
Antes de nos fazer a “nova criatura” Ele proveu o evangelho completo para esta “nova criatura” viver nele.
Quando nascemos de novo Ele nos põe dentro da terra do evangelho de Jesus Cristo, com todos os benefícios que ele produz em nossa vida. Já está tudo pronto, tudo feito, levanta e anda nesta terra!
Ao orar em línguas e andar no evangelho Deus mostra onde você põe os pés. Quando você vive de acordo com a Palavra, pisando a terra do evangelho e isso torna-se a sua vida.
Josué 1.5 - Como prometi a Moisés, ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida, não dá para ninguém dizer que esse evangelho não é para se viver, temos que crer, podemos viver na plenitude de Cristo.
Josué 1.6 – Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que sob juramento prometi dar a teus pais.
Somos medrosos, precisamos ser fortes e corajosos.
Josué 1.7 – Tão somente sê forte e corajoso para teres o cuidado de fazeres segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou, dela não te desvies, nem para a direita e nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde queres que andares.
A promessa que se cumpriu em Cristo, podemos andar nela
Josué 1.8 – Não cesses de falar do livro da lei, antes medita nele de dia e de noite, para teres o cuidado de fazeres conforme tudo quanto nele está escrito, então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
Josué 1.9 – Não te mandei eu? Sê forte e corajoso, não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.
O medo é o que o diabo usa para destruir nossa mente, é um ímã que traz toda a espécie de mal para nós.
Jesus disse que estará conosco até a consumação dos séculos, não tenha medo, isso é uma verdade.
O problema é como você vive, segundo o que Deus diz ou segundo você mesmo.
Deus disse que nunca me deixará, nem me desamparará, então se é isso que cremos, é isso que é!
O que Deus diz é a nossa condição, viva nela, abandone o entendimento natural e viva segundo o Espírito.
Vida espiritual é a condição contínua do Espírito do homem com o Espírito de Deus.
Deixe o Senhor transmitir a verdade dEle para você, basta que você se abra para Ele e Ele dá.
Jamais podemos entender as coisas do Espírito de Deus em nossa mente, a Bíblia não pode ser estudada, ela precisa ser vivida, tem que ser praticada como uma receita.
Você poderá estudar uma receita a vida toda, mas ela nunca será um bolo, precisa ser executada.
Quando você abre seu Espírito, Deus vai colocando Ele mesmo lá dentro, isso é entendimento espiritual.

1.5 Na criação o que Deus deu de especial ao homem?
  Como é a natureza de Deus
Josué 1.3 a 9
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Deus não ficou preso a si mesmo, não apontou para dentro de si, mas para fora de si, expandiu-se.
A natureza de Deus é dar, é sempre para fora e não para dentro.
Ele nos ensina a dar a nossa vida pelos irmãos, quem tem a natureza de Deus faz isso, exatamente como Deus faz.
Somente amamos a Deus o tanto quanto amamos nossos semelhantes, essa é a medida, esse é o tanto, em todas as coisas de Deus é assim, relativo, recíproco.
Perdoa as nossas ofensas assim como perdoamos aqueles que nos ofendem.”
Quem controla (retém) o perdão, controla (retém) o perdão de Deus sobre si.
Quem quer muito perdão, perdoe todos, assim você deixa espaço para os outros te perdoarem.
Deus só pode fazer algo para nós a medida que deixamos.
Quer receber muito amor de Deus, ame a todos, o amor de Deus se expande, não é introspectivo, mas expansivo, não é retido, mas expandido.
Amor de Deus através de nós para os outros.
Será que temos a natureza de Deus mesmo?
1° João 3.16
Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.”
Nisso conhecemos o amor de Deus em que amemos os nossos semelhantes.
Deus nos amou de tal maneira que nos deu o melhor que ele tinha para nossa salvação, nos deu Jesus.
Deixe seu coração se expandir em gratidão e adoração a Deus, Ele nos amou tanto, aquele que não conheceu pecado, tomou todo o pecado sobre si, se entregou ao castigo por meu pecado, para que eu não seja castigado nunca.
Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, pois o Espírito de Vida em Cristo Jesus, nos livrou do pecado e da morte, esta é a vida de Deus que Ele nos deu.
Romanos 8.1
Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”

1.6 Como satanás fez para mudar a condição de Adão?
Tirou Adão da liberdade que ele vivia para dominá-lo e escravizá-lo até a morte.
Romanos 1.21
porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.
Tendo conhecimento de Deus não o glorificaram como Deus
Satanás não se relaciona com o Espírito do homem, mas somente sugestiona a mente do homem, intelecto, alma.
Quando pensamos em Deus intelectualmente, nós anulamos a Deus, pois a única maneira de se relacionar com Deus é pelo Espírito e não pela mente.
O religioso tenta pensar em Deus, isso é impossível, Deus é Espírito e não relaciona através da mente mas pelo Espírito.
A oração em línguas é uma expressão do Espírito e não da mente, não é repetição na mente, “vãs repetições”.
Oração em línguas não são vãs repetições, porque as repetições passam pela memória, mas oração no Espírito nada tem a ver com mente, mas com Espírito.

  Expressão do Espírito
1º Coríntios 14.14
Porque, se eu orar em outra língua, o meu Espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
Quando eu oro em outras línguas a mente fica infrutífera, nula, não tem participação nenhuma na oração no Espírito.
Deus trabalha com Espírito, oração em línguas é uma expressão do Espírito. É claro que ouvimos o que falamos, mas não podemos orar em línguas mentalmente, pois a mente nada tem a ver com isso.
Oração em línguas é uma operação espiritual, oramos e falamos em línguas, não pensamos em línguas.

  Vãs repetições
Com relação a percepção das línguas estranhas que falamos, não temos nenhuma condição de entender a sequência das sílabas, pois é produto do Espírito.
Você não repete estupidamente a sequência parecida, mas isso ocorre porque não temos fluência e não oramos muito em línguas.
Quando ouvimos um idioma indígena por exemplo, a linguagem para nós que não compreendemos parece ser sempre o mesmo, da mesma forma acontece quando oramos em línguas é muito parecido, mas é inteligível é uma linguagem.
Você não ora em línguas para o seu projeto de vida, para nossos objetivos, não é assim.
Romanos 8.26
Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.”
O Espírito Santo nos assiste em nossa fraqueza quando oramos em línguas, pois não sabemos orar como convém, o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos, examinando o nosso coração e o coração de Deus com a solução.
Deus orando para Deus a nossa real necessidade, é isso que a oração no Espírito é e faz.
O Espírito Santo é que estabelece o objetivo, nossa necessidade interior, quando Deus responde essa oração, responde no evangelho e assim começamos a entender as coisas.
Pensar em Deus, não é de fato relacionamento com Deus, pois pensar nas coisas do alto não se faz com o intelecto.
Romanos 1.21
porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.”
Os homens não glorificaram a Deus e se tornaram nulos em seus próprios raciocínios.
Quando nos relacionamos com Deus através da mente, o coração fica entenebrecido, escurecido de Deus.

1.7 Como satanás trabalha para manter seu domínio sobre o homem?
2º Pedro 2.19
prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.”
O vencido fica escravo do vencedor, acorrentado pelas circunstâncias.
Satanás aprisiona as pessoas para que não vivam na liberdade que Deus deu em Cristo.

1.8 O que o domínio de satanás faz com o entendimento?
1º Coríntios 2.14
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, e não pode entendê-las.
O que ele aceita?
O homem natural, que vive segundo a alma, vive em suas circunstâncias, quem não aceita as coisas do Espírito se torna prisioneiro das circunstâncias, a maioria das pessoas vivem assim.
As circunstâncias nada tem a ver com fé e nem tem influência sobre a nossa fé.
Nós recebemos muitas circunstâncias adversas, mas não cairemos nelas, quando ela se apresenta, sabemos que ela não é de Deus, pois Ele não nos fez para isso.
Aquele que nasceu de novo não foi regenerado para ser prisioneiro de circunstâncias como o povo do mundo.
Pela fé não devemos aceitar as circunstâncias, somos feitos para ser livres.
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou, permanecei, pois firmes e não vou submetais a jugo de escravidão.
O homem na alma não consegue escapar de suas circunstâncias.

Perguntas e Respostas
P1: Deus criou o homem com sua imagem e semelhança, corpo, alma e Espírito, Adão perdeu sua condição eterna quando pecou, como somos hoje e qual a condição para voltar a Deus?
R1: O homem que nasce da carne, naturalmente, seu Espírito está morto para Deus, no caso da criança pequena que não chega a razão, inocente, quando amadurece e começa a ter um entendimento do bem e do mal, ela está morta para Deus. O homem morto em relação a Deus só tem o raciocínio natural, alma e corpo, é como um animal.
A psicologia comportamental fala que o homem deveria considerar o seu animal, que é o mesmo da alma do animal.
Somos homens feitos por Deus, mas com uma condição dada no novo nascimento, podemos ter um Espírito vivificado em Deus.
O homem religioso procura relacionar se com Deus, mas a mensagem de Jesus, no evangelho, é importa vos nascer de novo.
João 3.7
Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.”
Na regeneração somos totalmente recriados.
2º Coríntios 5.17
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
Nova criatura (criação), nascemos de novo, somos como um carro zero-quilômetro, você mesmo igualzinho, mas agora com Espírito voltado para Deus.
Todo o nosso desejo e expressão a partir do novo nascimento deveria ser para Deus, procurando desenvolver a fé conforme a Palavra de Deus, para que Deus possa se expandir e viver como ele quer em nós.
Para o desenvolvimento espiritual, como alimento para o crescimento, temos o Espírito Santo e a Palavra de Deus.
Somos Espírito alma e corpo, quando nascemos de novo, Deus não anula nossa alma, não tira nosso livre arbítrio.
Temos a condição de viver segundo a alma, naturalmente, segundo o que eu acho, o que eu penso, o que eu sinto, ou posso viver no Espírito, conforme o que Deus diz, em sua Palavra.
Espírito, alma e corpo santificados em tudo.
1º Tessalonicenses 5.23
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Espírito alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis para a vinda de Jesus.

P2: O que é mais essencial, para o relacionamento com Deus?
R2: A vida de Deus é uma vida de fé, o que se tem no meio cristão é muita atividade, pensamento, estudo, conhecimento, mas não tem fé, não inventamos fé, porque a fé é produto exclusivo da Palavra de Deus.
Só a Palavra de Deus produz fé, o que Deus diz é, isso é fé!
Fé não é algo nebuloso que procuramos achar, fé é comportar-se segundo a verdade de Deus, segundo o que Ele diz.
Ex. Apesar das dores, a Palavra de Deus diz que sou sarado, preciso comportar me de acordo com a Palavra.
Nossa vida é o que Deus diz, a Palavra de Deus, pois ela cria a fé necessária para eu viver conforme o que Deus falou.
Nosso livre arbítrio tem que agir conforme a Palavra de Deus. Determine para si mesmo que viverá segundo a Palavra, eu decido isto, tomando essa decisão, pois fé e comportamento.
Livre arbítrio e a Palavra de Deus agem juntos.

P3: Explique pecado, transgressão e iniquidade.
R3: Segundo Êxodo 34.6 e 7, Deus perdoa os três, nenhum deles tem valor algum para nós que nascemos de novo.
          Romanos 5.8 a 11
        Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
          Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
         Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
         e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.”
          Cristo morreu por nós sendo ainda pecadores, mas agora, justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira.
          Quando inimigos fomos reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

  Recebemos a reconciliação
  Pecado – É o fruto da natureza de corrupção.
  TransgressãoÉ o que se faz ultrapassando o limite estabelecido, o limite de Adão era a árvore, ele transgrediu a ordem estabelecida.
  Iniquidade - É tudo aquilo que o homem faz porque não deu lugar ao Espírito Santo.
É necessário entender que Deus perdoa o pecado, a transgressão e a iniquidade, não se preocupe com as diferenças somos perdoados em tudo.

P4: As igrejas frias proibiam a bênção do Espírito Santo e as pentecostais transformam o Espírito Santo em escravo delas, isto gerava confusão, como tratar com Espírito Santo?
R4: Lamentavelmente a cultura evangélica, é toda baseada no pensamento de homens, não podemos convencer ninguém por nossa palavra, precisamos viver o evangelho.
Aquilo que vivo perante eles (caráter) não é combatido se é baseado no evangelho, pois evangelho é viver.
Não podemos negar a vida do Espírito Santo em nós, para que possamos ajudar alguém, devemos viver o evangelho.
Salmos 103.1 a 5
[Salmo de Davi] Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.
          Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.
          Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades;
          quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;
          quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.”
Tudo o que há em mim tem que bem-dizer ao Senhor, todos os órgãos, enfim, devemos instruir a nossa alma para que ela obedeça o que Deus diz em sua Palavra.
Não esqueça de seus benefícios, ele perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades, não temos o direito de ser enfermo.
É ele que da cova redime a tua vida. Covas são ciladas do diabo para que eu caia nelas, Deus nos livrou disso, por seu Espírito e sua Palavra.
Ele te coroa de graça e misericórdia, farta de bens a tua velhice, de modo que a tua mocidade se renova como a águia.
A Palavra de Deus é a base da nossa fé em nome de Jesus.

O HOMEM LIBERTADO
2.1 Porque o homem não pode se livrar do diabo por esforço próprio?
Nada podemos fazer para acabar com as circunstâncias por esforço próprio, não temos condições nos livrar disso desta forma.
Efésios 2.1 a 6
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
          nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
          entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
          Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,
         e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
Estávamos mortos em delitos e pecados. Isso nos fez presos a circunstâncias, apesar de termos noção de Deus e não estar vivo por dentro, ficamos escravos, e nada se resolve, porque alguém morto no espírito não tem condição alguma de fazer nada para mudar sua condição.
Nada muda se a pessoa não nasceu de novo por dentro, pode fazer o que quiser, são tudo obras mortas que não levam a coisa alguma, puro misticismo.
Colossenses 1.21 e 22
E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas,
       agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,”
Éramos inimigos no nosso entendimento por nossas obras malignas.
Nosso entendimento natural é inimizade contra Deus, e nos leva a esforços religiosos que nada resolvem.
Um homem preso em circunstâncias de sua mente, acaba se relacionando com o diabo, pois toda vez que ele fica oprimido por suas circunstâncias, Deus fica fora de ação, Ele não pode se relacionar com nossa mente, Deus é Espírito.
O entendimento natural é o homem preso em si. S
Será que existe alguma circunstância relacionada com você que não tem solução? Pense...
Não há possibilidade de resolver nada no esforço próprio, o que temos que fazer para mudar aquilo é ir para aquele que muda tudo.
Romanos 8.3
Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,”
O que foi impossível para a lei, isso fez Deus, enviando seu filho.
Gálatas 5.1 a 4
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
          Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
          De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.
          De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.”
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou, permaneça firme e não se submeta ao jugo da escravidão, ou seja, em Cristo Jesus (o verbo, a Palavra), nossa condição de vida mudou.
João 1.14
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”
O verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade.
A Palavra criadora em pessoa se fez carne.
A eficácia da morte de Jesus é para todos os momentos de sua vida e pode ser nossa experiência continuamente.
Qual tem sido o resultado disso para nós na prática?

2.2 De que forma Deus promoveu a nossa vida?
Efésios 2.1
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”
Deus em Cristo nos deu vida estando nos mortos nos nossos delitos e pecados.

  O que significa ter vida?
O verbo que é Jesus tomou a nossa forma de homem e se sujeitou a toda circunstância humana, sofreu horrores, veio dentro de nossa circunstância de corrupção, sem ser atingido por ela, com o objetivo de que o que Ele fez possa valer para nós em todos os momentos da nossa vida.
Jesus arrebentou toda a opressão do inimigo, nos deu a possibilidade de dar um passo para fora, para a liberdade de tudo que nos aflige, pois agora o inimigo não tem mais força sobre nós, somos livres.
Na mente do homem satanás diz que você não é livre, mas lembre se que ele é mentiroso.
Gálatas 5.1 a 4
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”
Deus fez Adão livre, mas ele caiu, nós somos livres em Jesus em todos os sentidos: físico, intelectual, emocional e espiritual..
A vida e a morte de Jesus vale para nós em toda e qualquer circunstância, satanás tenta infiltrar coisas em nossa mente.
Sabemos que há pessoas que tem uma vida em Deus, mas se envolvem com pessoas que não compartilham da mesma liberdade, acabam se prendendo emocionalmente, sentimentalmente e em consequência tornam-se prisioneiros e escravizados.
Judas 19 a 21
São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito.
           Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo,
           guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.”
Não somos em sensuais, nós nascemos de novo, oramos no Espírito Santo e nos edificamos sobre a nossa fé santíssima, somos guardados no amor de Deus.
Ele te faz livre em todos os sentidos, fisicamente, emocionalmente e intelectualmente.
O físico não é contaminado com as coisas deste mundo, nosso espírito está pronto livre, não deixamos satanás infiltrar em nossa alma doutrinas erradas que não condizem com a Palavra de Deus.
Temos a condição de viver essa liberdade e para ajudar temos os benefícios da Palavra de Deus e do Espírito Santo em nosso íntimo.
A oração em línguas é benefício para seu corpo, ao orar em línguas Deus estabelece paz em nosso interior, tranquilidade, controle, nosso homem interior se renova de dia em dia, de fé em fé e de glória em glória.
Quando Deus tirou os hebreus do Egito, somente 2 homens herdaram a terra, porque?
Eles eram totalmente diferentes dos demais, pois através das tribulações e tentações por mais de 40 anos no deserto, eles conservaram o seu Espírito em Deus.

  Qual o resultado disso?
Ex. Calebe aos 85 anos disse que sua força era a mesma de quando tinha 45, isso porque o Espírito dele se renovou e o manteve com vigor para batalhar como sempre, em qualquer momento de sua vida.
Oração em línguas é benefício em todas as áreas de nossa vida tanto no Espírito, na Alma e no Corpo.
  A liberdade
O homem que é nascido de novo através de Jesus é tão livre quanto Deus é livre, por causa do que Jesus fez para sempre na obra da cruz.
Você vive livre se quiser.
Entenda que se você manter forte seu Espírito, toda a sua alma, todo seu corpo tem que entrar em harmonia e sintonia com Deus.
Isso é liberdade, quando você entende que é livre de suas influências almáticas, você se recusa a observar suas circunstâncias.
Circunstâncias não tem nenhuma influência sobre a nossa fé, pois a fé não depende das circunstâncias, a fé concorda com a Palavra de Deus.
A Palavra nunca vai mudar, ela está firmada e estabelecida no céu para sempre, é imutável e funciona em qualquer lugar do mundo, basta crer.
Fé é um substantivo, mas crer é uma ação, um comportamento.
A Palavra de libertação em Jesus Cristo é válida para todos os homens, em todos os lugares, em todos os tempos.
Gálatas 5.1 a 4
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”
Para liberdade Cristo nos libertou, permanecei, pois livres.

2.3 Como a vinda de Jesus Cristo mudou a nossa condição de vida?
Romanos 8.1 a 3
Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
          Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus   enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,”
A lei do Espírito da vida em Cristo Jesus nos livra da lei do pecado e da morte, agora há um novo código de vida em Deus para todo o que crê, que o liberta totalmente da lei do pecado e da morte.

2.4 O que isso significa para nós na prática?
Nosso entendimento passa de natural para espiritual.
A lei do Espírito de vida em Cristo Jesus opera em nosso coração, no íntimo, no que eu sou por dentro, anulando a lei de obrigações, de pecado, de morte, condenação, cancelando a operação de satanás em nossa mente.
Em vez de conduzir sua vida através do entendimento natural, você conseguirá fazer todos os seus negócios, toda sua vida, segundo a vida em Cristo Jesus que opera em seu íntimo, que funciona.
Não é mais segundo a mente, mas segundo a operação do Espírito Santo e da Palavra de Deus, no íntimo, e consequentemente isso traz o pai, o filho e o Espírito Santo para a comunhão em nós.
É uma interligação do nosso espírito com o Espírito de Deus, resultado é comunhão de espírito.
Quando isso acontece, toda essência de Deus, a sua verdade de Deus, flui para você e muda sua condição de vida.
O Espírito Santo comunica a essência do coração de Deus pra nós.
A operação de Deus, em sua essência, não opera na pressão das circunstâncias em sua mente, mas quando nos enchemos do Espírito Santo, a nossa mente, nosso intelecto, tem que obedecer a verdade que você recebeu em Cristo Jesus.
Quando você ora em línguas, Deus está confirmando, por seu Espírito que domina seu pensamento, em vez de permanecer preso à adversidade, você é livre pra sair daquilo.

Perguntas e Respostas
P1: Jesus ensinando em Mateus, diz que o primeiro mandamento é amar o Senhor Deus com todo entendimento, toda alma, toda força, isso significa estar cativo ao Espírito?
R1: Você deve estar sempre ligado em Deus, não pode estar dividido, você tem que ser um ser completo, alma e corpo em sintonia com o Espírito.

  Fé e obras
Tiago 2.14 a 25
Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante salvá-lo?
          Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,
          e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
          Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
         Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.
          Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.
          Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?
         Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?
         Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,
          e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.
          Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.
         De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
         Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago nos fala do amor, ele explica o que é a obra da fé, obra de caridade não é obra da fé, obra da fé pode ser caridade.
Não podemos ter amor na alma e no Espírito com o irmão e deixar o corpo fora, tem que haver uma ação condizente com o amor.
Se ele tiver necessidade dê a ele o que necessita.

  Alma e corpo em sintonia com o Espírito
Ame a Deus no Espírito, mas com a alma e o corpo em sintonia

  Obras de fé
Com base no exemplo de acudir às necessidades das pessoas que Tiago ensina, notamos que muito se tem dito por aí que as obras de caridade são fé, mas não são!
Fé é comportamento segundo a Palavra de Deus, isso é uma obra.
Você tem a Palavra e se comporta segundo ela, não segundo o que sente, deseja, acha ou pensa.
Fé não é algo que escapa de nosso entendimento, fé é simples, é produto da Palavra de Deus.
Fé não é caridade.
Fé sem obras é morta por si só.
Para esse entendimento veja os versículos citados acima:
Assim também, do mesmo modo que, a fé se não tiver obras, por si só está morta”.
Assim como você não pode aquecer uma pessoa que sente frio sem dar roupa para ela, da mesma forma a sua fé, tem que ser uma prática, ou seja, obra de fé”.
Tu tens fé, eu tenho obras, mostra me tua fé sem as obras”.
Você tem fé que Jesus morreu por você, e levou tuas enfermidades, estando você doente em uma cama?

  Fé é um comportamento
Mostra me a tua fé sem as obras que eu te mostrarei com as obras a minha fé.
Você crê que Deus é um só? Fazes bem até os demônios creem e tremem, mas eles não tem fé.
Queres pois ficar certo ó homem insensato de que a fé sem obras é inoperante?
Não foi por obras que Abraão o nosso pai foi justificado quando ofereceu sobre o altar o próprio filho Isaque?
A fé operava juntamente com as obras, com efeito pois pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a escritura que diz:
Ora Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado para justiça e foi chamado amigo de Deus.
Verifique que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.
De igual modo não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez parte por outro caminho?
Uma prostituta recebeu os 2 Hebreus em paz, mostrando sua fé e confiança no Deus de Israel para a sua salvação.
Fé é comportamento!

2.5 Como se vive no entendimento espiritual?
2º Coríntios 10.3 a 5
Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.
            Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas
         e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,”
  Todo pensamento cativo a obediência de Cristo, o que significa isto?
Não somente nosso coração tem que ser cheio do Espírito da verdade, do consolador, mas deixar também que Ele controle o nosso modo de pensar, para que a liberdade que Cristo nos libertou domine nosso entendimento.
O que está no coração tem que controlar e dominar o nosso modo de pensar para eliminar toda a influência do diabo.

  O que é obediência de Cristo?
Viver livre acontece quando você leva cativo seu pensamento, sua mente ao que Cristo fez, Ele morreu em nosso lugar.
A obediência de Cristo foi a sua morte para nossa salvação, você só vai viver na prática o entendimento espiritual se o seu pensamento estiver ligado na obediência de Cristo, pois Ele nos libertou de toda a opressão e corrupção de satanás.
  O que é um homem liberto?
Liberto e livre em todas as circunstâncias, em todo momento vivendo na liberdade com que Cristo por sua obediência conquistou na cruz para nossa vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário