Caráter

CARÁTER CRISTÃO – A FORMAÇÃO DO SERVO


O PROCESSO DA CRUZ EM NÓS FAZ
QUEBRAR A CÁPSULA E CAIR A MÁSCARA”
João 3.30
30 Convém que ele cresça e que eu diminua
Filipenses 2.5 a 11
5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
O entendimento do caráter fará com que os defeitos de nosso interior/alma, sejam eliminados para que Cristo de fato apareça. O conhecimento de nosso caráter nos levará a morte de nós mesmos, para que o natural desapareça e o sobrenatural apareça, Cristo nos fará ressurgir, substituirá o nosso caráter pelo DEle.
Para entender o que é caráter é preciso saber:
O que não é caráter
1. Temperamento – Manifestação do externo, forma de comunicação, vem do berço, não há nenhum melhor que o outro, eles se completam. Cada um tem um jeito de ser, agir.
Os temperamentos foram classificados pelo filósofo grego Galeno e são quatro:
- Sanguíneo, (comunicativo) ele começa e não acaba, risonho, superficial, fala o que não deve, mas é o primeiro a sair do barco. Ex: PEDRO
- Melancólico (chorão) é o mais profundo, detalhista. Ex. JEREMIAS
- Fleumático (fica na dele) é observador, prático, fala na hora certa. Ex ABRAÃO.
- Colérico (fechado) é o mais cabeça dura, não é detalhista, generalizado, é o que mais faz besteiras, faz e fala sem pensar. Ex PAULO
Veja a história da casa que pegou fogo com uma criança lá dentro.
O temperamento de JESUS era equilibrado, 25% de cada, equilibrado pelo Espírito SANTO.
No temperamento você é!
Na personalidade você escolhe ser!
2. Personalidade – Papel que você decide exercer na sociedade ou no meio em que vive. (assumir, algo consciente), você escolhe ser assim, é uma posição, postura, é a máscara que você decide usar dependendo do lugar, é assumir um tipo de papel onde você está, você é o que decide ser onde quer ser, ela pode mudar. Ex. O crente que não conta que é crente, é o crente chuchu, toma a forma e o gosto/sabor do lugar onde está, assim é a personalidade.
Todas as pessoas são assim, usam máscaras, aprendem a usá-las, usam também uma proteção para se esconder. Ex: Na medicina existe um protozoário, uma célula, que provoca doenças (giárdia) no intestino, causa diarreia, quando expelida do organismo vai para o chão e lá se encista, se cobre de uma proteína, é uma cápsula. Ele está lá dentro e esta cápsula pode resistir até a fervura, calor do deserto de até 50°, não se desmancha, pode passar por situações difíceis. Lá dentro tem uma vida protegida por esta CAPA! Esta cápsula que o envolve podemos dizer que é a personalidade.
Ao longo da vida criamos mecanismos de defesa em relação as agressões que recebemos do meio em que vivemos. Ex: abandono, aborto, doenças da alma, etc.
Assim criamos esta capa, cápsula, máscara que são formas de nos escondermos de nós mesmos. TEMOS A TENDÊNCIA DE PARECER O QUE NÃO SOMOS!
Personalidade é apresentar-se do jeito que achamos que devemos ser.
Entendendo o CARÁTER chegará um momento em que a CASCA vai quebrar e a MÁSCARA vai cair.
Precisamos nos apresentar nus diante de Deus e das pessoas com quem se relacionamos. Ex: a nudez de Adão e Eva.
A cápsula não é a roupa apropriada para nós!
A máscara é para esconderijo e a cápsula para a proteção.
No processo de crescimento espiritual devemos abrir o coração e deixar sair tudo a respeito de nós, isto é romper a casca, tudo que está lá dentro precisa sair, a máscara cai e vemos quem a pessoa realmente é!
É o processo da Cruz que faz isto, QUEBRA A CASCA E FAZ CAIR A MÁSCARA!
3. Talento – Aptidões naturais para fazer alguma coisa (uns pintam, tocam instrumentos, etc.) é algo que nasce com a pessoa.
4. Dons – capacitação sobrenatural recebida de Deus pela habitação do Espírito Santo em nós e contribui para sermos testemunhas de Cristo e atuar na casa de Deus. (Deus nos dá capacitação/dons sobrenaturais para servi-lo), somente os habitados pelo Espírito Santo.
a. Dons de serviço - São 7, dados para servir na casa de Deus, no Corpo de Cristo.
Romanos 12. 6 à 8
6 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; 7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; 8 ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.
b. Dons de ManifestaçãoSão 9, aqueles que se manifestam em determinadas circunstâncias.
1º Coríntios 12. 1 à 11
1 A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 2 Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. 3 Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. 4 Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. 5 E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. 7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. 8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; 9 a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; 10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. 11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
c. Dons de MinistérioSão 5, os dons de ministério.
Efésios 4.11 e 12
11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
Total de (21) 3 x 7 (3 é o nº de Deus e o 7 é o nº da perfeição na terra)
5. O Fruto do Espírito
Gálatas 5.22 e 23
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
É a transformação em nosso temperamento pelo Espírito Santo, na personalidade e no caráter, fazendo-nos iguais a Cristo.
Gálatas 5.22 e 23 é o resultado final da ação da cruz em cada um de nós.
Deus é amor, você pode ser amor.
O que é Caráter?
É a nossa essência, é o que somos no íntimo, é a soma total daquilo que somos, expressão de todas as influências (boas ou ruins) que recebemos do exterior desde o ventre materno, caráter é a nossa marca.
É o que eu sou mesmo! Contudo podemos nos esconder atrás de uma máscara ou dentro de uma cápsula coberta com uma casca.
O caráter é escondido (está lá dentro) externo é a personalidade (cápsula/máscara) e o temperamento.
1. A personalidade esconde o caráter - Ela é uma máscara, o que eu sou vai aparecer sempre, mais cedo ou mais tarde, pode demorar, mas nosso caráter aparecerá um dia, sempre se manifestará.
A marca do caráter vem desde a vida intrauterina. É formado desde a concepção, de zero à cinco anos de idade, até esta faixa etária se adquire a soma de todas as influências.
Devemos abençoar nossos filhos desde o ventre, pois tudo influencia no caráter do feto. João Batista foi cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe, seu pai e sua mãe eram homem e mulher de Deus, sua mãe ministrava o Espírito Santo desde o ventre materno.
Muitos pais não aceitam que os filhos sejam rebeldes, mentirosos, que usem máscaras, a tendência deles é serem lideres pois seus pais os ministraram desde o ventre, porém não é com todos que acontece desta forma. Alguns foram abandonados, rejeitados, maltratados, espancados, ouve traição, vícios, enfim. Esta soma de influências deforma o caráter, apesar de convertidos ao evangelho estas coisas ainda estão lá, na alma e isso se manifesta através do CARÁTER! De cada um.
Não importa a carga e o caráter que você tem, tudo isso será lançado fora e todo o meu ser será preenchido com a Verdade da Palavra de Deus.
A CRUZ vai atuando em nós, Cruz DÓI, vai moldando….
TUDO NA NOSSA VIDA PASSA PELA CRUZ!
Tudo COMEÇA na cruz, CONTINUA, na cruz e TERMINA >>>>na CRUZ!  
C O M E C E….
A medida que a cruz atua em nós TODO O LIXO será jogado fora, as coisas boas que temos serão exaltadas.
Há uma necessidade permanente de confissão e perdão, sem isso não caminhamos…. Não adianta sofrer a ação da cruz e parar!
Precisamos ser quebrados, moídos, feitos pó!
Lucas 20.18
18 Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.
Cruz DÓI, enfrentar situações que não queremos enfrentar, a carne não gosta disso, mas o lugar dela é a Cruz!
Dons e caráter devem fluir para glorificar a DEUS!
Não basta ter os dons, você tem que ser tratado no caráter!
O lixo precisa e tem que ir embora! O caminho é cruz, deixe que ela atue, deixe quebrar o vaso, deixe cair a máscara!
O Fundamento/base de satanás é o ÓDIO, e se firma em duas colunas que é a MENTIRA e a REBELDIA, suas atitudes são baseadas nestas duas colunas.
Quando ele mente faz algo que é normal para ele, é do seu caráter.
João 8.44
44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
A rebeldia é a essência do que ele é
Veja abaixo os aspectos do caráter de satanás:
 Satanás é rebelde e não conhece autoridade, procure saber o que é autoridade.
A glória cobre JESUS, Ele é LUZ!
As trevas cobrem satanás, nele não há luz!
Podemos vencer o diabo pela Palavra, temos autoridade para isto.
Veja: porque o diabo não desiste, afasta-se, mas volta depois?
Ele volta porque é MOVIDO PELO ÓDIO, não mede consequências por causa do ódio que está nele.
O fundamento da sua ação é o ódio, porém a nossa ação contra ele DEVE SER O AMOR, pois quando amamos nós neutralizamos a ação de satanás!
Por isso toda a vez que a bíblia fala de fé ela fala do AMOR, da fé que atua pelo amor.
Fé sem o amor é um desastre! É terrível!
Jesus sempre esteve cheio de compaixão e amor, quando amamos, estamos cheios de compaixão naquela situação. Desta forma agimos do jeito de Deus e ELE pode fazer o que quer fazer por causa do amor.
Ame em todo o tempo! O amor neutraliza a ação dos demônios, pois o ódio é o que move eles.
Anule a força de satanás pelo amor!
Veja o que Jesus falou sobre o caráter do diabo:
João 8.44
44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Existem várias formas de mentiras, mentir é fazer o que é próprio de satanás, é estar no programa dele, pois ele é rebelde desde o princípio.
Tudo que está oculto, em trevas, escondido faz parte do que é do diabo, é necessário trazer para a luz. Tudo em nossa vida que está escondido pertence ao domínio das trevas.
Confesse! Abra o coração! Deixe a luz entrar!
1° João 1.5 a 7
5 Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma. 6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Quem está nas trevas não tem comunhão!
Vomite todo o lixo, veneno, purifique sua alma confessando.
A LUZ ESTÁ EM JESUS!
Hebreus 1.3
3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
Hb 1.3 Jesus a “expressão exata” do Pai, (quem vê a mim, vê o Pai), temos que ter o caráter de Jesus, que é o caráter de Deus.
Mateus 5.48
48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
Mt 5.48 Sede perfeitos como é o vosso Pai Celeste, “perfeito no caráter”, o mesmo caráter de Deus/Jesus, resplendor de sua glória (refletir, resplandecer a glória de Jesus).
Glorificar o Senhor significa refletir o seu caráter, você reflete o que Ele é.
(O Senhor vê o caráter dele em você e você reflete a sua glória)..

O galardão é proporcional ao que você produz pelo seu caráter, o mais importante é refletir o que Jesus é onde você passar, ser o que Ele é no seu caráter.

Devemos ser o resplendor da glória de Jesus como Ele é a do Pai, onde você vai é Jesus quem irá lá, pois estará o seu caráter em você.
2. Veja esta relação:
Tudo passa pela CRUZ este é o PROCESSO

(INCRÉDULO + CRUZ = CRISTÃO)

(CRISTÃO + CRUZ = DISCÍPULO)

A cruz precisa nos Matar todos os dias, estar crucificado com Ele todos os dias.
A cruz é nós mesmos (tomar nossa cruz a cada dia).
O caráter de Jesus sendo formado em mim a carne abandona o comando do corpo.
(DISCÍPULO + CRUZ = LÍDER)
Na casa de Deus todos os caminhos passam pela cruz.
3. O caráter se manifesta quando?
Ao decidir ser tratado, o Senhor te levará a entrar numa crise!
Para que o caráter do Senhor seja forjado em nós precisamos entrar em crise, decidir passar pela cruz...Querer o caráter de Deus é mergulhar na santidade, despir-se, esvaziar-se, tornar-se servo, caminho de obediência, caminho de cruz sempre...cruz...”.
Filipenses 2.5 a 11
5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Nosso caráter só pode ser tratado pela cruz e isto dói, a carne prefere não ir para a cruz, é necessário que EU diminua e que Ele cresça , que eu morra e que Ele viva. Não mais vivo EU, mas CRISTO vive em mim.
João 3.30
30 Convém que ele cresça e que eu diminua
Para Deus é normal agir na nossa vida, porém nós resistimos. Existem doenças na nossa alma que precisam ser curadas. Deus nos coloca em situação de crise, para que sejamos avaliados o quanto temos do caráter de Deus.
Uma doença, acidente, crise conjugal, profissional são alguns tipos de crises que nos levam a avaliar isto.
Quando estamos curados? É quando dormimos no barco, como Jesus no meio da tempestade, tranquilo, sossegado.
No momento da crise o seu caráter se revelará, quando você não teve tempo de se preparar para reagir a aquela situação, o que você tem de alma será revelado ali, precisamos ser aprovados para receber a coroa.
Quando somos bebês espirituais sua guerra é pequena, mas quando você cresce a sua guerra aumentará, quando a guerra aumenta é sinal que já posso enfrentar gigantes. Calebe enfrentou gigantes Anaquins (85 anos) porque já era maduro.
Estamos aqui para enfrentar gigantes, estamos sendo preparados para isto.
A crise sempre virá, a cada vitória atingiremos patamares maiores e serão enviadas crises maiores, precisamos pisar em satanás agora!.

Dons:
Os dons atrairão a atenção dos homens para você, porém o que você tem de Deus (caráter de Jesus) é que vai atrair a atenção de Deus para você”.
O que chama a atenção de Deus é o caráter de Jesus em você, não os dons.
É necessária a busca dos dons e da edificação do caráter de Jesus juntos, com equilíbrio.
Mateus 22.29
29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
O projeto de Deus em nós é alcançar o que diz em Ef 4.13 “Unidade da fé, perfeita varonilidade….”, cada um tornar-se como Jesus, refletir o seu caráter.
Eu quero! Isto significa permitir a ação da cruz, significa deserto, areia, vento cortante, sede, cobras, sem água, frio e calor de 0º à 50º - noite/dia, no deserto dois milhões de pessoas morreram quando saíram do Egito, lá permaneceram durante 40 anos até morrerem todos, exceto Josué e Calebe, um percurso que duraria apenas dois meses.
Todo “murmurador” morre no deserto, lá é o lugar da sua habitação, quanto tempo queremos ficar no deserto?
Moisés ficou 80 anos no deserto (40 anos sendo preparado, 40 anos conduzindo o povo) Jesus ficou 40 dias no deserto, você escolhe o tempo que você fica lá.
Jesus foi conduzido para lá após ter se definido (querer) por seu ministério, para alcançar a estatura de Cristo não há outro caminho que não seja “deserto”, “Cruz”...
Quando você usa o banheiro isto prova o quanto você tem do caráter de Jesus, a forma que você usa o banheiro fala muito do seu caráter... o deserto é o caminho.
Quando você não caminha no processo de Deus, o resultado é queda, tudo ocorre quando você não deixa o Espírito Santo fazer o que precisa ser feito em você.
Toda queda ocorre por 4 razões:
1. Orgulho - Exaltação de si mesmo, não aceita o processo da cruz e está submetido à ação de espíritos/demônios na sua mente e fará sua alma crescer, ficar cheia de si mesma, é preciso abaixar a alma e elevar o espírito.
2. Dinheiro - grande adversário na vida e formação dos crentes, pessoas que estão enroladas na área do dinheiro, não devemos ir atrás do dinheiro, o dinheiro é que deve vir atrás de nós, a teologia da prosperidade é um câncer do evangelho no Brasil, no seu ministério precisamos saber administrar.
3. Mulher - Pastores sem preparo no caráter, estão à mercê da queda, envolvidos com relacionamentos extraconjugais, precisam de cruz, de morte, ou você toma este caminho “cruz” ou a queda é inevitável.
4. Modismos doutrinário – filosofias “engano e raciocínios falazes...vãs sutilezas...filosofias...”
Colossenses 2.4
4 Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes. 5 Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo. 6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, 7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. 8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;
Cuidado! Tudo o que surgir você deve avaliar, contudo fique na Palavra de Deus, pois ela nunca erra, não perca a atenção quando você ficar encantado com algo que surgir em termos de filosofias e doutrinas.
Três aspectos importantes sobre o caráter:
1. Conceito de autoridade - Seu conceito é bíblico ou não?
Para o crescimento a respeito de Jesus é necessário que se conheça sobre autoridade, seja ela exercida por você ou estando debaixo dela.
Deuteronômio 6.4
4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
Há sempre um Senhor acima de nós, a queda de satanás ocorreu por que ele deixou de reconhecer a autoridade de Deus sobre ele.
Ezequiel 28.1 a 20
1 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o SENHOR Deus: Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares, e não passas de homem e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus— 3 sim, és mais sábio que Daniel, não há segredo algum que se possa esconder de ti; 4 pela tua sabedoria e pelo teu entendimento, alcançaste o teu poder e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros; 5 pela extensão da tua sabedoria no teu comércio, aumentaste as tuas riquezas; e, por causa delas, se eleva o teu coração—, 6 assim diz o SENHOR Deus: Visto que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus, 7 eis que eu trarei sobre ti os mais terríveis estrangeiros dentre as nações, os quais desembainharão a espada contra a formosura da tua sabedoria e mancharão o teu resplendor. 8 Eles te farão descer à cova, e morrerás da morte dos traspassados no coração dos mares. 9 Dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? Pois não passas de homem e não és Deus, no poder do que te traspassa. 10 Da morte de incircuncisos morrerás, por intermédio de estrangeiros, porque eu o falei, diz o SENHOR Deus. 11 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 12 Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. 13 Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. 14 Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. 16 Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. 18 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. 19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás.
Isaías 14.11 a 15
11 Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa; por baixo de ti, uma cama de gusanos, e os vermes são a tua coberta. 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; 14 subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. 15 Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.
Este é o princípio que mantém o EQUILÍBRIO do universo, quando praticamos este princípio, nossa vida é um Cosmos (HARMONIA), quando se quebra este princípio a vida se torna um caos e a queda é certa!
2. Perdão - Perdoar todos os ofensores e oferecer perdão a todos que você ofendeu, zerar o passado, acertá-lo.
3. Motivações - É o aspecto mais profundo a ser tratado no caráter, o engano está aqui, no espírito, precisa ser tratado mais fortemente.
O caráter de Jesus possui 4 elementos básicos (pilares):

Aspectos da SANTIDADE: (Deixar – Descontaminar - Experimentar)
- Deixar: Deixar é só o começo da santificação. Eu bebia, não bebo mais... adulterava, não adultero mais... roubava, não roubo mais... deixar certos pensamentos...deixar de ver certas cousas...Jesus falou do olhar impuro, o grego a palavra olhar tem dois significados: olhar a 1ª vez e olhar a 2ª vez. Quando Jesus falou de olhar para uma mulher... ELE estava falando de olhar a 2ª vez.
- Descontaminar: Processo mais profundo. O livro que mais fala sobre santificação na Bíblia e ensina sobre este tema é o Livro de LEVÍTICOS, leia o capítulo 18.23.
1° Pedro 1.19
18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós.
Sobre ser sem mácula, incontaminado, sem mancha. Em Jesus não havia nenhuma contaminação!
Veja um exemplo da medicina: O vírus causador da gripe, febre só se manifesta pelo enfraquecimento das defesas, ELE JÁ ESTAVA LÁ!
Trazemos em nossa vida muitas marcas de contaminações espirituais causadas, por exemplo, por relações homossexuais, bestiais, com animais. No hinduísmo as meninas vivem maritalmente com animais, isto causa danos terríveis e contaminam a alma da pessoa.
Se em alguma época tivemos ou sofremos algum tipo de contaminações nós precisamos nos limpar disso, pois causam danos em nosso caráter!
A contaminação precisa ser jogada fora pela confissão!
- Experimentar: A santidade é preciso ser experimentada! Uma coisa é saber, a outra é experimentar. Há duas virtudes que precisamos experimentar:
A SANTIDADE e a BONDADE – Provai e vede que o Senhor é bom!
Levíticos 10.1 e 2
1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. 2 Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
Quando ficamos perto de Jesus, Ele nos mostra a sua santidade. Conheça a santidade e a bondade do Senhor. Não basta conhecer no papel, terá informação, precisamos que experimentar.
A santidade DELE gera em nosso coração um temor profundo, nos faz abandonar o pecado. Conhecê-lo, é ser cheio de temor. Algo para ser experimentado, não adianta falar, experimente!
SANTIDADE VERDADE JUSTIÇA BONDADE
como JESUS” esta tem que ser a estrutura da nossa vida, este é o ciclo, baseado no amor e assim o diabo não terá oportunidades na nossa vida.
Glorifico a Deus vivendo uma vida baseada e estruturada no amor, vida santa, verdadeira e justa sendo uma pessoa boa.
O que é ser bom?
BONDADE significa aquele que é como Deus.
Bondade é a parte mais profunda do caráter de JESUS! É a essência daquilo que Ele é!
Não há como definir o que ELE É, provai e vede que o Senhor é bom, PROVE!
Uma pessoa se torna boa quando tem muito de Jesus, sua reação são como as de Jesus, não é nada programado, é natural!
Quanto você acha que tem do caráter de Jesus em percentagem? Avalie!
Deus vai provar você nisto! A prova vem num momento em que não esperamos, aí se manifesta o caráter!
Uma pessoa boa é aquela que tem as mesmas reações de JESUS, você tem tanto Dele que reage da mesma forma. Não precisa ter medo, é só ser bom.
Geralmente os pecados estão ligados geralmente aos órgãos dos sentidos:
Visão (olhos), Olfato (narinas), Tato (mãos), Paladar (língua), Audição (ouvidos);
Se algumas destas áreas estão atingidas pelo pecado busque arrependimento e santidade.
Uma das principais fontes de poluição espiritual é a TV, isto é um lixo espiritual, não perca tempo com isso.
Não devemos ser rebeldes, para efeito de comparação, o pecado de Davi foi perdoado, porém a rebeldia de Saul não foi perdoada, Deus abomina a rebeldia.
Não se pode beliscar o mundo, nem servir a Deus ao mesmo tempo, ou jogamos no seu time ou não, ser salvo não é fácil não.
Policarpo, que foi Pastor em Esmirna, era um expoente do Cristianismo no 2º século, morreu queimado no ano 152 DC, disse:
Aquele que ressuscitou dos mortos nos ressuscitará, caso andemos nos seus caminhos e façamos a sua vontade”.
Os dons atraem a atenção dos homens para nós, porém o caráter de Jesus em nós, atrairá a atenção de Deus….” JESUS QUERO TE ATRAIR…. (ter o Teu caráter).
REBELIÃO
A rebelião de satanás o revestiu do erro, do princípio da rebeldia.
Ele colocou este princípio no mundo, isto está nas famílias, nos governos, nos partidos, nas esposas, filhos, jornais, televisão, o diabo colocou isto muito forte no mundo e somos influenciados por este espírito de rebelião!
A “natureza humana” tem a tendência de não aceitar autoridade! Preferimos viver a nossa vida sem nenhuma autoridade sobre nós.
Satanás personifica a rebelião e este princípio rege o mundo.
Teilhard de Chardin era um educador da França do início do século e suas idéias evolucionistas influenciam quase todas as escolas primárias do Brasil, tais como: não bata na criança, traumatiza….
Nossos filhos recebem estas influências nas escolas, é o diabo, por trás, influenciando nossas crianças a REBELDIA! (Estatuto da criança e do adolescente, não bata…. prisão...)
Nosso sistema está contaminado pela rebeldia!
Em casais com problemas conjugais quase 100% das esposas não são submissas ao marido!
Todo o processo no Brasil é para a REBELDIA! Não para a submissão.
No Brasil o conceito de ser mulher é diferente do que diz a Bíblia.
Nossa sociedade caminha na rebeldia, desfaça esta torre! Entenda o princípio da Palavra!
Muitos pastores, líderes, obreiros, crentes, enfim, erram por não andar debaixo de cobertura e viverem em rebeldia, por isso estão sujeitos a errar!
Filhos não sabem o que é obediência aos pais, honra aos pais, coisas que amarram sua vida espiritual.
Tudo isto tem a mesma base, o princípio da rebeldia, que rege o sistema mundano, babilônico dos nossos dias.
O que deve reger o mundo é o contrário, o PRINCÍPIO DA AUTORIDADE, OBEDIÊNCIA!
O diabo inverteu o princípio de Deus! Ele estabeleceu seu princípio maligno. O mundo jaz no maligno.
O homem quebrou os princípios da Palavra e anda nos princípios do diabo.
Princípio da autoridade na Bíblia:
1. O SENHOR É O ÚNICO SENHOR
Deuteronômio 6.4
4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
No universo existe uma autoridade, Deus é o único Senhor.
Como Deus exerce esta autoridade, este senhorio? Exerce autoridade através de delegação.
Disse Jesus:
Mateus 28.18 a 20
18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Ide… Jesus delegou esta autoridade à Igreja, eis que vos dou poder….
A igreja é a maior autoridade espiritual que existe na terra, ela é quem determina os acontecimentos no mundo espiritual, ela é quem muda as coisas no mundo espiritual.
O reino espiritual domina sobre o reino físico, exerce poder e a igreja é a maior autoridade sobre ele.
Jesus domina sobre os demônios, esta autoridade foi repassada à igreja (delegada), temos toda a autoridade sobre eles, pois a igreja é a autoridade máxima, eu e você como membro dela nos tornarmos grandes em autoridade, apesar disto estamos também debaixo de autoridade, é um equilíbrio.
Não se pode crer em ministérios desvinculados da igreja, é preciso sempre estar debaixo de uma autoridade maior, uma cobertura, caso contrário se corre o risco de viver uma ilegalidade, pois toda a autoridade emana da igreja, estando ligado a ela há um fluxo de Deus para nós, este é o princípio da autoridade.
Só há autoridade quando se está debaixo de autoridade”, senão seria uma utopia.
Uma pessoa fora do princípio da autoridade está sob maldição e poderá ser entregue a satanás.
Deus colocou sobre a igreja autoridades, ministros, apóstolos, evangelistas, profetas, pastores e mestres.
Efésios 4. 11
11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
O ministro tem perante o corpo e o mundo espiritual uma autoridade maior.
Hebreus 13.17
17 Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.
2. OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO
Você deve obedecer e submeter-se as autoridades.
Obedecer: É externo, alguém fala e você faz.
Quando não obedecemos, cada um vai numa direção, como corpo não vamos a nenhum lugar!
Aprenda a obedecer, as pessoas vão começar a se submeter a você, pois obediência gera isso, AUTORIDADE!
Submissão: É interna, é a posição íntima em relação aquilo que a autoridade lhe pediu, ordenou, é uma atitude do coração, interior, do espírito.
Se seu Pastor não é digno de exercer autoridade sobre ti, converse com ele, porém enquanto estiver na mesma igreja, seja submisso e obediente e Deus te honrará em qualquer hipótese. Ex. Jônatas foi obediente e submisso a seu pai (Saul) apesar dos erros e falhas cometidas por ele, ficou com seu pai até a morte.
Deus honra que está sob autoridade sempre.
1º Coríntios 16
16 que também vos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro.
Existem várias autoridades na igreja, devemos nos sujeitar a elas, pois são autoridades sobre nós.
Disse o Senhor a Moises... toma pois Josué homem em quem há Espírito..., põe sobre ele autoridade...”
Números 27.18 a 20
18 Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; 19 apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens. 20 Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.
Constituição de autoridades”
Romanos 13. 1 a 8
1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. 3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, 4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. 5 É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.
6 Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. 7 Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. 8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
Só quem está debaixo de autoridade conquista autoridade
Aprenda a honrar quem Deus colocou sobre você em todos os níveis.
Só é revestido de autoridade quem está debaixo de autoridade
Siga este princípio…. Deus te honrará sempre, isto é difícil, porém é de Deus.
Ligado na terra, ligado no céu….”
Mateus 16.19
19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.
Autoridade exclusiva da igreja….”
Mateus 18.20
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
A igreja precisa exercer esta autoridade sobre a terra, também precisa exercer este poder para corrigir a ética de seus membros.
A autoridade da igreja….”
Mateus 18.15 a 19
15 Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. 16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. 17 E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.19 Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.
Efésios 4.11 a 12
11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
1º Coríntios 7.6
6 E isto vos digo como concessão e não por mandamento.
Concessão, não para mandamento…. Conceder é concessão, significa autoridade especial delegada a alguém por Deus, sobre a terra.
Há níveis de autoridade dos lideres colocados em nossas vidas, a autoridade de Davi era maior do que a de Natã, porém isto não impediu que o profeta colocasse o dedo no rosto do rei com respeito e direção de Deus, o líder não pode ser disciplinado sem testemunha.
1º Timóteo 5.19
19 Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.
Não aceite um líder em pecado, isto precisa ser tratado.
Existem várias autoridades, tais como:
a. Autoridade na família;
b. Autoridade na Igreja;
c. Autoridade nos governos;
d. Autoridade no trabalho, etc
O princípio de autoridade de alguma maneira alcança todas as pessoas - Onde você estiver haverá sempre alguém sobre você
É bom ficar por cima, mas há algo melhor que mandar, é submeter-se a autoridade!
Cadeia de autoridade, Ex:
No lar: marido > esposa > filho mais velho> etc….
Nas instituições religiosas: Pastor > presbitério > membros > etc….
No governo: presidente > ministros > secretários > etc….
Juízes são autoridades constituídas por Deus sobre nós, precisamos estar sempre debaixo de autoridade, pois isto é um princípio eterno de DEUS.
Em todo o lugar haverá uma autoridade. No avião, no ônibus, enfim, em todo o lugar!
SUBMETA-SE AS AUTORIDADES, isto é de DEUS!
Quando estamos hospedados em alguma casa, o anfitrião é a autoridade sobre a nossa vida naquele lugar! Preciso me submeter aquela autoridade.
Dê um passo a mais naquela casa…. Lave as vasilhas, a louça, zere aquela pia, limpe aquele banheiro!
Onde você passa MOSTRE A SUA MARCA, a marca do SEU CARÁTER, a MARCA DE SERVO!
Nascemos para ser servos, servir a todos!
JESUS É SEU SALVADOR?
JESUS É SEU SENHOR?
Se ELE é meu Senhor, tudo o que Ele fala eu faço!
Se Ele é meu Senhor eu sou servo. Como servo eu O obedeço.
Ele pode ser o salvador sem ser meu Senhor?
Se Ele não for Senhor também não é salvador?
Há alguma resposta para estas perguntas?
Para não perder a salvação eu prefiro que Ele seja MEU SENHOR!
Devo andar debaixo de autoridade, não posso difamar as autoridades!
Posso não concordar, mas não difamar, devo me submeter! Nisto provo que JESUS é meu Senhor!
Toda a pessoa tem traços de rebeldia em seu caráter, isto é uma doença do espírito…
Traços de rebeldia depõem contra a autoridade e precisa ser curado.
2º Tessalonicenses 3.14 e 15
14 Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado. 15 Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.
Não se associe com quem não presta obediência, advirta-o como irmão.
NÃO SEJA REBELDE”.
É bom demais ter alguém, um Pastor que cuide de nós, obedeça-o, ame-o, seja submisso, ele é a autoridade principal que Deus colocou sobre a sua vida.
A ligação com o Pastor é uma aliança que deve se tornar mais forte, tudo passa pelo seu Pastor, fazer algo sem estar debaixo de cobertura é fria….
Sair debaixo da autoridade de seu Pastor não é de Deus.
Dt 28 “As bênçãos da obediência e as maldições da desobediência”.
A condição de exaltação por Deus é a OBEDIÊNCIA
A obediência é a mãe da autoridade”
O livro de Deuteronômio capítulo 28 fala das consequências da desobediência.
LEIA ESTE TEXTO sempre que a rebeldia aproximar-se.
O desobediente não tem temor de DEUS!
Imponha obediência para seus filhos!
Se não conhecemos autoridade teremos dificuldades de caminhar como pessoas.
Quebrar o princípio de autoridade é quebrar um princípio eterno!
Seja onde eu estiver preciso ter uma autoridade sobre mim.
Há várias maneiras para poder fazer isto, caso contrário é o princípio da rebeldia, da independência, da rebeldia que está em ação.
Saiba que há um só SENHOR!
Veja novamente….
Princípio da autoridade em diversas classes:
Na igreja, família, no trabalho, no governo, nosso papel é obedecer sempre.
Na família a hierarquia é: Deus, Jesus, Esposo, Esposa, Filhos…
Foi estabelecido dessa forma, Deus quis assim, o esposo é o LÍDER, a esposa deve a SUBMISSÃO e o filho a OBEDIÊNCIA, são autoridades muito fortes em tudo.
A benção da submissão traz o céu para casa.
No governo Rm 13 “Sujeição às autoridades”, elas foram por Deus constituídas, pois trazem harmonia na sociedade, autoridade constituída é para o nosso bem. É um risco difamar autoridade, isto é coisa grave.
Quando posso não obedecer uma autoridade?
At 4.19 “Somente para a pregação do evangelho”.
Atos 4.19
19 Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus;
Quando uma lei do governo ferir um princípio bíblico, você deverá ficar do lado do princípio ensinado na Bíblia.
No trabalho: Cl 3.22 “Servos obedecei em tudo a vossos Senhores, como ao Senhor” independente de ser ele bom ou ruim.
Colossenses 3.22 a 25
22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.
Não seja conivente com o engano e a mentira, desonrando princípios bíblicos.
Confira em Is 14 e Ez 28 a história de satanás citada anteriormente.
ELE NÃO CONHECIA A AUTORIDADE!
REBELDIA: Ez 28.2 – 11 Descreve a autoridade do Rei de Tiro (satanás)
Mundo espiritual da cidade de Tiro
- Rei - É a autoridade da cidade (Tiro) pode ser um prefeito
- Tiro - É a cidade
- SATANÁS - A “autoridade” espiritual sobre Tiro
- A IGREJA - Está acima da “autoridade” espiritual de Tiro
Quando você se levanta contra autoridade é porque quer ficar no lugar dela, o resultado é queda.
Isaías 14.11 a 15
11 Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa; por baixo de ti, uma cama de gusanos, e os vermes são a tua coberta. 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!13 Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;14 subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.15 Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.
Satanás se levantou contra uma autoridade, estava tentando criar outra autoridade
AUTORIDADE - (constituída por Deus)
AUTORIDADE - (levantada em rebeldia, está sob domínio de satanás)
Se alguém se rebelar, entra debaixo da autoridade de satanás, pois não se pode servir a dois senhores, satisfará um e entristecerá o outro.
Nossos líderes exercem autoridade delegada por Deus.
PRECISAMOS DESCOBRIR QUAIS ÁREAS EM NOSSA VIDA QUE ESTÃO REBELADAS CONTRA AUTORIDADES, isto é um espírito maligno que infestou a sociedade mundial.
Quando alguém se levanta contra autoridade é porque quer se tornar independente.
Quando Eva comeu o fruto proibido ela queria tornar-se independente da autoridade.
A dependência é melhor, é bíblica
A independência é uma rebeldia
Nr 16.12 à 30 “A rebelião de Core” Não subiremos….
Números 16.12 a 35
12 Mandou Moisés chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; porém eles disseram: Não subiremos; 13 porventura, é coisa de somenos que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para fazer-nos morrer neste deserto, senão que também queres fazer-te príncipe sobre nós?14 Nem tampouco nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campo e vinhas em herança; pensas que lançarás pó aos olhos destes homens? Pois não subiremos.15 Então, Moisés irou-se muito e disse ao SENHOR: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento levei deles e a nenhum deles fiz mal.16 Disse mais Moisés a Corá: Tu e todo o teu grupo, ponde-vos perante o SENHOR, tu, e eles, e Arão, amanhã.17 Tomai cada um o seu incensário e neles ponde incenso; trazei-o, cada um o seu, perante o SENHOR, duzentos e cinqüenta incensários; também tu e Arão, cada qual o seu.18 Tomaram, pois, cada qual o seu incensário, neles puseram fogo, sobre eles deitaram incenso e se puseram perante a porta da tenda da congregação com Moisés e Arão.19 Corá fez ajuntar contra eles todo o povo à porta da tenda da congregação; então, a glória do SENHOR apareceu a toda a congregação.20 Disse o SENHOR a Moisés e a Arão:
21 Apartai-vos do meio desta congregação, e os consumirei num momento.22 Mas eles se prostraram sobre o seu rosto e disseram: Ó Deus, Autor e Conservador de toda a vida, acaso, por pecar um só homem, indignar-te-ás contra toda esta congregação?23 Respondeu o SENHOR a Moisés:24 Fala a toda esta congregação, dizendo: Levantai-vos do redor da habitação de Corá, Datã e Abirão.25 Então, se levantou Moisés e foi a Datã e a Abirão; e após ele foram os anciãos de Israel.26 E disse à congregação: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens perversos e não toqueis nada do que é seu, para que não sejais arrebatados em todos os seus pecados.27 Levantaram-se, pois, do redor da habitação de Corá, Datã e Abirão; e Datã e Abirão saíram e se puseram à porta da sua tenda, juntamente com suas mulheres, seus filhos e suas crianças.28 Então, disse Moisés: Nisto conhecereis que o SENHOR me enviou a realizar todas estas obras, que não procedem de mim mesmo:29 se morrerem estes como todos os homens morrem e se forem visitados por qualquer castigo como se dá com todos os homens, então, não sou enviado do SENHOR.30 Mas, se o SENHOR criar alguma coisa inaudita, e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu, e vivos descerem ao abismo, então, conhecereis que estes homens desprezaram o SENHOR.31 E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra debaixo deles se fendeu,32 abriu a sua boca e os tragou com as suas casas, como também todos os homens que pertenciam a Corá e todos os seus bens.33 Eles e todos os que lhes pertenciam desceram vivos ao abismo; a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação.34 Todo o Israel que estava ao redor deles fugiu do seu grito, porque diziam: Não suceda que a terra nos trague a nós também.35 Procedente do SENHOR saiu fogo e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.
Todos morreram ali mesmo, desceram ao abismo 250 homens com suas famílias, mesmo assim murmuraram contra autoridade e morreram mais 14.700 pessoas por causa da praga.
Autoridade se conquista por obediência
O espírito de rebeldia paira sobre a terra (é um espírito de satanás)
Lúcifer não era satanás, tornou-se assim por causa da rebeldia.
Toda ação de rebeldia glorifica a satanás
Toda obediência glorifica a Deus
Quando conhecemos o princípio da autoridade, nos tornamos servo, isto não é simples, pois a alma grita decida-se a respeito.
SEJA SERVO
Mateus 20.25 a 28
25 Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. 26 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 27 e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; 28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
A maior autoridade do universo é Jesus, Ele conquistou esta autoridade através da obediência. “Ele veio para servir e não ser servido”…. se você quer ser grande, torne-se servo, sirva com ele.
Queremos dominar e exercer autoridade, por isso é preciso servir, esta posição é contrário ao que vivemos, pois queremos ser servidos em vez de servir, haja de uma forma diferente, sirva! Ser servo é viver ao contrário do que todos vivem.
QUEM SERVE SERVE, QUEM NÃO SERVE NÃO SERVE!
Como se serve? Servindo, se aprende algo fazendo, nossa tendência é mandar.
O melhor caminho para a libertação do mando, do domínio é servir, seja liberto, sirva!
Exerço autoridade à medida que começo a servir
Você tem contribuído com as tarefas da casa? Varrer, lavar vasilhas, banheiro…. quando você usa o vaso sanitário, quando você sai de lá como ele fica? Pior ou melhor do que quando você entrou lá? Ao usar lave tudo, deixe perfumado, aprenda a lição de servir. Não precisa ninguém ficar sabendo o que você está fazendo, Jesus está vendo.
Seja servo, tome a atitude de servo.
1º Coríntios 4.9
9 Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.
Fomos chamados para isto, a expressão grega usada por Paulo para “servo” é upêdêtê.
Os remadores dos navios romanos remavam no primeiro porão, que era a proa, mas também havia os remadores do último porão que eram os upêdêtês, escravos que deviam remar até a morte, sem direito nem de fazer suas necessidades físicas, eles remavam... remavam... remavam... até morrer e ser substituído por outro escravo que também remaria até morrer. Quem fosse para o último porão sabia que iria remar até morrer. NÓS SOMOS ESSES!
Quando o vento cessava as velas eram abaixadas o navio não parava porque porque os upêdêtê não paravam de remar, estavam remando e morrendo….
Veja o texto abaixo, de autoria do Pr. José Rodrigues, presidente da MCM,Missão Cristã Mundial:
REMADORES DO ÚLTIMO PORÃO
Os textos originais da Bíblia não utilizavam a palavra “servo” quando se referiam àquelas pessoas subjugadas ao esquema escravocrata. Ao invés disso, emprega-se de fato a palavra: escravo. A língua grega apresenta pelo menos três variantes da palavra escravo. Uma delas é a palavra upêdêtê.
Os “upêdêtês” faziam parte de uma classe de escravos condenados à morte pelo Império Romano. A sentença desses condenados era de que deveriam remar até a morte. Até que esse sofrível destino se cumprisse, eles deveriam viver acorrentados nos últimos porões das embarcações romanas, empilhados em caixas e faziam ali mesmo todas as necessidades fisiológicas. A única fuga era a morte. À medida que se descia as apertadas escadas daqueles portões, maior se tornavam o calor, as trevas e o mau cheiro que vinham do último porão. Ali podia-se ver um dos mais deploráveis quadros de escravidão humana, um cenário simplesmente miserável e desumano.
Em I Coríntios 4:9 Paulo diz: “Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens”. Interessante observar que a palavra utilizada para empregar o termo “último lugar” é exatamente a palavra upêdêtê, “escravo do último porão”.
Parece um tanto contraditório comparar a vida cristã a um bando de condenados acorrentados no fundo de um navio malcheiroso. E para ser sincero, também resisti durante algum tempo para aceitar tal idéia como verdadeira. Paulo, como cidadão romano, conhecia muito bem quem eram e como viviam aqueles escravos, e por isso, não cometeria nenhum tipo de engano ao usar a palavra upêdêtê para dizer que somos escravos de Cristo.
Um obreiro aprovado está pronto para ser colocado em último lugar. Pronto para ser esquecido e para momentos de humilhação. Em tempos difíceis, tempos em que a maioria decide murmurar e criticar, esse obreiro silenciosamente desce as escadarias que levam ao último porão.
Você já ouviu alguma vez alguém condoído, choramingar:
-“Ah! Ninguém se lembrou de mim! No final da conferência, o pastor subiu ao púlpito carregando uma lista com mais de 20 nomes. Você acredita que ele citou o nome de todo o mundo, mas não citou o meu? É muita ingratidão depois de tudo que eu fiz”!
Manifestações desse tipo revelam o anseio por reconhecimento e evidenciam o despreparo ministerial de quem as faz. Um verdadeiro escravo não espera recompensa por seus serviços. Seu trabalho é feito em silêncio e não visa autopromoção. Esse é um trabalho que ecoará na eternidade: “um trabalho fabricado no escuro do derradeiro portão, onde não há sons de elogios e nem aplausos de multidões.
Lamentavelmente temos presenciado um tempo de estrelismo no cristianismo moderno. Julgamos possuir a teologia mais refinada de todos os tempos, nossos seminários são os mais respeitados; no entanto, é estranho que diante de uma bagagem tão ampla não tenhamos aprendido quase nada a respeito da importante lei do “crescer para baixo”, lei vivida e lecionada por João Batista.
É certo que ele nunca frequentou uma sinagoga que, pelo menos, refletisse um pouco da estrutura que temos hoje. Contudo, ao olharmos para a vida desse homem rude, eu descubro que poucos de nós possuímos a teologia que ele aprendeu no deserto: “importa que eu diminua e Ele cresça”, João 3:30. A glória de Cristo em mim deve, de alguma forma, continuar me empurrando para algum canto escuro do palco, enquanto o círculo de luz acompanha centralmente a Pessoa de Cristo no cenário.
Que Deus abençoe os “remadores” que têm sido erguidos ao longo dos séculos em Sua Igreja.
“Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória”. Salmo 115:1
Nós não estamos dispostos a morrer, esquecer nosso nome, aqui não é nosso lugar, ninguém sabe que você está remando, ninguém precisa saber, o serviço de servo não aparece, servo não tem nome, servo rema, só isto!
O servo sabe que o Senhor é fiel, Ele está vendo o seu coração, este é o espírito de um servo, que Deus possa nos transformar nesta imagem.
Todas as coisas que trouxemos do mundo, coisas que não são de Deus, atitudes incorretas precisam ser banidas do nosso procedimento normal e que a Palavra venha preencher tudo: Vida, sentimento, coração.
Palavra tem que fazer parte da nossa vida e fluir nela. Este é o processo da cruz!
Precisamos ministrar nosso caráter para nos transformar na imagem DELE, é o propósito da cruz.
Quem quer ser grande, seja servo de todos Jesus foi assim.
O Espírito de servir é o Espírito do Senhor.
A OBEDIÊNCIA E A DESOBEDIÊNCIA (elas podem ser implícitas ou explícitas)
Implícita: Dentro do coração, interna
Explícita: Fora do coração, externa
A obediência que agrada a Deus necessita ser implícita
O homem é mau, a cruz precisa agir, necessitamos ser tratados, quebrar a rebeldia, a independência de nossa carne, não somos melhores que Adão.
O desejo de independência é experimentar o fruto proibido (desobediência) “é delicioso”, comido às escondidas é melhor.
A OBEDIÊNCIA estabelece o reino de Deus
A DESOBEDIÊNCIA estabelece o reino de satanás
ESPÍRITO DE SERVO estabelece o reino de Deus
ESPÍRITO DE REBELDIA estabelece o reino de satanás
É fácil conhecer o rebelde, este espírito está escondido.
Quando se percebe que alguém não está curado da rebeldia?
O que acontece quando seu líder falha?
Nesse momento se manifesta a rebeldia, quando a autoridade falha, o CORAÇÃO SE REVELA!
O que aconteceu com Cão quando Noé encheu a cara? Sua atitude foi: vem ver nosso pai está nu!
O Pai falhou e o coração do rebelde se expôs, no fundo ele se alegrou.
Há um contentamento íntimo no coração do rebelde
Noé bebeu, houve um contentamento íntimo em seu filho, uma manifestação no seu interior.
O filho de Davi Amnon cometeu um incesto após ter visto seu pai pecar, se rebelou, isto é um pecado, um erro não justifica outro.
DESCUBRA ONDE ESTE ESPÍRITO DE REBELDIA AGE EM VOCÊ E MATE-O
O princípio da rebeldia é a morte, quem é rebelde está morto.
Nadabe e Abiu trouxeram fogo estranho perante o Senhor, pairava sobre eles um espírito de independência, rebeldia, apesar de serem sacerdotes, não tinham direito de fazer o que fizeram”.
Levíticos 10.1 e 2
1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara.2 Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
Uns falam eu sirvo a Deus! Como se serve a Deus sem estar debaixo da autoridade que o Senhor estabeleceu sobre você? ISTO GERA MORTE!
Só o Espírito Santo pode revelar as áreas da nossa vida que precisam ser curadas da rebeldia.
Toda obediência nos leva à Canaã, terra prometida, porém a desobediência nos mata no deserto.
O povo murmurou e continuou no deserto, enquanto murmuramos permanecemos no deserto,
O povo estava sendo conduzido para uma Terra que mana leite e mel”.
Leite fala do melhor da terra, mel fala do melhor de Deus, o Senhor nos leva para lá pela obediência.
Êxodo 13.18
18 Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho; e, arregimentados, subiram os filhos de Israel do Egito.
Quando não obedecemos rodeamos no deserto, Êxodo capítulos 15, 16 e 17, o povo contendeu com Moisés (o líder) por água, toda a congregação murmurou. Cabe ao líder fornecer água (palavra) para o povo.
O rebelde morre no deserto, fica nele, dá voltas, não chega em Canaã.
A manifestação da rebeldia é sempre com o líder o qual tem a figura da autoridade, o rebelde fala sempre daquele que está acima dele. (Vamos para Canaã pela obediência ou rodear o deserto por desobediência?).
O caminho mais curto para o deserto é a desobediência.
A obediência não é ao homem e sim à autoridade
OBEDIÊNCIA À AUTORIDADE
Cabe-nos a obediência, ser servo, obedecer aquele que esta investido na função cargo ou autoridade em algo.
1º Pe 2.18 “Submissão não ao homem e sim à autoridade constituída, com todo o temor”.
1º Pedro 2.18 e 19
18 Servos, sede submissos, com todo o temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso; 19 porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus.
Submissão a um patrão perverso. Submissão é algo de coração à autoridade (no íntimo).
Fazemos parte de uma cadeia de autoridade sempre.
Veja o exemplo do Arcanjo Miguel que disse a satanás “o Senhor te repreenda”.
Judas 9
9 Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!
Jd 9 “Não infamou satanás” porque era uma autoridade superior a Ele, um querubim ungido (no passado eterno ligado à Glória de Deus), acima de Serafim (ligado à Santidade de Deus), de Arcanjo e de Anjo.
Satanás ainda tem acesso ao Trono de Deus como Querubim, pois nos acusa de dia e de noite.
A Igreja é uma autoridade suprema acima de todos, apenas abaixo de Jesus.
1º Jo 3.22 “Autoridade é outorgada a quem obedece” ao fazer o que Deus manda sua autoridade cresce e suas orações são respondidas.
1º João 3.22
22 e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.
Só quem obedece é digno de receber algum tipo de autoridade
O desejo de Deus é que sejamos a imagem de Cristo, que o seu caráter seja implantado em nós.
O princípio da autoridade está sendo diluído em nossa época, está acabando na sociedade, 2º Tm “Espírito que domina esta sociedade”.
2º Timóteo 3.1 a 10
1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.6 Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,7 que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade.8 E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé;9 eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.10 Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,
Somos o sal para esta sociedade praticando o contrário a ela, através da obediência.
A obediência leva à cruz, você vai morrer pra que Ele (Jesus) viva.
Mt 26.39 “Getsemani” não como queremos, porém como Tu queres, a vontade do Pai, consequência: morte….cruz….
Mateus 26.39
39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
Toda vez que obedecemos, morremos aos poucos até morrer tudo….
Paulo disse, já não sou eu quem vivo, Cristo vive em mim….
Deus só usa os mortos, Ele só ressuscita os mortos….
O projeto de Deus é que vivamos uma vida de ressurreição, porém é preciso morrer primeiro.
Para morrer não dê comida para a carne, tire o alimento da carne até ela enfraquecer e o espírito se fortalecer, somente um morto pode ressuscitar.
O processo da Cruz é do centro para a periferia, do espírito para o corpo
E = Espírito (o homem é um espírito)
A = Alma (possui uma alma)
C = Corpo (habita num corpo)
Corpo: relacionamento com o mundo exterior, físico, através dos cinco sentidos. Visão (olhos), Olfato (narinas), Tato (mãos), Paladar (língua), Audição (ouvidos).
Alma: Relacionamento com você mesmo, mente, emoção e vontade.
Espírito: Relacionamento com Deus: Consciência, comunhão e intuição.
Uma pessoa sem Jesus o espírito está morto, porém quando se converte o Espírito Santo vem no nosso espírito e o vivifica (revestimento), é uma transformação a partir do espírito, que parte do centro para a periferia.
A primeira transformação é na vontade (aspecto mais forte da alma) recebe o Espírito Santo e pela palavra há uma transformação, a alma guiava o corpo pela vontade.
No começo o espírito não tem domínio sobre o corpo, gradativamente a palavra vai ganhando terreno e o espírito vai crescendo e o controle vem, agindo primeiramente na vontade e acaba dominando todo o corpo.
Este é o processo da cruz, do espírito para o corpo, aí o seu corpo é guiado pelo Espírito Santo, sua vontade não é mais própria, você só quer fazer a vontade do Espírito, este é o resultado da ação da cruz em nós.
A gastrite é uma doença da alma provocada pela ansiedade, a pessoa cheia do Espírito é curada na alma e no corpo automaticamente.
Submeta-se `a vontade de Deus e das autoridades e você será curado
Doenças da alma:
1. Autoexaltação: Quem não gosta de ser exaltado? A alma gosta disto, precisa ser curada, isto não é para homens e mulheres de Deus.
2. Vontade de cumprir nossos desejos: A alma é cheia de justiça própria (mente/emoção/vontade), a mente é extremamente inteligente ela justifica sempre suas atitudes, não se justifique, quando você justifica uma atitude, você entra na carne.
3. Amor próprio: A alma poupa o corpo, o protege, 1º Cor 9.27 “Esmurro meu corpo e o reduzo à escravidão”, o corpo precisa obedecer, não deixe a alma poupar o corpo, ele precisa morrer a cada dia.
1º Cor 9.27
27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
4. Indulgente consigo mesma: Autoestima exagerada.
A autoridade da mulher: Ver o capítulo 11 da epístola de Paulo aos Coríntios.
Coríntios 11.1 a 16
3 Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo. 4 Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.5 Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.6 Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.7 Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem.8 Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem.9 Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem.10 Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade.11 No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher.12 Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus.13 Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?14 Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido?15 E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha.16 Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
O princípio de Deus é que ela é auxiliadora a altura do ministério não é inferior ao homem.
O homem é incompleto sem a mulher, a mulher é o complemento do homem, da mesma maneira que Cristo não está completo sem a igreja.
No Éden o homem e a mulher tinham o governo, com a queda a mulher perdeu este governo, mas com o passar do tempo a autoridade de governo foi restabelecida. Ex: Romanos 16 Júnias, apóstola da igreja primitiva, entre outras mulheres que foram destacadas na Bíblia. Hoje o ministério das mulheres está cada vez mais forte.
Romanos 16.7
7 Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.
As prostitutas cultuais, mulheres que rapavam a cabeça em Corinto, no templo se prostituíam, Paulo se refere neste texto do capítulo 11 da epístola aos Coríntios a essas mulheres.
A desobediência de Saul e a rejeição: 1º Samuel 15
1º Samuel 15.1 ao 29
1 Disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; atenta, pois, agora, às palavras do SENHOR.2 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito.3 Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.4 Saul convocou o povo e os contou em Telaim: duzentos mil homens de pé e dez mil homens de Judá.
5 Chegando, pois, Saul à cidade de Amaleque, pôs emboscadas no vale.6 E disse aos queneus: Ide-vos, retirai-vos e saí do meio dos amalequitas, para que eu vos não destrua juntamente com eles, porque usastes de misericórdia para com todos os filhos de Israel, quando subiram do Egito. Assim, os queneus se retiraram do meio dos amalequitas.7 Então, feriu Saul os amalequitas, desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.8 Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu a fio de espada.9 E Saul e o povo pouparam Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram.10 Então, veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo:11 Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR.12 Madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã; e anunciou-se àquele: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si um monumento; e, dando volta, passou e desceu a Gilgal.13 Veio, pois, Samuel a Saul, e este lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; executei as palavras do SENHOR.14 Então, disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos e o mugido de bois que ouço?15 Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao SENHOR, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente.16 Então, disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o SENHOR me disse esta noite. Respondeu-lhe Saul: Fala.17 Prosseguiu Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel, e não te ungiu o SENHOR rei sobre ele?18 Enviou-te o SENHOR a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até exterminá-los.19 Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do SENHOR?20 Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do SENHOR e segui o caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente;21 mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal.
22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.24 Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz.25 Agora, pois, te rogo, perdoa-me o meu pecado e volta comigo, para que adore o SENHOR.26 Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel.27 Virando-se Samuel para se ir, Saul o segurou pela orla do manto, e este se rasgou.28 Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu.29 Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa.
O que é o que não é obediência?
Aqui quem falava era o profeta Samuel, porém a Palavra era do SENHOR.
Disse Samuel: atenta para a palavra do Senhor, o rei Saul era uma autoridade, recebeu uma ordem séria, era um juízo de Deus.
Saul governou por 40 anos cerca de 210.000 homens.
Ele não conhecia o princípio de autoridade, era o primeiro que deveria conhecê-lo.
Conhecer ou não conhecer o princípio de autoridade?
Saul era estrategista, um guerreiro, conquistou grandes vitórias.
Qual era a ordem de Deus? “tudo” Saul, porém, poupou o Rei, tomou Agague “vivo”, a Palavra do Senhor tinha que ser cumprida, mas ele poupou o rei dos Amalequitas.
Selecionou o melhor do despojo, destruiu o que era vil, mas o melhor de tudo ele tomou.
Ele obedeceu de certa forma, destruiu os Amalequitas, mas fez do seu jeito, não do jeito de Deus, decidiu como obedecer!
EVA NO JARDIM tinha uma palavra dada por Deus com respeito a árvore do meio do jardim.
O diabo trabalha no coração duma pessoa que tem um coração errado!
O erro de Eva Gn 3.1
Gênesis 3.1
1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
O diabo disse “não comerás de toda a árvore do jardim?”
Ele sempre coloca em dúvida a Palavra de Deus no nosso coração. Ele usa isto com aquele que tem um coração errado e traços de rebeldia no caráter. Ele nos conhece!
Eva acrescentou algo ao que Deus tinha dito.
O coração de quem é rebelde acrescenta ou retira algo da ordem que recebeu.
Completa a ordem ou tira algo dela, seleciona o que quer obedecer.
Eva acrescentou, Saul retirou. Este é o espírito do rebelde.
O diabo disse “você não vai morrer” colocou a Palavra de Deus em cheque novamente, confundiu a cabeça de Eva.
- É certo que você não vai morrer….
- Esse negócio não é bem assim….
- Vamos interpretar direito….
- Essa linha não é correta….
- Vamos examinar melhor….
A Bíblia se interpreta por si só, o diabo confronta a Bíblia diretamente.
“SEREIS COMO DEUS” O diabo sempre quis ser igual a Deus, esse foi o pecado dele na eternidade passada. Ele usou essa argumentação com Jesus, quis que Jesus homem se tornasse como Deus na tentação no deserto. Satanás estava tentando levar Eva a ser Deus. Ele sempre faz do mesmo jeito, este é o pecado dele.
A nova era ensina que os homens serão deuses, esta ideia nasceu no Hinduísmo e na Maçonaria. É uma ideia antiga, desde a eternidade passada, satanás é o pai disso.
Deus pôs uma barreira entre o natural e o espiritual, o outro lado. As raízes do espiritismo estão aí, ver o outro lado e quando isto acontece não precisamos mais da fé.
A fé é a certeza do que não vejo, satanás bloqueou o princípio das fé no coração de Eva, ela queria conhecer! EVA TINHA UM CORAÇÃO ERRADO!
Muitos estão fazendo a obra de Deus através de coisas que se veem, porém ela só pode ser feita por fé.
Vendo ela….VENDO, coração errado, esse negócio é bom. 1ºJoão 2.16 OLHOS, concupiscência dos olhos, estava nela.
Tudo começa quando vemos...Davi caiu quando viu…“Agradável”
Concupiscência da carne, desejável para dar entendimento, soberba da vida, por haver um coração errado!
O olho vê a carne quer experimentar. A soberba da vida é o desejo de realização, fama, isso é carne, é rebeldia e parte de um coração errado!
Temos duas atitudes para tomar:
- Atitude de rebeldia. (Ato que glorifica a satanás)
- Atitude de servo. (Ato que glorifica a Deus)
Escolha o que você vai fazer, a quem glorificar!
A atitude de quem tem um coração rebelde o leva para baixo, para a queda, se torna discípulo de satanás e desce da mesma forma que ele está descendo: Ele desceu de diante do trono, desceu para o segundo céu, vai cair para a terra, abismo e, por fim, lago de fogo.
O rebelde vai de mau a pior, mas o servo de bem a melhor.
Não basta ter conhecimento. É preciso conhecer a autoridade! Conhecer este princípio no coração.
TUDO ISTO COMEÇA QUANDO DIGO EU QUERO!
Decida ser servo, alimente-se da árvore da vida (OBEDECER).
Não se alimente da árvore do conhecimento do bem e do mau, isto é questionamento, querer saber tudo antes de obedecer, interpretar tudo, fazer do seu jeito, fruto de um coração errado e rebelde!
Quando você obedece você implanta o reino de Deus
Quando você não obedece você implanta o reino de satanás
Obediência parte de um coração submisso (obediência implícita), pois a obediência pode se explicita (você só obedece se não você perde).
Nossos filhos precisam conhecer a autoridade. Ensine autoridade, eduque através da Palavra de Deus não através da TV, é uma tragédia!
Os psicólogos não conhecem autoridade, caminham no princípio da rebeldia que rege o mundo.
Nadabe e Abiú em Lv 10 trouxeram fogo estranho “o que o senhor não ordenara” parecia e3star tudo bem, mas tentaram servir a Deus do seu jeito, ao lado da autoridade que Deus tinha constituído (sacerdote) estavam fazendo a coisa certa, mas com o CORAÇÃO ERRADO, INDEPENDENTE.
Levíticos 10.1 e 2
1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara.2 Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
Com relação a Corá, Datã e Abirão, Deus fez uma separação entre o que é Santo e profano, imundo e limpo, separou a mistura entre a autoridade, servo e rebelde. Precisamos entender esta diferença para não morrer e ser inútil para deus.
Números 16.1 a 3
1 Corá, filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben.2 Levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, eleitos por ela, varões de renome,3 e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do SENHOR?
O princípio da rebeldia é o princípio da morte, ela é contagiosa e sempre encontra um coração aberto para se juntar. Satanás contagiou um terço dos anjos no céu.
O rebelde quebra a unidade do rebanho, ame o rebelde, mas não aceite o seu erro!
Jesus nos ensinou isto, amou a todos, inclusive o traidor, lavou seus pés. O amor muda as pessoas.
Uma pessoa para ser bem-sucedida precisa ser tratada no caráter nas áreas de autoridade, confissão, perdão e motivações.
O arcanjo Miguel não emitiu juízo contra satanás que era autoridade maior que ele, pois os dons e a vocação são irrevogáveis, satanás era maior que ele.
Cada vez que julgamos nossa vida espiritual cai, o Espírito Santo se afasta, se entristece, se apaga….
Autoridade é autoridade! Temos que obedecer, não basta obedecer parcialmente, não dá para interpretar como obedecer, não recicle uma ordem, cumpra-a integralmente. Foi isto que Saul fez.
Uma pessoa se torna inútil na obra de Deus quando cria para si seu próprio ministério, querem trabalhar do seu jeito, querem ser independentes, alguém que decidiu ser independente!
O povo de Saul foi contaminado, não praticava a autoridade, a rebeldia foi contagiosa, com isso o Senhor disse a Samuel: ARREPENDO-ME, ENVERGONHO-ME, CHATEIO-ME, AGONIO-ME…. por causa de Saul, Deus tomou uma posição, Saul não obedeceu suas Palavras.
Apesar de Saul ter feito uma guerra, arriscar-se matar milhares, mas não foi o que Deus disse. (Deixou de me seguir, não executou minhas Palavras) Foi um ato de REBELDIA!
DEUS NÃO AGE FORA DO PRINCÍPIO DE AUTORIDADE
Deus ia fazer algo forte! Samuel clamou a noite inteira ao Senhor, intercedeu por aquela situação.
1° Passo de que tem um espírito rebelde: FAZER DO SEU JEITO
2° Passo de que tem um espírito rebelde: FAZER UM MONUMENTO
Em 1° Sm 15 Saul levantou para si um monumento do que ele tinha feito, Deus não divide sua glória!
Toda obra que se faz corre esse risco, é um perigo, a obra cresce, crescemos junto, temos a tendência de querer ficar maior ainda!
QUEM TEM CORAÇÃO REBELDE FAZ MONUMENTOS
A intenção é que outros vejam de longe. (MOTIVAÇÃO é a última área que Deus trata conosco).
Em 1º Samuel 15.13 Saul mentiu, não sabia que estava agindo fora da autoridade, a rebeldia cega a pessoa, os rebeldes ficam no deserto ano após ano, até morrerem todos! O rebelde acha que faz a vontade de Deus.
HAVIA NO CORAÇÃO UM ESPÍRITO ERRADO! Por isso cresceu e não obedeceu, isto é REBELDIA.
Quem compreender o princípio de autoridade romperá!
Disse Saul a Samuel: Executei as palavras do Senhor!
1º Samuel 15.15… “de Amaleque os trouxeram, o povo trouxe sacrifícios ao Senhor teu Deus...” deu explicações. Quem não conhece autoridade dá explicações!
Toda a pessoa que não está curada em seu íntimo na questão da rebeldia sempre tem excelentes desculpas, justificativas, é craque em justificar.
Saul disse: nós trouxemos algumas ovelhas, mas é para sacrificar ao Senhor, era uma excelente justificativa!
O rebelde cujo espírito do servo não entrou nele, justifica muito o que faz ou não faz…. dá explicações excelentes!
Quanto mais ela for capaz de se explicar, mais rebelde ela é!
Cada pessoa tem traços de rebeldia no seu coração. Satanás de alguma forma planta isso nas pessoas, é um espírito dele. Precisamos banir isto de nosso interior.
Observe as desculpas e explicações que você faz ou vai fazer.
JUSTIFICAR É ARGUMENTAR O QUE VOCÊ NÃO DEVERIA TER COMETIDO, DEUS É QUEM NOS JUSTIFICA, NÃO JUSTIFIQUE!
1º Samuel 15.16 – Fala Samuel, pode falar…. Saul não percebia a gravidade da situação.
O rebelde não percebe o seu problema, não sabe disso, é algo natural, é difícil descobrir isto.
Ou nós descobrimos este princípio rebelde em nossa vida e assumimos o princípio de ser servo ou continuaremos a marcar passo! Precisamos nos despir da rebeldia em nossa vida!
É fácil dizer que trazemos ovelhas para sacrificar aos Senhor, e uma justificativa válida, mas eu estou sendo rebelde!
OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR!
Ele perdeu o reino porque deixou de sacrificar alguma ovelha e deixou o rei preso.
Nós gostamos de sacrificar, mas não temos a disposição de obedecer quem quer que seja! Jesus desenvolveu seu ministério como servo, tirou as sandálias.
1º Samuel 15.17, quando Saul foi escolhido se considerava o menor.
Samuel conhecia o princípio de autoridade, Saul não.
Quem fez alguma obra eterna na Bíblia? Foram aqueles que conheciam o princípio da autoridade. Davi fez, Samuel fez e Deus quer que façamos uma obra eterna que dure para a eternidade, mas isso só acontece quando aceitamos esse princípio em nossa vida.
Samuel começou uma escola de profetas, Davi aprendeu com Samuel.
Precisamos de avaliação de procedimentos por aqueles que são nossos liderados para olhar e ver onde estamos falhando, questionar sua atuação como líder. Isto é um aspecto de autoridade.
O líder quanto mais alto ele sobe, e quanto mais tempo ficar lá em cima menos será seu senso de autocrítica.
É preciso ter senso de autoavaliação – sou submisso?
1º Samuel 15.16 – fala - autoavaliação “zero”
1º Samuel 15.18 – exterminá-los
1º Samuel 15.16 – mau aos olhos do Senhor
Despojo, líderes toleram muitas situações na Igreja por causa do despojo, a falta de tratamento com pessoas que trazem isto para a igreja faz cair o padrão de santidade da mesma.
1º Samuel 15.20 (dei ouvidos e segui o caminho...) Saul continuou a argumentar, tentando se justificar, não erra! Ele nunca erra! não confessou que pecou!
QUEM NÃO CONHECE AUTORIDADE RESISTE! Continua amassar barro e tijolo, está no Egito!
1º Samuel 15.22, é mais fácil sacrificar do que obedecer.
ASSUMA O PRINCÍPIO DA OBEDIÊNCIA
Quando Obedecemos, nossa autoridade cresce, mas quando desobedeço minha autoridade diminui, cai.
Quando sirvo minha autoridade cresce. O caminho para chegar no coração das pessoas é ser servo delas.
Quando eu sirvo uma pessoa eu me torno autoridade sobre aquela pessoa.
Quando sou servo eu conquisto as pessoas, Jesus me conquistou assim.
A posição de autoridade é conquistada servindo a todos.
Obedecer depende de compreender um princípio eterno!
1º Samuel 15.23 A rebelião é igual ao pecado de feitiçaria e a obstinação, permanecer na rebelião é como a idolatria! É o culto aos ídolos do ar, perdeu o senso de autocrítica.
1º Cor 2.14 e 15 - O homem natural e homem espiritual.
1º Cor 3.2 - Ainda sois carnais.
1 Coríntios 2.14 e 15
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.
1 Coríntios 3.1 e 2
1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
Homem natural – Não convertido, sem a mente de Cristo, sem o Espírito Santo, não conhece Deus.
Homem espiritual – Guiado pelo Espírito Santo.
Gálatas 6 diz para não cumprir as concupiscências da carne
Homem carnal – é crente, nasceu de novo, é guiado pela alma, possui o Espirito Santo, mas age na carne.
O CRENTE CARNAL é guiado pela alma e pelos sentidos
A = Alma (mente, emoções e vontade)
Suas ações e reações são carnais, conhece a Deus mas não submete a vontade de Deus.
Age por vontade e mente, por sentidos:
VISÃO, age pelo que vê, a Bíblia diz para que vivamos não pelo que vemos, mas pelo que cremos.
OLFATO, TATO, PALADAR, AUDIÇÃO.
Numa crise, situações inesperadas, cai a máscara, a carne aparece….
DEUS QUER NOS LEVAR DE CARNAL A ESPIRITUAL ATRAVÉS DAS CRISES.
AVALIE O QUANTO VOCÊ É CARNAL OU ESPIRITUAL
Amalequitas – Figura da Carne
Os amalequitas foram os primeiros inimigos do povo de Deus no deserto. Eles atacaram Israel pelas costas, pela parte mais fraca.
É a carne o inimigo maior do homem, o povo foi o principal inimigo dele mesmo.
Amaleque precisa ser morto na cruz, o lugar da carne é a cruz! Precisa morrer todo dia.
No livro de Ester a Bíblia fala de um inimigo do Povo de Deus que era Hamã, que era descendente de Agague (Nome do Rei, que quer dizer furioso, rude, que queima, que guerreia, altura).
A fúria de Agague (carne) é tanta que ele mata!
FÚRIA: É tanta que mata!
A carne tem estágios:
Primeira indignação - Não fique indiguinado
Salmos 37. 1
1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.
Segundo irritação - Não fique irritado
Salmos 37. 7
7 Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
Terceiro ira - - Não fique irado
Salmos 37. 8
8 Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.
Deixa a ira, abandona o furor, (furiosa) pronto para matar, inteiramente no domínio da carne, a carne está reinando.
RUDE – É Grosseria pura!
QUEIMA – É como gasolina, pega fogo
ALTURA – A carne gosta de ficar lá em cima
GUERRA – A carne gosta de atacar ou defender
PERDÃO
Conceito Mt 6.14 Se perdoares…. o pai perdoará... se não perdoares o Senhor não perdoará…
Mateus 6.14
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;
Na vida espiritual sempre tem um se….
Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar...
Se perdoar... sereis perdoados, a salvação diz se creres.
O perdão não é simples e fácil, mas quando perdoo sou perdoado.
QUEM PERDOA SOFRE SEMPRE UMA PERDA!
Por isso não é fácil, para perdoar perdemos... ninguém quer perder, sempre queremos ganhar, é uma mente sempre para ganhar.
É difícil perdoar, o perdão não implica em esquecer, Deus esquece, mas perdão implica em não cobrar a dívida! Cl 2.13 diz que Jesus cancelou todo o escrito de dívida que era contra nós, cravando na Cruz, a DÍVIDA FOI CANCELADA!
Colossenses 2.13 a 15
13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
Perdão é uma mudança de atitude em relação as ofensas, é esquecer, é aceitar, é cancelar o débito, quitar a dívida, mesmo se lembrar da ofensa.
Quem perdoa perde, é difícil perdoar, ninguém gosta de perdoar.
O que custou esta dívida alguém pagou com a vida, perdeu... o Pai perdeu o filho e o filho perdeu a vida, sempre alguém vai perder!
Quem perdoa cancela a dívida, quem perdoa sempre tem uma perda!
Apocalipse 2.5
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Lembra de onde caíste... no texto que há quatro elementos relativos ao perdão:
1. LEMBRAR-SE... daquilo... que fez você cair, é muito sério, lembra aquele dia em que você matou... estuprou... roubou... mentiu... lembra? Use sua memória está tudo registrado lá, isto não é para a salvação é sobre pecado, lembrar-se de onde pecou, para que você possa arrepender-se.
2. ARREPENDER-SE... a Bíblia fala mais de 200x para nós lembrarmos de algo do passado , preciso fazer do meu passado uma lição para o meu futuro, aprender com meus erros, minhas quedas, não tropeces duas vezes na mesma pedra, tire ela do seu caminho.
Arrependimento é mudança de atitude, não basta sentir remorso, ficar sentido, a Bíblia diz que você tem que fazer isto, já é salvo, mas acerte, busque o perdão e ofereça perdão.
3. VOLTAR... o perdão eu TENHO QUE BUSCAR! Sem ele ficamos com uma carga sobre nós, arrependa-se, volte atrás, resolva seu passado! Se não o senhor virá e terá uma conversa conosco, removerá o candeeiro... vou cobrar de você está dívida!
O Espírito santo nos avisa em primeiro lugar: volta, começa de novo, zera aquela situação, não fique perdendo tempo!
4. REMOVER O CANDEEIRO... fonte de luz, o Espírito Santo, isto é sério. Existem pessoas que Deus já removeu o candeeiro, andam sem discernimento, sem vida de Deus, vivem só no entendimento natural, porque não resolveram seu passado, resolva ele urgente!
Quando você caminha para resolver seu passado vem uma graça de especial de Deus e todas as portas são abertas, pois o propósito Dele é nos abençoar, não nos condenar.
Quem nos ofendeu eu preciso é PERDOAR.
A quem ofendemos nós buscamos o PERDÃO.
De forma ativa precisamos resolver estas situações.
A ofensa geralmente é bilateral, os dois lados ofendem e são ofendidos...
A ofensa é difícil perdoar, pois envolve perdas!
Deus para nos perdoar, perdeu, Ele perdeu muito “Jesus Cristo”.
Perdão não é uma atitude simples. O perdão não exige a mudança do ofensor, É ACEITAR A PESSOA COMO ELA É! Não impõe condições ao ofensor, o perdão é incondicional, não exige nada em troca.
No sermão do monte Jesus disse que se não perdoar o ofensor não será perdoado.
Se eu não perdoar eu não serei perdoado, se você não experimentar isto, não perdoará.
Perdão restaura o relacionamento, é o caminho da volta.
Experimentar o perdão de Deus é algo para experimentar.
O perdão procede de um coração cheio de amor.
Mt 18.21 o perdão é 70x7, veja a parábola do credor incompassivo:
Mateus 18.21
21 Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.23 Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos.24 E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.25 Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga.26 Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei.27 E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves.29 Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei.30 Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.31 Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera.32 Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste;33 não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?34 E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida.35 Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.
Ao pecar peça perdão, ele é para ser buscado quando você é o ofensor. Se meu irmão o pecar contra mim...
Oferecer e buscar o perdão sara a ferida da alma, pois se não for sarada logo, pode virar uma raiz de amargura.
Não deixe para amanhã, trate logo! Mesmo que o ofendido seja uma criança.
Aprenda a pedir perdão para aqueles que estão debaixo de você, acerte todas as situações “imediatamente”.
Situações não resolvidas, falta de perdão, quebra de comunicações deixam a alma amargurada!
Não fique machucado, ferido, acerte logo... não fique na carne, SE OFENDER ALGUÉM, NÃO ADIANTA CONFESSAR A DEUS, SOMENTE COM O OFENDIDO!
Falta de perdão gera uma alma doente, alma contagiosa, pois a alma assim é amargurada e tem problemas com relação ao perdão.
Pessoa doente é uma pessoa amarga!
PERDÃO É CURA DE RELACIONAMENTOS! Quem está amargurado e não perdoa tem dificuldade de estabelecer relacionamentos.
Jesus tinha 12 discípulos que eram seus amigos, porém tinha um relacionamento mais forte, mais profundo, com três deles.
Sem relacionamentos com perdão, os mesmos serão superficiais.
Confesse tudo para ter uma alma curada. Por isso é necessário conhecer o que Deus fez por você.
Observe na parábola do credor incompassivo e veja na questão do perdão a relação entre dívidas e perdas.
Um devia 10.000 talentos, o outro 100 denários
1 denário = um dia de trabalho braçal R$ 50,00
1 talento = 6.000 denários
1 talento = R$ 300.000,00 (50,00x6.000)
10.000 talentos x R$ 300.000,00 = R$ 3.000.000.000,00 (três bilhões)
Isso é uma DÍVIDA IMPAGÁVEL!
100 denários x R$ 50,00 = 5.000,00 (cinco mil)
Isso é uma DÍVIDA PAGÁVEL!
“ O que alguém deve para mim é pagável! ”
“ A a minha dívida era impagável! ”
Temos duas opções:
Ou perdoo, ou cobro a dívida!
Ou perdoo, ou me vingo! É o que as pessoas fazem!
Quem não perdoa vinga! Até mesmo com a língua mata! Tem pessoas se vingando, matando com a língua que é uma forma de vingança, é comum entre nós, ou perdoamos ou cobramos esta dívida!
Tem pessoas se vingando, matando com a língua que é uma forma de vingança, é comum entre nós, ou perdoamos ou cobramos esta dívida!
Nos vingamos até de nossos pais, tios, amigos, parentes, somos maus, de natureza má, se puder vingamos, se puder matamos, não somos bonzinhos, se puder fazemos o pior.
Descubra quem você está vingando, quem te ofendeu e perdoe!
LEMBRA-TE E PERDOA!
Acerte seu passado, fale com o Espírito Santo, Ele te ajudará para isto, trará a memória, dará graça para acertar tudo e liberar o rio da unção de Deus sobre você!
Quando ofender alguém, é necessário o perdão! O pecado se purifica pela confissão.
Cl 2.15 Jesus pagou todo o pecado.
Colossenses 2.13 a 15
13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
O relacionamento com as pessoas deve ser baseado no perdão.
Devemos confessar todos os pecados do passado! Resolver todas as situações do passado, quitá-las, confessá-las, zerar o passado!
A purificação vem pelo acerto do passado, pela confissão.
O Espírito santo nos fará lembrar o que precisamos resolver, Ele sondará o coração em relação ao passado.
Se necessário conforme o caso fazê-lo com duas ou três testemunhas e assim sucessivamente conforme a Bíblia determina.
Um passado comprometido faz com que a pessoa negligencie e confunda o natural com o espiritual fazendo baixar a guarda, sem discernimento espiritual.
Acertar o passado - 1º Cor 11.27 Comer o pão e beber o cálice indignamente é réu. Posição de condenação. A vingança mata, toda atitude de vingança leva a morte, morte espiritual. O réu pode ser condenado a morte.
1º Coríntios 11.27 e 28
27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;
Pilatos tinha poder de matar a Jesus, e matou, mas foi poder dado do céu. A vingança é de Deus.
A vingança é de muitas maneiras, precisamos discernir o corpo quer dizer que você está no corpo, mas você está doente, enfermidade espiritual, na alma, porque não perdoou. Pessoas com língua comprida tem problemas na área de perdão. É comer e beber juízo para si, doente no corpo, contamina o corpo., fracos, e doentes, que dormem, sem acertar seu passado, sem buscar perdão daqueles que precisa de perdão ou oferecer perdão.
Não saia por aí fazendo de qualquer maneira, procure seu pastor e quem quer que seja que precise de acerto de alguma situação.
Busque discernimento do Espírito, Ele dará a direção, faça na sabedoria de Deus, porém faça.
Ao tomar a ceia, saiba o que ela significa, porque senão a semente de queda permanecerá no corpo e a igreja ficará amarrada, a igreja não cresce.
Seja livre para voar, águia voa acima da tempestade.
É importantíssimo resolver os problemas com perdão:
1º Jo 1 Foi escrito para não sermos enganados, pois há vários tipos de engano e não pode entrar em nossa vida.
1º João1.1 a 10
1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida2 ( e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada ),3 o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.4 Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.5 Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Livre-se do engano
Há confusão entre salvação e galardão
1º Jo 1.5 diz que Deus é luz e não há Nele trevas nenhuma.
Há duas maneiras de caminhar: Na luz ou nas trevas.
O que está escondido está nas trevas, Deus é luz.
Se mantemos comunhão com Ele e andamos nas trevas somos mentirosos. O que está escondido pertence a satanás, ele gosta das trevas, é se ambiente normal, o que escondo é do diabo e impede que eu tenha comunhão com Deus.
Com coisas escondidas no passado não há como ter comunhão com Deus.
Nos enganamos, por causa das trevas, mas se andar na luz o sangue de Jesus nos purifica do pecado, é só assim, a carne gosta das trevas. Carne é carne!
Quando você vem para luz, tudo aparece, o sangue nos purifica quando trazemos nossa vida para a luz.
É muito difícil fazer isto, muitas pessoas vivem na mentira, e nela não há comunhão com Deus.
Há crentes moribundos, não conseguem fazer amizades profundas e verdadeiras. Precisamos ter no mínimo doze amigos, três deles chegados e um muito chegado para que possamos abrir o coração.
Quem não anda na luz não consegue fazer amizades profundas, pessoas que tem problema com o passado, problemas de perdão.
SÓ HÁ COMUNHÃO COM OS QUE ANDAM NA LUZ
Estes são aqueles que trouxeram sua vida para luz. Traga sua vida, seu passado para a luz e o perdão virá.
É maravilhoso experimentar o perdão, deixar cair a máscara e quebrar aquela casca.
1º Jo 1.8 Se disser que não temos pecado (pecado que não veio para a luz, não confessado), enganamos a nós mesmos.
João está falando que todos temos algo que não veio a luz, que não fizemos confissão.
Abra o coração, traga tudo para luz, pois enquanto não fizemos isto fica um peso em nossas costas, traga para a luz e o sangue de Jesus purificará.
O sangue só atua na luz, (este procedimento não é para a salvação) é vida com Deus, acerte, não é fácil, porém é o caminho.
A cura e purificação de toda injustiça é somente após o perdão e confissão, porque o efeito daquele pecado fica atuando em nossa alma.
Confessar para Jesus é muito fácil, eu nunca vi Ele, preciso de confissão com aqueles que foram prejudicados pelo meu engano e pecado.
Nm 32 diz “Sabei que o vosso pecado vos há de achar” um dia nosso pecado vai nos encontrar, nos perseguirá até achar, uma dívida não paga o juros corre... quanto mais demorar para pagar, pior fica.
Números 32.23
23 Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR; e sabei que o vosso pecado vos há de achar.
Não descuide de suas dívidas, pague rápido, confesse o pecado rápido, pois quanto mais demorar, mais a alma ficará contaminada com ele, aí vem as doenças físicas de muitas maneiras.
Ficam na carne, doentes, agem na carne, pois os carnais têm reações carnais, o Espírito não domina eles, eles não andam no Espírito. A Bíblia diz: andai no Espírito, mas eles andam na carne e satisfazem os desejos da carne.
O crente que está doente é por falta de confissão, a cura está na confissão, os que não são curados é porque não confessam os pecados do passado, porém quando confessam o Espírito Santo fica livre para agir neles e os sara. Um dia precisamos confrontar todo o nosso passado não confessado e pagar a dívida.
Todo nosso caminhar Cristão é importante isso.
Mateus 10.26
26 Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido.
O pecado vos há de achar...ninguém sabe disso... tudo será trazido a plena luz.
Observe que na parábola da candeia somos advertidos que todo aquele que passa na sua vida verá tudo.
Lucas 8.16 a 18
16 Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.17 Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado.18 Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado.
Ao que tiver se lhe dará, mas o que não tiver até o que tem lhe será tirado.
O que é escondido pertence as trevas, tudo que vem para a luz é de Deus.
O que é das trevas fica lá! Até o dia do tribunal de Cristo. Naquele dia passará o nosso filme, todos verão, as únicas partes que não vão passar são as que confessei e fui purificado.
Confissão apaga tudo, perdão é pagamento. Eu posso acertar agora entre eu e o ofendido, mas lá no céu será publicamente, na presença de todos, todos assistirão os momentos secretos que tivemos, está escrito e tudo será revelado.
Naquele dia nada pode aparecer, peça ao Espírito santo para te revelar para você confessar.
Lucas 12.2 e 3
2 Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.3 Porque tudo o que dissestes às escuras será ouvido em plena luz; e o que dissestes aos ouvidos no interior da casa será proclamado dos eirados.
Aquilo que dissemos às escuras será dito em plena luz e o que dissemos aos ouvidos no interior da casa, será proclamado nos eirados.
Eclesiastes 12.14 “Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas ou más. Tudo virá a luz.
Eclesiastes 12.14
14 Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
Confesse para a pessoa ofendida, busque uma palavra do ESPÍRITO SANTO para caminhar.
1º Cor 4.4 diz que quem julga é o Senhor, embora Paulo não tivesse nada com que o acusar a consciência, que nada lhe arguiu.
1º Coríntios 4.4
4 Porque de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor.
Seja pronto para ouvir e avaliar seu passado, nada julgue antes do tempo, até que venha o Senhor o qual não somente trará a plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também os desígnios dos corações.
Se chegar no céu com pendências, até o que tem nos será tirado. Amigo, como entraste aqui? Cadê as vestes dignas?
Se eu trazer a luz eu receberei o louvor por aquilo que eu tiver feito de bom ou mal por meio do corpo.
Há momentos em que a situação passa da hora de resolver e perdemos a oportunidade de crescimento, RESOLVA TUDO!
Mt 10.16 Não há nada oculto que não seja revelado!
Mateus 10.16
16 Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.
Eclesiastes 12.14
14 Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.
Tudo será trazido a juízo.
2º Coríntios 5.10
10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
Receberemos o bem e o mal pelas obras feitas por meio do corpo
Lucas 8.16 e 17
16 Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.17 Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado.
Traga tudo para luz.
Precisamos resolver a situação de santidade logo!
Mateus 22.1 a 14
1 De novo, entrou Jesus a falar por parábolas, dizendo-lhes:2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.3 Então, enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; mas estes não quiseram vir.4 Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas.5 Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;6 e os outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram.7 O rei ficou irado e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade.8 Então, disse aos seus servos: Está pronta a festa, mas os convidados não eram dignos.9 Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes.10 E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados.11 Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu.13 Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.14 Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.
Vestes nupciais, fomos chamados para ser santos, com vestes apropriadas.
O caráter do Brasileiro tem sido moldado em bases fracas, baseadas no romanismo, espiritismo, bruxaria, é uma herança fora do evangelho. Isto gerou um caráter sem base, a televisão tem uma das piores programações do mundo e ela está influenciando e formando o caráter da população do país.
A TV é anticristã, contribui para a corrupção geral da população, não só dos políticos pela ligação forte dos políticos e empresários.
Quando você ver alguém de caráter incomum você vai querer imitá-lo!
Homens de caráter são imitados.
Ele é sábio... é bom... uma boa pessoa... tem palavra sábia... certa...
Não se preocupe se você será conhecido ou saberá seu nome, mas preocupe-se se alguém está imitando você.
Se você puder ser considerado reto, santo, verdadeiro e poderem confiar em você, o propósito de Deus estará em você.
Não se preocupe com reputação, esqueça-a!
Seja escravo dos deveres DEVERES. Preze os seus deveres mais do que a sua reputação (ela é cuidada por Deus).
Se você disse faça! Seja escravo do que você falou!
Deixe a glória para Ele. Jesus é tão grande, seria estupidez pegar a glória dele para mim.
Não use a coroa antes da hora. Deixe o rei morrer primeiro.
É tempo de sermos transformados a sua imagem.
Dons chamam atenção de homens, caráter chama a atenção de Deus.
O lar é a escola mais importante para o nosso caráter.
Não seja superficial, cave bem fundo, a rocha está lá em baixo.
Volúvel débil, seja maduro, profundo, cave...pessoas leves são volúveis, levadas pelo vento. Nossas raízes precisam ser profundas. Salmo 1 diz que devemos ser como árvores plantadas.
Seja este cuja folhagem não murcha, tudo o quanto faz é bem-sucedido.
Não seja superficial, dê oportunidade de Deus gerar o seu caráter em você
Quem cambaleia e treme é porque não tem profundidade.
QUANDO HÁ O CARÁTER DE JESUS EM VOCÊ, as pessoas se aproximam, pois você está mais alto do que elas para que possam subir também.
Fique próximo a homens de deus e você sobe, são homens de caráter, você se tornará igual a eles e crescerá.
Se sua vida não falar após a sua morte, não valeu a pena você viver, perdeu seu tempo aqui.
Se você morrer hoje alguém escreveria algo a seu respeito? Sua vida precisa falar as pessoas que você convive. Projete-se para o futuro.
EU QUERO SER COMO ELE! Homem de caráter. Marcar minha geração pelo meu caráter.
Somos sal e luz para uma sociedade corrupta. Precisamos ter caráter, sim sim, não, não. Seja justo e irrepreensível.
Não se preocupe com nome, com nada, mas sim com o seu caráter. Seja irrepreensível e Deus escreverá sua história.
O homem de caráter pratica justiça, não se preocupa com um nome, isso não importa, mas o caráter...
Livre-se das marcas que o passado deixou em sua vida:
REBELDIA ENGANO MEDO MENTIRA
O diabo nos ensinou a não ser nada, através do seu caráter.
Medo no espírito, fica gravado, quase todos tem problemas com medos.
Impressões profundamente gravadas.
Para servir a Deus sua alma precisa ser livre.
Tudo o que a criança vê (novo convertido) se torna um modelo, que modelo eu estou sendo para minha família, filhos e pessoas que convivo?
Temos influencia sobre certo número de pessoas, lei da repetição - Quantas pessoas repetirão o que você fazer?
CARÁTER INFLUENCIA AS PESSOAS – DEIXE SER MARCADO POR ALGUÉM DE CARÁTER!
Precisamos ter uma alma jovem que se deixa impressionar, o odre novo ainda é capaz de ser marcado por coisas boas da vida! Ser sábio e bom! Um homem de caráter verdadeiro!
Pv 3.3-4 diz seja fiel em todos os seus passos nem que você tenha que ficar na lama!
Provérbios 3.3 e 4
3 Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração4 e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.
O homem de caráter diz a verdade, é verdadeiro. O caminho é santidade verdade, justiça e bondade. Diga só a verdade, exclusivamente a verdade.
Siga a verdade em amor, sem verdade o nosso amor é farisaísmo!
Diga a verdade com firmeza. Não basta dizer a verdade, é difícil dizê-la, quanto mais em amor.
A mentira faz parte da sociedade.
Diga a verdade a respeito de qualquer coisa.
DIGA A VERDADE A RESPEITO DE TUDO!
É fácil mentir, difícil é falar a verdade!
Pv 3.3-4 Não te desampare a bondade e a fidelidade. Seja fiel e verdadeiro!
Veja algumas formas de mentira utilizadas pelas pessoas:
1. Diplomacia
2. Conveniência
3. Restrições mentais
4. Equívocos
5. Rodeios
6. Falsa apreciação
7. Maquiar a verdade
8. Dissimulação
9. Meias verdades
10. Reticências
11. Exageros
12. Disfarces
13. Encobrimento
14. Falsa opinião/apoio
15. Aparente (concordidade ou conformidade)
16. Prometer o que não tem intenção de cumprir
17. Por favorecimento pessoal
18. Falsidade nas pretensões
19. Atribuir a si mesmo, méritos que não possui
Obs. Restrições mentais significa evitar dizer o que precisa em certas ocasiões e selecionar o que vai falar, opte por dizer a verdade!
A VERDADE DITA EM AMOR GANHA AS PESSOAS!
Seja verdadeiro, Deus te honrará! Deus está do lado da verdade.
Ele honrará a sua verdade.
Bondade significa aquele que é como Deus.
A pessoa de caráter é uma pessoa corajosa que fala a verdade sem ferir as pessoas.
Quando o caráter de Jesus está em nós o medo desaparece, é substituído por uma atitude de coragem. Ele não foge daquela direção, nada o afasta, pois o homem é guiado pela vontade de Deus!
Policarpo disse como eu negaria meu Senhor, aquele que foi bom desde que eu era criança, agora nos meus 86 anos? Ele morreu queimado... cantava...
Deus trabalha para tirar o medo e implantar esta coragem dentro de nós! Deus nos coloca diante de situações para tirar nossos medos!
O medo é colocado por satanás, o amor vem de Deus.
O homem de Deus precisa aprender a correr riscos.
Quando dizemos Eu Quero! Ele nos coloca em situações de riscos. Temos que ter coragem pra começar de novo caso fracassemos, se cair levantar... (7x cair e 7x levantar).
Tenha coragem de encarar as situações dizendo com firmeza toda a VERDADE.
Nossa coragem não se firma em nossa capacidade, sim NELE, JESUS!
Deus nos treina para desenvolver a coragem que temos NELE.
Ele está no controle de tudo, circunstâncias, situações....
A medida que você tem o caráter de Jesus você ficará tranquilo e dormirá no barco!
Homem de caráter sabe guardar segredos/silêncio.
Aquele que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto a baila separa os melhores amigos!
QUEM PROTEGE NÃO DESPROTEGE, O AMOR COBRE, NÃO DESCOBRE!
A misericórdia triunfa sobre o juízo.
Deus conta seus segredos para nós, não conte nossos segredos com Deus.
Uma pessoa tem tanto de Deus o que ela sabe guardar segredos!
GUARDE SEGREDOS!
A grandeza da pessoa é proporcional a capacidade que ela tem de guardar segredos.
Somos depósitos de segredos, Tesouros de Deus, quanto mais guardarmos, mais reservas teremos NELE.
Guarda...guarda...guarda...segredos...
Crie hábitos saudáveis na linguagem, tire os vícios da sua linguagem, sua maneira de se apresentar na sociedade.
Guarde o seu pudor, quem tem o caráter de Jesus é disciplinado.
Tenha bons hábitos higiênicos, asseio, limpeza... isso faz parte da vida cristã.
Manifeste o que você é nas pequenas coisas, cuide de sua ética pessoal, homem de caráter é sadio no seu espírito, na sua alma e no seu corpo.
Deus é o Deus do equilíbrio. Provérbios diz que vale muito mais o que domina o seu espírito do que o que domina uma cidade.
Ouça mais do que você fala! Palavra falada é seta lançada, oportunidade perdida e não volta jamais.
SEJA ESCRAVO DA PALAVRA QUE VOCÊ FALAR! SEJA SENHOR DA PALAVRA!
O homem de Deus sabe descobrir o bem nas pessoas, porque ele é bom e sabe destacar o bem de cada um.
O maior bem a si mesmo é amar as outras pessoas. O amor faz bem a nós mesmos, nos torna sadios.
Jesus não é mal educado, mas cheio de amor, gentil, ama em todo o tempo sem circunstância.
Efésios 2.10
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Feitura significa obra-prima, harmonia de Deus.
Simão = pó, foi mudado para Pedro = pedra.
No ar tem poeira, o pó nós não vemos, mas uma pedra nós vemos.
Jesus nos chama para sermos Pedro, pedra, assim como Jesus o chamou e trabalhou seu caráter e poliu aquela pedra bruta que precisava ser moldada, assim quer fazer conosco, transformar totalmente nosso caráter.
Ele quer nos transformar através da pressão, da fornália... quando esta pressão e calor aumenta as impurezas de nosso caráter, assim como as impurezas do ouro através do fogo, vão aparecendo para que nos livremos delas nos transformando em OBRA PRIMA DELE!
Somos imperfeitos, ruins, muito maus, mas se aceitamos este fogo e pressões somos curados em nosso caráter.
Se murmuramos morremos... Ele só trata até onde nós permitimos!
A murmuração anula a ação da cruz. Nunca fuja do caminho que Deus fez para você.
Elias foi tratado na caverna pelo vento, terremoto, fogo...
Este tipo de tratamento nos leva a mudar valores, pois glorificar a Jesus é refletir o seu caráter!
Líder Cristão – Homem de Deus, tem hábito de ler, quando você lê, você recebe de Deus aquilo que aquele irmão está recebendo de Deus e escreveu no livro.
Desenvolva o hábito de ler, leia bons livros, tanto cristãos, como seculares, precisamos ser cultos. Conheça a cultura, poesia, leia, conheça... seja o primeiro em tudo.
O Espírito Santo usa fontes de irritação para nos aperfeiçoar, nos trata com isso, na área da paciência, para que a cruz nos trate. Situações ou pessoas são usadas para isto.
O final da carreira é a estatura de varão perfeito.
Deixe a cruz agir nas diversas áreas da sua vida.
No caminho da cruz tem um propósito tão profundo que não temos que entender, apenas aceitar, após isto você vai saber cada detalhe que Ele estava no controle.
Paulo escreveu cinco cartas na prisão. O livro de Filipenses é o livro que mais fala de alegria na Bíblia. Paulo estava amarrado num tronco, no chão, obra-prima ao cristianismo...
Deixe a cruz tratar você. Deixe a cruz atuar em você, deixa Deus fazer, Ele sabe onde a cruz precisa quebrar você, não queira entender os desígnios de Deus. Ele quer fazer.
Paulo era prisioneiro “do Senhor” em Roma, não importa o que Ele mandou fazer, faça!
O bicho da seda tece a seda e morre (não é honrado), mas a seda...
Deixe o artista trabalhar em você, Ele vai te curar, se você tem deformidades no caráter deixe Ele trabalhar em você, deixe a cruz mover em você.
MEDÍOCRE: A coisa mais baixa que existe é a pessoa falar mal de outra pessoa. Não há nada mais inútil e terrível. Os medíocres são assim, eles falam de outras pessoas.;
São três níveis na sociedade que nos vivemos:
1 – Nível das pessoas de ideias; aquelas que falam de ideias, falam de mudar para melhor as coisas do mundo.
2 – Pessoas comuns, que falam de coisas.
3 – Os medíocres que falam de outras pessoas.
Em que nível você está?
Pessoas de caráter falam de ideias, de coisas que podem mudar o mundo para melhor, os comuns falam somente de coisas e os medíocres falam dos outros.
Os medíocres não criam nada, não tem capacidade criativa. Ele não é um santo, pois só os santos descobrem as leis espirituais.
O medíocre não consegue caminhar no caminho da santidade, os santos iluminam o mundo, o medíocre não faz nada, pois ele não consegue ser santo.
Eles vivem de aparência, naquilo que não são, fazem tudo para mostrar o que não são. Ao conviver com eles, apesar das primeiras impressões serem boas, você percebe que eles não valem nada e que precisam ser profundamente tratados por Deus. Use a carapuça se servir!
A Bíblia diz que somos fontes, o medíocre não consegue ser um fonte. Quando sai algo dele, está poluído, pois ele não cuida de sua fonte.
O suporte do meu caráter em Cristo é a minha fé.
O homem de caráter tem uma meta, uma visão, e não desiste por nada desta visão. O medíocre não tem visão, tem vista curta.
Lucas 9.51 diz que Jesus teve a intrepta resolução de ir para Jerusalém e ninguém mudaria isto; o medíocre é volúvel, muda, é chuchu, toma o sabor do ambiente onde está, toma a forma do lugar, porque ele não tem caráter.
INVEJA: Tome cuidado com a inveja, ela é mais forte que a morte, sofrer inveja de alguém é horrível, o invejoso mata uma pessoa de inveja. O medíocre é invejoso, sofre muito, porque não consegue ver as pessoas subirem. Provérbios 14.30 diz que a inveja é a podridão dos ossos.
José foi lançado na cisterna por seus irmãos por inveja. O medíocre não cria, por isso se torna invejoso.
A vida dos irmãos de José foi a seguinte depois que venderam ele para o Egito: Incesto, adultério, crimes, traições...total fracasso... A inveja começou tudo.
Mentiram para o pai, guardaram a mentira por 20 anos, inveja, espírito baixo, só confessaram aquilo após longo tempo, e acertaram tudo quando José estava para morrer, veja Gênesis capítulo 50.
Não guarde os pecados, traga-os para a luz e Deus transforma da mediocridade para uma pessoa de caráter, apenas dê uma oportunidade para que o espírito Santo faça isso.
As pessoas fazem de tudo por causa da inveja, ela é coisa séria, o invejoso tem a necessidade de devorar as pessoas pela difamação, ela precisa fazer.
O medíocre vive medindo os outros (há um tribunal dentro de nós), o medíocre sempre vê coisas mínimas de erros em pessoas quase perfeita, pois ele não consegue amar.
O amor cobre uma multidão de pecados, o medíocre consegue descobrir, pois ele não sabe cobrir, lhe falta o amor.
Ele não tem luz em si mesmo, não entende quando os outros brilham, não aceita porque sua vida é opaca, ele passa pela vida medindo os outros, falando mal dos outros, é um infeliz!
Caim matou Abel por inveja, o medíocre mata com a língua!
Ele é falso, quando ocupa uma posição na sociedade, como a fonte dele é poluída, tudo o que ele faz da errado, anda na contramão da história.
Se você passar por aqui e não fizer história, se alguém não se lembrar de escrever algo sobre sua vida é porque você foi medíocre e não passou disso.
Quantos aprendem com a luz que sai de você?
O medíocre só recebe, não sabe dar! Os buracos negros do universo não emitem luz, só engolem luz do espaço. O medíocre é assim, só recebe, não sabe dar nem repartir. Por natureza é avarento, não tem amor, não o conhece, está na igreja por um espírito religioso.
Longe de vós toda a inveja, mediocridade e falta de luz para que possamos transformar quem está perto de nós.
Receba o poder de Deus para mudar esta história de sua vida. Tire a fonte poluída, arranque de sua vida.
Sonda-me hó Deus e vê se há em mim algum caminho mal.
Há três classes de pessoas:
1 – Aquelas que não sabem o que está acontecendo;
2 – Aquelas que assistem o que está acontecendo; e
3 – aquelas que fazem acontecer (escrevem as páginas da história).
Qual classe você pertence?
Não saber o que acontece é muito sério, assistir também, mas algumas pessoas fazem acontecer.
Ver o que Deus está fazendo não significa que estou participando, uma coisa é ver, outra é participar do processo.
Saia do nível de espectador para participante de tudo que Deus está realizando.
Uma coisa é assistir, outra é ser participante. Ex. Carrinho e o cabo de aço
A maioria das pessoas não gosta de correr riscos, se não há riscos a carreira não vai longe.
Corra riscos, saia do lugar de comum, da posição cômoda senão continua a vida medíocre. Tome a decisão de sair do lugar de onde está.
Pessoas que fazem grandes feitos são admiradas, mas o caráter é o que faz a pessoa ser respeitada.
Você admira uma pessoa que faz algo que você não consegue fazer, mas quando você vê uma pessoa de caráter, você passa a respeitar essa pessoa, essa é a diferença.
O respeito vem a medida que a pessoa reflete o caráter de Jesus. Verdade, justiça, amor...
Uma sociedade é formada por duas coisas:
1 – Pela inteligência;
2 – Pela consciência;
Precisamos de homens inteligentes e com consciência.
Homens de caráter estabelecem a consciência de uma sociedade.
A inteligência não pode sobrepujar o caráter.
A sociedade precisa do evangelho para que possa refletir o caráter de Jesus. Não podemos só depender da consciência e da inteligência de uma sociedade, mais do que isto, pelo caráter formar esta sociedade,
Ela precisa de uma consciência que a transforme, nós somos esta consciência.
Em que medida somos sal para salgar a podridão da sociedade de nossos dias?
Homem de caráter é uma pessoa em quem se pode confiar, eu posso confiar em você?
Posso confia a você um segredo?
Há pessoas em quem você confia, mas no último momento ela cora a sua corda, te derruba, te trai, te apunhala pelas costas.
Aconteça o que acontecer, a aliança que uma pessoa de caráter tem com você vai permanecer, não importa o que aconteça.
Não aceito falar mal de fulano, ele é meu amigo! Pode não ser perfeito, mas é meu amigo.
Alguém de caráter é capaz de morrer por causa de você, é capaz de formar alianças profundas com esta pessoa apesar de ela ter falhado, confia em qualquer situação.
Como nossa sociedade precisa de pessoas assim!
Pessoas que não estão preocupadas com dinheiro, mas com a verdade, a vida, o caráter.
Alguém que pague o preço de seu caráter (história dos miseráveis), pessoas verdadeiras que não negam por nada a verdade.
O homem de caráter é sábio! É Bom ter a sabedoria de Deus, não estar preocupado com nada, apenas em conhecer a Jesus, refletir a sua glória, imagem, caráter. Reflita o que Jesus É!
O maior serviço que podemos prestar para a sociedade é que ela possa confiar em você.
Não se preocupe com sua reputação, ela é responsabilidade de Deus, preocupe-se com seus deveres, suas obrigações na sociedade.
Olhe a reputação de Jesus em sua sociedade: Comilão, beberrão, endemoninhado, louco, acusado de mentiras, JAMAIS SE DEFENDEU DISTO.
Preocupe-se com deveres, isto vale muito mais que reputação.
Caráter se forma nos lares, na família. Nossa família conhece bem quem somos! Minha esposa (o) e filhos me conhecem muito bem.
O mal caráter pode usar a máscara…
PODE ENGANAR TODAS AS PESSOAS POR ALGUM TEMPO
MUITAS PESSOAS POR TODO O TEMPO
MAS NÃO TODAS AS PESSOAS POR TODO O TEMPO!
O que você é mais cedo ou mais tarde vai aparecer na sociedade onde você vive! Virá à tona!
A pessoa de caráter não precisa de reconhecimento, ela não precisa de aplausos, não anda em busca disso., aplausos é para políticos.
(História da coroa e do rei)
Quando o seu rei morrer, ponha uma coroa, homem de caráter não está preocupado com coroa, com reconhecimento, aplausos, ele não precisa... está muito acima de aplausos.
Precisamos de pessoa nque sabem guardar segredos, homens de caráter sabem guardar segredos. Paulo foi ao terceiro céu e viu coisas tremendas, ele só contou isso 14 anos depois.
A grandeza de uma pessoa e de seu caráter é proporcional a capacidade de guardar segredos.
A Bíblia não está interessada em falar de inteligência dos homens, quando fala da sabedoria de Salomão fala da sabedoria dada pelo Espírito Santo, mas ela fala sobre o caráter desses homens. A inteligência foi dada por Deus, mas o caráter é desenvolvido.
PESSOAS SUPERFICIAIS:
Uns constroem na areia, outros na rocha. Você sabe porque alguém vive cambaleando na vida espiritual e de todo o jeito? É porque constrói na areia, é superficial.
A maioria das pessoas são superficiais, volúveis, suas casas estão firmadas na areia, não são pessoas profundas.
Cave, te convido para cavar! Cavar não é fácil, faz calo nas mãos, mas persista até chegar na rocha lá embaixo.
Você sabe porque a maioria das pessoas não conseguem realizar uma obra permanente? É por causa do caráter superficial. Não podem cavar fundo, pois o caráter é superficial. Começam e param, a obra é superficial.
Seja um atrativo para as pessoas. Você possui o caráter de Cristo a medida que assume o caráter dEle e se torna atrativo para as pessoas. Jesus era tão puro que era muito bom estar perto dEle.
Quando você sobe os seus discípulos querem subir e estar na posição onde você está, isto é um princípio.
Ande com pessoas que estão espiritualmente acima de você, se fizer isto você subirá para aonde elas estão. É assim que se sobe... ficando perto dessas pessoas!
O contrário também é verdadeiro! Há pessoas que nos levam para baixo também!
Ande com pessoas que te levam pra cima!
Se sua vida não for uma inspiração para alguém após sua morte, não valeu a pena você viver. Nossa vida tem que ficar falando após nossa morte, ser lembrada e continuar ajudando as pessoas.
Nossa vida tem que se projetar para o futuro e continuar falando, trazendo lições, ensinamentos, mesmo após a morte.
Como as pessoas se lembrarão de nós após nossa passagem?
A FORMAÇÃO DO CARÁTER
Como foi sua criação? O caráter começa a se formar no útero, você não pode mudar aquilo que já aconteceu com você.
A forma como fomos gestados, mães que queriam que os filhos fossem abortados, que nunca nascessem, fumavam, bebiam, mãe nervosa, insubmissa, problemas para o feto.
O caráter começa a ser formado lá! Precisamos ter responsabilidades com casais e jovens que se casam, grávidas, precisamos ensiná-los a respeito do caráter do feto, da criança que está sendo gerada no útero. Conversar com o feto, impor as mãos sobre os filhos, ministrar o Espírito santo sobre eles. Ali começa tudo! Um ser que está lá completamente formado com espírito, alma e corpo apesar de não ter nascido. Está lá!
A formação de um caráter não é uma coisa que acontece de uma hora para outra. É uma curva que começa com você.
Seus filhos serão melhores que você e seus netos melhores ainda.
Lucas 1-5 fala do sacerdote Zacarias, e de sua esposa Isabel filha do sumo sacerdote Arão, ambos eram justos e viviam irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. (eram de caráter)
Uma sociedade tem que ter um caráter, fomos chamados para formar o caráter desta sociedade.
Após gerações e gerações veio Zacarias e Isabel, justos e com caráter, seu fruto foi João Batista que marcou a história!
Na medida que vivemos o caráter de Jesus em casa as pessoas que estão perto de nós também viverão
Filhos Netos Bisnetos
O contrário também é verdadeiro...
Qual a descendência que deixaremos?
Tudo começa conosco, se os nossos filhos não aprenderem e nos seguir, eles seguirão outros.
Quando somos jovens, novos, receberemos marcas em nossa alma que ficam e são difíceis de sair.
Desde o útero o jovem é marcado, as marcas ficam enquanto a pessoa é criança.
Que fiquem as marcas da Palavra de Deus em nossos filhos.
As marcas do que acontecem em nossa vida permanecem sempre em nossa alma, marcas que guardamos de nossa vida, precisamos nos livrar delas.
Daqui para frentes quais as marcas que deixaremos pelo caminho para que as pessoas nos sigam? Quais lembranças?
Lembra-te de onde caíste, pois ficam coisas e problemas que acontecem lá atrás, coisas ligadas ao homoxessualísmo, violência, sementes de queda plantadas no coração.
MATAR É FÁCIL, DIFÍCIL É MORRER!
A semente de queda está no interior e precisamos nos livrar dela.
A medida que assumimos o caráter de Jesus as tendências pecaminosas desaparecem e nossa alma é restaurada.
Lembre-se onde foi a queda, abandone e deixe, jogue o lixo fora, assuma o caráter de Jesus pela confissão.
Os medos ficam e é algo difícil de tirar lá de dentro.
O estigma do medo e da derrota (boi da cara preta, bicho papão, o bicho vai pegar, saci pererê, caipora, mula sem cabeça) invocação de demônios para junto das crianças, criação sob o medo, marcas que ficam na alma.
Medo de todos os tipos, precisamos nos livrar deles.
MOTIVAÇÕES
VIGIE! Deixe Ele tratar suas MOTIVAÇÕES.
PRIMEIRO OS SENTIDOS, a vista, vontades, motivações é a área mais profunda do tratamento de Deus conosco.
Ele fará que nossa vida glorifique a ELE.
Nós vivemos e agimos em três níveis:
1) Nível encoberto – é o nível da mente, o que você pensa, área dos pensamentos, não se sabe o que a pessoa pensa, concupiscência, lascívia, o propósito de servir a Deus está na área da mente.
Jesus disse não adulterarás, e se você desejar de forma impura uma mulher, já cometeu adultério com ela, é nível dos pensamentos, aprofundou...
Não é só fazer algo errado, é pensar...
2) Nível descoberto – é tudo o que você faz e todos veem
A Bíblia diz “não matarás” isto está no nível descoberto.
3) Nível real – Fala de nossas fontes (coração), o que governa nossa vida não é o que eu faço, mas o motivo que você faz isto ou aquilo, nível real é o nível das motivações.
Guarda o coração, pois dele procedem as saídas da vida, temos uma fonte e é ela que precisamos guardar, ela tem que ser limpa, pois tudo que sai dela será limpo, mas se for poluída tudo será poluído.
Provérbios 4.23
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Jesus disse: guardai-vos de fazer a vossa justiça com o fim de serem vistos pelos homens… (oração do fariseu e do publicano), muitos fazem as coisas para que as pessoas vejam, isto não traz galardão. É o nível real, a motivação porque faz algo.
2º Cor 5.10 Importa que compareçamos ao tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou mal que fez por meio do corpo, um dia todos nós estaremos diante deste tribunal, para receber ou não galardão de acordo com o que fizemos durante nossa vida aqui na terra. Os nossos galardões serão oferecidos pelo Senhor de acordo com nossas motivações, não é a quantidade do que fazemos, mas as motivações, por que razão você fez.
2º Coríntios 5.10
10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
1º Coríntios 3.10
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.
O fundamento como o prudente construtor, edificando outro sobre ele, vendo como está edificando...não se pode lançar outro fundamento além do que foi posto que é Cristo.
Qual o fundamento da sua obra? Ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha. Manifesta será a sua obra, pois o dia a demonstrará, está sendo revelada pelo fogo (juízo). O que fazemos (a nossa obra) será provado pelo fogo, ele vai passar por ela, vai sofrer sua ação.
O que vai sobrar? Vai queimar... nosso juiz é um juiz muito justo, não vai passar nada.
Aquilo que eu faço que não tiver o fundamento certo, vai queimar. Muitos vão chegar lá e não terão nada.
Pessoas trabalharam para Deus, mas trabalharam com motivação errada. Fazer algo sem a motivação certa, não produz galadão.
O juízo de Deus vem sobre os nossos motivos...
Jeremias 17.9 e 10
9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.
Enganoso é o coração, desesperadamente corrupto, o coração é a fonte. Se não tomar cuidado com a fonte, o homem é mau.
Marcos 7.21 e 23
21 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios,22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.
Do coração procedem adultérios, homicídios, prostituições... tudo vem do seu interior. É aqui que eu preciso vigiar, fazer a limpeza, se ali não está limpo, o resto fica sujo.
Descontamine a fonte para poder servir a Deus, pois se não nunca teremos motivos corretos, meus motivos determinam minhas ações.
O que faço é motivado por alguma coisa.
QUEM TEM MOTIVAÇÕES ERRADAS SE TORNA INÚTIL PARA A OBRA DE DEUS.
Abaixo da linha de fundo, pessoas que não se ligam no corpo de Cristo como um todo.
Motivos porque as pessoas (crentes) se tornam inúteis para Deus:
Razões desta inutilidade:
- Tentar construir seu próprio ministério, mesmo numa igreja, tem dificuldades para se ligarem;
- Por causa de doutrinas estranhas, namoram doutrinas que não tem nada a ver, se não tiverem ajuda o diabo destrói o ministério deles;
- Se perdem por estarem em busca de experiências espirituais novas, você deve guardar os segredos de Deus com você.
- Avareza, materialismo, cachês,'pessoas que só fazem a obra de Deus pensando em bens materiais, isto inutiliza qualquer ministério;
- Ascetismo, isolamento, o ministério não frutifica, os monges vivem assim, o ministério é anulado pelo ascetismo;
- Pessoas obstinadas e intratáveis, cabeça dura; e
- Pessoas que rejeitam autoridade em sua vida.
Tudo isto acontece porque há uma semente de queda no coração dessas pessoas, em determinado momento de sua vida essa semente de queda frutifica e traz esses resultados anulando os seus ministérios.
Nós trazemos em nós a vida e a morte, Paulo disse miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte. Havia algo nele que ele rejeitava, odiava.
Todas as pessoas têm dentro de si uma semente de queda, precisamos descobrir esta semente...Muitos crentes sobem e descem...eles querem, mas algo puxa eles para trás e eles voltam para a estaca zero.
É o resultado desta semente que não foi tratada e nem resolvida na sua alma...lembra-te de onde caíste. Foi uma semente plantada por satanás.
Todo ministério tem dentro de si uma semente de queda, é o joio no meio do trigo, cuidado para que esta semente não se desenvolva e anule o seu ministério.
Jesus falou do joio (semente de queda) e do trigo = comunidade
O joio é a semente de queda no coração da pessoa, MOTIVAÇÃO ERRADA.
Todos tem esta semente; quando ela desperta, nasce e a queda é certa!
Paulo falou disso em Romanos, fazer o que não quer, tenha cuidado com a carne, mate-a, não dê comida para ela.
Romanos 7.15 a 24
15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
No sermão do monte Jesus mostra os três níveis:
Não matarás (descoberto), fariseus oravam nas praças (descoberto), quem se irar (encoberto) ou adulterar (descoberto), desejo no íntimo (encoberto).
Mateus 6.1 ao 6
1 Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.2 Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.3 Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita;4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Não saiba a mão direita o que fez a esquerda, dar esmolas com o fim de serem vistos pelo homem...
OS MOTIVOS DETERMINAM NOSSAS AÇÕES
Se a motivação for ganhar dinheiro (trabalhe), se a motivação for ser visto pelos homens (seja político) e se for fazer a vontade de Deus (faça-a).
A palavra grega para motivo é motor. O que me leva a andar, a agir é o motor. Quais são nossos motivos?
MOTIVO MOTOR O QUE FAZ AGIR É O MOTIVO
Você age baseado em suas motivações, mas como é que você reage, a sua atitude determina como você reage.
O motivo é algo interior, profundo, inconsciente, as vezes você não sabe porque está fazendo isto ou aquilo.
Davi disse “sonda-me hó Deus” para que ele mesmo conhecesse as suas verdadeiras motivações.
Cuidado com os motivos...Jesus não divide sua glória com ninguém, Ele quer te dar toda a glória, “depois” não agora, pois Ele não a divide!
Motivo determina suas ações
Atitudes determinam suas reações
Ver determinada situação e tomar atitudes certas nos levam a mudança de comportamento.
“De tudo que se deve guardar, guarde o coração...”
“Enganoso é o coração... corrupto...”
A atitude do ímpio leva a sociedade a agir erradamente.
Provérbios 11.11
11 Pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derribada.
Cada um tem um padrão de comportamento, examine o seu padrão de comportamento, porque ele vai falar de suas motivações.
Alguns gostam de aparecer, você gosta de ser destaca no grupo onde você está?
A sua atitude, é a sua posição diante das situações da vida, atitudes erradas precisam mudar.
A atitude é como se fosse os óculos, como eu vejo as coisas, diante das situações da vida.
Atitudes em relação a algo, reação pré afirmada, em determinada situação é como você vê esta situação.
Jesus certa vez atravessou o mar, o barco quase naufragou, chegou do outro lado viu um homem que vivia nos túmulos, nu, com demônios, Ele viu o gadareno como um evangelista, não como um endemoninhado, vai dizer aos teus o que Deus fez por você. É a atitude como você as situações.
Atitude em relação as pessoas determina o nível de motivação diante de Deus.
O seu conceito sobre alguma coisa e sua mudança de atitudes te leva a mudança de comportamento.
Todo o meu comportamento como Cristão, todo o meu sucesso ou não do meu ministério depende da minha atitude diante das situações da vida.
Eu tenho uma atitude dependendo da minha motivação, certa ou errada, diante da vida.
Preciso ter atitudes corretas e motivações certas.
Tudo que você fizer e não for para glorificar a Jesus, esqueça.
Pessoas que estão sempre na defensiva nunca conseguem relacionamentos profundos e são pessoas que sempre tem atitudes erradas na sua vida. Sempre tem o pessimista e o otimista.
ATITUDE É TUDO! Mude de atitude em relação a sua vida!
Nossa atitude é que determina tudo, em todas as situações da vida
“A Palavra de Deus é a atitude correta”.
É a sua atitude diante do que diz a Bíblia que determina o resultado final de nosso ministério.
Qual nossa atitude diante da Palavra de Deus e diante das situações da vida diariamente?
Essas atitudes precisam ser adequadas a Palavra, é a forma de nós vermos as coisas, ela é a ótica ou binóculo de Deus em cada situação.
Sua atitude mudança de seus motivos mudam o seu comportamento
Se as fontes forem turvas o comportamento também será.
Exemplos de motivos e atitudes erradas:
- Pessoas que sempre se defendem, sempre se explicam, são pessoas que tem motivações e atitudes erradas em seu coração.
Você deve fazer, não explicar! Morra, mas faça, não tente arrumar explicações.
Como descubro se minhas atitudes e motivos são certos ou errados?
Jesus nos deu o detector de mentiras... não andeis ansiosos...a ansiedade revela meus motivos errados.
Mateus 6.25
25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Filipenses 4.6 a 8
6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
Em que área e quando você fica ansioso? Seu problema está aí! Uma pessoa curada não fica ansiosa em nenhuma circunstância.
Ansiedade é uma doença do espírito e da alma é profundo, é uma pessoa sempre em busca de seus direitos, todos querem seus direitos...de tudo...
O dia em que não ficarmos ansiosos por nada, é porque somos completamente curados em nossa alma. Se tenho ou não tenho não importa, isso é cura na alma.
O ansioso está em busca de resolver os problemas, mas quando você supera a ansiedade você transferiu o problema para Deus, você não fica mais ansioso, Deus é maior que nós e quando queremos fazer, Deus não pode agir.
- Desejo de reconhecimento. Toda vez que percebo e sinto que não fui reconhecido no que eu faço, indica que a minha ação, aquilo que fiz tinha uma motivação errada. Quando eu fizer algo embora ninguém note, Jesus está vendo e anotando tudo...
- Insegurança. Toda a situação que trouxer para nós insegurança indica que estamos tendo motivações erradas e atitudes erradas em relação aquela situação ou problema e nos causa insegurança.
O que uma pessoa conversa dá o diagnóstico de quem esta pessoa é, dependendo do que ela gosta de falar, qual assunto que ela empolga.
As pessoas de caráter, as pessoas inteligentes, aquelas de quem pode se esperar alguma coisa elas falam de ideias, discutem o que pode melhorar o mundo. As pessoas comuns elas não falam de ideias, elas não estão preocupadas em melhorar o mundo, elas falam de coisas...
1) Alguém ama você, por pior que você seja, é bom ser amado.
Necessidades básicas do ser humano; Amor, propósito na vida, segurança.
Amor é o melhor remédio apresentado pela Bíblia, o amor cura, é bom amar, saber que alguém ama, é uma confissão, é bom confessar amor.
Quando você descobre que alguém te ama, muda o comportamento. Ame! Morra de amor!
A alma que ama é alma curada!
2) Propósito na vida, pois não ter propósito leva a frustração.
O propósito que nos atende totalmente, fazer a vontade de Deus, esta pessoa ''e realizada, jamais esta pessoa irá se matar.
3) Busca de segurança. O que nos dá segurança?
Ao descobrir isto todas as deformidades da alma, corpo e espírito são curadas.
Muito se faz por segurança, mas sem proveito.
Qual a verdadeira segurança? Onde satanás não toca você?
QUANDO VOCÊ ESTÁ NA VONTADE DE DEUS! O maligno não toca!
4) O Espírito Santo nos conhece mais que nós mesmos, deixe ele operar em você para restaurar todas as deformidades de caráter.
Logos e Hema, conhecimento e quebrantamento, os dois juntos, quando você der liberdade para Jesus curar, aí virá a crise, se você murmurar Ele não te trata!
5) O diabo nos fará olhar para as circunstâncias, enquanto você olhar para circunstâncias ele te leva ao campo da dúvida, mas quando você o leva para a Palavra, é o campo da fé, e você o derrota!
Enquanto olhamos as circunstâncias não vencemos!
Deus nos coloca em circunstâncias para aprendermos a olhar para a PALAVRA!
Quem crê em mim ainda que esteja morto viverá...
6) Identifique sentimentos negativos em você, o pecado leva a um comportamento errado, para que haja a restauração do caráter é necessário identificar estes sentimentos e mudar o comportamento em relação a eles.
Faça um diagnóstico em relação a tudo em sua vida.
7) Conflitos na alma – indicam resistência a graça de Deus,
Tito 2.10 e 11
10 não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
Tiago 4.6 a 8
6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.
Quando há questionamentos e conflitos na alma estes conflitos indicam problemas que impedem a graça de Deus plena em nossa vida.
8) Identifique o que traz alegria, deixa você feliz, é aí que existem pontos a serem tratados.
CONSCIÊNCIA LIMPA
Livro de Ester define quem nós somos.
O Rei Assuero (Artaxerxes) representa/significa a nossa alma, Hamã a carne, os sentidos e Ester um tipo do nosso espírito.
Assuero deu autoridade a Hamã, passou o anel. A alma passou a autoridade para a carne, faça o que você quer.
Quem autoriza a carne a operar é a alma, ninguém peca sem ser autorizado pela alma.
A alma se manifesta das formas mais interessantes:
As vezes da forma mais espiritual possível;
Apresenta-se com máscaras, a alma imita o que Deus faz, vigie a sua alma.
Muitas mensagens são feitas na alma pelos pregadores, ela é capaz de fazer a obra de Deus, muitos líderes fortes levam a igreja na alma, há um limite a ser respeitado aqui.
Hamã significa famoso.
A alma quer que todos olhem para ela, Assuero gostava de reconhecimentos... eu fiz isto ou aquilo...alma é assim, ninguém gosta de mim...alma purinha...alma não pode fazer a obra de Deus.
A nossa alma é condenada pela nossa vontade, nela esta a sede da mente e das emoções e o corpo é comandado pelos sentidos: olfato, paladar tato, visão, audição, mas existem ainda outros sentidos como o equilíbrio, altura, a pressão.
Nós vivemos naturalmente pelos nossos sentidos e eles influenciam nosso corpo.
A nossa vontade é a parte mais forte da alma e é a parte principal dentre mente emoções e vontades.
O processo do espírito santo, da Cruz visa que submetamos esta vontade a vontade de Deus.
Da alma Para a vontade de Deus.
Não mais eu, mas Cristo em mim, não se faça a minha vontade, mas a Tua Senhor, não o que eu quero, mas o que Tu queres.
Nem sempre quero fazer a vontade de Deus, mas quero fazer a minha vontade que é DAR LIBERDADE AOS SENTIDOS.
Cheirar o que quero, olhar o que quero, pegar o que quero, enfim, MINHA VONTADE É DAR LIBERDADE AOS MEUS SENTIDOS. Através do sexo, pornografia, prazeres... minha vontade não é fazer a vontade de Deus, mas satisfazer meus sentidos. Taí o sucesso de filmes com estes temas: pornográficos, violências, mortes, quanto mais tiver isso, mais sucesso tem, porque é o que a nossa vontade quer, estar no lugar dos artistas.
Nossa CARNE se satisfaz com isso. Só não matamos porque não9 podemos, senão mataríamos. CARNE É CARNE!
NOSSA VONTADE É DAR CONDIÇÕES AOS SENTIDOS DE FAZER O QUE ELES QUISEREM. (Ver, tocar, ouvir o que quiser...).
A carne para nada aproveita...só serve para ir para a cruz…
João 6.63
63 O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.
A Bíblia chama de carne a soma de corpo (sentido)+alma (mente, emoções, vontades), só serve para morrer.
Se o grão de trigo não morrer fica ele só! Quem ama sua vida (vida da alma) perde...
Quem mata sua carne preserva o Espírito.
Paulo disse “eu morro a cada dia” faço o que não quero fazer, o que quero fazer não faço, morro a cada dia...
Hamã era filho de Amedata (duplo) significa duplo animo.
Tiago 4.8
8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.
A carne de repente muda, não sejamos de ânimo duplo. Seja sempre o mesmo.
Amedata significa medida, só o Senhor pode medir, não julgue para não ser julgado... a carne mede...ela quer destruir o testemunho de Deus.
Hamã tende a acabar com o testemunho de Deus, o seu povo, se não vigias a carne faz isto.
Peca quem é precipitado.
Provérbios 19.2
2 Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.
A carne sempre está com pressa, o Espírito pode esperar, a carne não.
O Tabernáculo tinha um caminho
Átrio Lugar Santo Santo dos Santos
Três portas:
Porta do caminho, passou por ela era necessário morrer queimado, tudo, não sobra nada, no altar...
Bacia de bronze (restrição) Deus começa a restringir os passos.
Pelos passos de Jesus há restrição de atitudes, a alma desaparece, e só estes podem entrar no lugar santo.
No átrio tem multidões, luz do sol, natural, mas no Lugar Santo somente a luz do candelabro, o Espírito Santo.
De toda aquela multidão do átrio, poucos entravam no Lugar Santo.
Quem está no átrio vive no natural, somente quem morre entra no Lugar Santo, tem a luz do candelabro e se alimenta dos pães.
No Santo dos Santos (santíssimo) não há nenhuma luz, somente a luz de Deus (sobrenatural), não dependemos de mais nada, vivemos pela fé, só pelo sobrenatural.
Para viver pela fé o Senhor desligará todas as luzes, as coisas ficam difíceis.
Quem não tem Jesus o espírito está morto, somente a carne vive, a alma e o corpo.
Quando o novo nascimento acontece, começa o conflito de Isaque e Ismael.
Coríntios 2.14
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
O homem natural que vive pela alma e pelo corpo, porém o espírito está morto.
A alma é representada pelo Rei, toda a vontade do rei tem que ser feita., o rei gosta de ser elogiado, bajulado, ele sobe na sua liteira, os escravos o carregam, abanam o rei, o povo aclama o rei, isso; é alma! Ela gosta disso, quem não quer isto?
Alma quer ser servida, é bom ser servido, toda a sua vontade ser satisfeita, atendida, eu quero que todos me sirvam...
jesus ensina o contrário: o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir. Ele nunca deu um passo na alma, sempre viveu no espírito.
Natural = alma + corpo = espírito morto
1º Coríntios 3. 1 e 2
1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
O homem carnal que são os crentes, irmãos, crianças em Cristo, que não cresceram, já se converteram, mas vive pela alma, carne, anda na carne, tem reações na carne, as vezes não aparece sua carne, mas está camuflado, de repente numa crise sua carnalidade se revela.
Deus nos prova se andamos na carne ou no Espírito pelas crises, NÃO SATISFAÇA OS DESEJOS DA CARNE, as obras da carne são conhecidas, mas o fruto do Espírito É!!!!
Carnal = aquele que tem o Espírito Santo, mas anda na carne
Espiritual é aquele que vive pelo espírito (alma e o corpo são subjugados)
A alma é forte, argumentadora, TODO ARGUMENTO É DA CARNE, a alma é religiosa.
A consciência será purificada, as obras mortas serão purificadas,
Como sabemos se estamos na alma ou no espírito? A medida que passamos a andar no espírito a consciência começa a ficar sensível e passamos a ter discernimento espiritual agudo, é uma sintonia. Para andar no espírito a luz precisa desligar. Para isto ter sintonia limpinha, claro, sintonizado no reino do espírito você conhece que aquela voz é a voz de Deus, é a voz do espírito para mim.
A consciência ela nos adverte, é como uma luz piscando. Ela precisa ser limpa.
Provérbios 4.23
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Ela é a nossa fonte, guarda ela, pois ela precisa ser limpa, água limpa, se formos um pouco alma, um pouco espírito, é água suja.
Andar em Deus, vigiando no espírito, motivações corretas, a água vai ficando limpa.
Consciência é uma função do espírito, ela nos dá um pré conhecimento dos fatos, para o Espírito Santo fluir em nós, nela precisa ser limpa.
Ela é a sentinela dos meus pensamentos, é a luz, ela avisa do perigo. Nossos pensamentos ão lixo, é lá o melhor lugar para eles.
Minha consciência deve governar minhas ações.
Gênesis 3.7 a 9
7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
1) Consciência pesada pela desobediência, contaminada, doente, passaram a viver pelo natural, pela fé era viver pela Palavra que Deus fez.
2) Tentativa de justificação, agradar a Deus, folhas-de-figueira, salvação pelas obras, tentando agradar a deus, só se agrada a deus por fé no sangue de Jesus, encobriram o seu pecado.
3) Esconderam-se, quem tem problema na área da consciência não consegue ser transparente, não consegue ter comunhão nem com Deus, nem com as pessoas, nem com elas mesmas.
“Se andarmos na luz... como Ele na luz está…
1º João 1.7
7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Se diagnostique e busque o remédio para a doença.
Boa consciência diante de Deus.
Atos 23.1
1 Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje.
Talvez temos boa consciência diante de nós mesmos, quem nos avalia é Jesus, Deus precisa me aprovar, depois os homens, por último eu mesmo!
PRECISO JOGAR FORA MINHAS PRÓPRIAS AVALIAÇÕES
Consciência limpa após tudo, já fui lavado, purificado.
1º Timóteo 3.8 e 9
8 Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,9 conservando o mistério da fé com a consciência limpa.
O sangue de Cristo purifica a consciência de obras mortas (folhas-de-figueira) que Adão e Eva fizeram para si., isto dói, se não purificar não acontece.
Hebreus 9.14
14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
1º Timóteo 4.1 e 2
1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,2 pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
Cauterizada a própria consciência, a alma minimiza o próprio pecado, isto não foi tão sério... ela tenta nos convencer que não foi tão sério assim, ela tenta nos convencer, com isto baixa os padrões de santidade.
A alma é permissiva com o corpo, mas DEIXE SER QUEBRADO.
Dons são independentes do caráter, eles podem mover-se apesar das deformações do caráter!
Pagam preço pelos dons, mas a santidade (caráter) fica em segundo plano, por isso o testemunho de Deus é destruído.
Consciência hipersensível.
1º João 3.19 e 20
19 E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração;20 pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
Não é pelo fato da consciência não acusar, que você não tenha problema, por outro lado acusação demais não é de Deus. Ele não nos acusa, consciência doente leva a um legalismo, cuidado!
Não se torne um legalista, consciência limpa e sadia, nada substitui.
Lutero falou que sua consciência era moldada pela Palavra de Deus.
Consciência limpa a qualquer preço, mesmo que custe a vida.
HONESTIDADE, pessoa com honradez, integridade, dignidade verdadeira em todo o tempo, sem isto você destrói o que tentou construir,
NÃO SEJA DESONESTO EM NADA! SE VOCÊ FALAR, FAÇA!
Não assuma, se assumir cumpra. Tenha vergonha na cara!
O pecado tem que ser tratado com violência.
Carne é carne, o lugar dela é na cruz.
O Reino de Deus é tomado com violência.
NÃO IMPORTA O TAMANHO DE SEU MINISTÉRIO, SE VOCÊ FOR HONESTO AQUI, VOCÊ TERÁ UM LUGAR DE DESTAQUE NO CÉU.
Não prometa, se prometer cumpra. Daniel disse: a nós pertence o corar de vergonha.
Colossenses 3.9
9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
Não mintais uns aos outros.
As vezes estamos fraudando (enganando, trair, fugir a verdade dos fatos) uns aos outros, fazer que seja verdadeiro algo que é falso.
Salmo 101.7
7 Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos.
O que usa de fraude e o que profere mentiras não fica na casa de Deus.
Deus tenha misericórdia de nós! Quem fala a verdade perde a cabeça! (João Batista)
Consciência limpa, nada oculto. O silêncio não é bom, se tomamos conhecimento de algo, somos responsáveis por aquilo, não se envolver não é a atitude correta.
Tiago 4.17
17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.
Quem sabe fazer o bem e não faz peca.
Provérbios 3.10
10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
Quanto mais assimilamos o que Jesus é, mais somos envolvidos com a verdade.
Quanto mais ando na verdade, mais tenho DELE.
Integridade é a perfeição moral, é o modo de proceder corretamente, vida sem legalidade, sem rachadura, nada onde o inimigo possa tocar, nada absolutamente em que seja tocado.
1º Tessalonicenses 5.23
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus nos santifique em tudo, espírito, alma e corpo. Seja íntegro, irrepreensível, concerte tudo.
Mateus 5.48
48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
Sede perfeitos.
Não podemos ser acusados de nada, não ser adequado aos padrões do mundo.
Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12.1 e 2
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
PREFIRA A VERDADE, pague o preço, não interessa o que isso custe.
NÃO PERMITA QUE SUA CONSCIÊNCIA SEJA VIOLADA!
Em todas as áreas de sua vida permita que o Espírito Santo te mostre o que precisa ser consertado.
Há 5 tipos de oração na Bíblia, maneiras pelas quais devemos orar:
1. Oração de petição
Mateus 7.7 a 11
7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.9 Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra?10 Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
Pedi e dar-se-vos-a, não é errado pedir, é a oração da infância espiritual, há necessidade de pedir, peça. É a oração das crianças espirituais, o Pai tem o prazer de nos atender, mas a medida que crescemos cada vez mais pedimos menos a Deus coisas para nós, criança grande tem liberdade na casa do Pai, descobre que tudo é seu e o que é seu não precisa pedir. Ele é rico para nos dar tudo!
2. Oração de súplica – É menos comum, mas é muito mais forte que pedir, é uma oração intensa, pois o coração está se derramando diante de Deus. É uma oração feita quando não estamos simplesmente suplicando a Deus, mais do que isto, é caracterizada por que quem ora não abre mão de ter o resultado.
Você faz esta oração quando está convencido de que é da vontade de Deus o que está querendo, pois Ele não faz nada fora da sua vontade. A base para orarmos é a vontade de Deus.
3. Oração de intercessão – Colocar-se na brecha, você dá a sua vida por aquela situação.
4. Oração de guerra – é determinação, usando a autoridade em Cristo, geralmente existem demônios envolvidos. É uma oração feita por Cristãos mais maduros e que tem consciência de sua autoridade espiritual, fazemos esse tipo de oração e as coisas acontecem.
5. Oração em línguas – existem 4 tipos.
Precisamos tomar uma posição de Oração e tempo com a palavra, largue tudo, largue o ativismo, ministre a Jesus pela Palavra e a Oração através do nosso espírito. Faça o resto depois, não dá para fazer a obra de Deus sem este tempo de ministração, sem isto não funciona!







Nenhum comentário:

Postar um comentário