Evangelho Simples 4

O Evangelho Simplificado

 Módulo IV -REGENERAÇÃO

O HOMEM MORTO
O que é a morte? O que é a vida? Regeneração em Cristo? Novo nascimento?
  Vida
A vida é a consciente existência em comunhão com Deus para sempre.
  Morte
A morte é a consciente existência separado de Deus para sempre.
Quando consideramos morte espiritual não estamos falando de uma não existência.
Todo homem criado é para existência eterna, ou em Deus ou separado dEle, isto fica muito claro em Lucas 16 na parábola do rico e Lázaro. O rico nas chamas eternas e Lázaro o mendigo no descanso eterno, em paz.
Devemos compreender o que é morte e o que é vida espiritual.
O apóstolo Pedro nos fala a respeito do Evangelho facilitado para nós por Cristo.
1° Pedro 1.3 e 4
Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,
pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”
Quando Deus nos chama e aceitamos o evangelho, ele capacita e dá condições a todo que crê em Jesus Cristo, para viver na glória em virtude de Cristo na terra.
Nosso objetivo é mostrar que Deus fez mais para nós do que imaginamos, e que ele tem um plano maior para nossa vida além do que podemos contemplar, Ele nos chama para viver na virtude, para viver no poder, na condição e na glória de Cristo.
Paulo Diz:
2° Coríntios 4.17 e 18
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
          não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
Ver dentro de nós, as coisas que não vemos ao redor, mas que são reveladoras em nosso Espírito pelo Espírito Santo, para dar entendimento, conhecimento e percepção do que podemos viver em Cristo Jesus.
1° Pedro 1.4
pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”
Isto não tem preço, quando Cristo morreu, Ele entrou na morte do homem, assumiu a nossa morte.
Isaías 53.4 e 5
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
        Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Quando Cristo ressuscitou Ele doou para nós a sua condição de vida eterna em toda sua amplitude, gratuitamente.
Ele demonstrou o grande amor de Deus, nós temos um grande valor.
Pelo Espírito e pela Palavra Deus está nos transformando, na prática de todo dia, na imagem e semelhança de seu filho Jesus Cristo.
1° Pedro 1.4
pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”
A Palavra “promessa de Deus em Cristo” não conhece barreiras e é suficiente para nós em todas as situações de nossa vida; para nossa vida física, para nossa alma e para nosso Espírito. Suas promessas atuam em todas as áreas.
Toda vez que de coração, mesmo sem muito entendimento decidimos viver e conduzir aquele momento de nossa vida de acordo com a Palavra de Deus, a própria Palavra se encarrega de fazer valer naquele momento a natureza de Deus. A medida que vivemos cada vez mais na Palavra, a natureza divina se desenvolve em nós.
No momento em que a Palavra de Deus ocupa espaço e desenvolve a vida de Deus em nós, a Palavra elimina a corrupção interior e nos livra dela.
Pessoas viciadas em alcoolismo, homossexualismo e outros vícios, ainda que não consigam se livrar por um momento desses males quando passam tempo com Deus, com a Palavra e o Espírito Santo, tudo aquilo começa a desaparecer.
A Palavra não somente alimenta, mas limpa e transforma, ou seja, como Pedro disse:
1º Pedro 2.2
desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,”
Isso é o leite maternal da Palavra.
Não há alimento tão bem formado como leite materno para as crianças, pois alimenta e protege.

1.1 Porque foi necessário a regeneração?
A criação do homem foi uma demonstração do amor de Deus para o ser criado, mas a regeneração do homem perdido foi muito maior a demonstração do amor de Deus. Ele foi atrás do perdido, eu e você, Ele nos regenerou em Cristo Jesus.
Lembre-se que a morte espiritual não é aniquilação, mas é separação, consciente existência longe de Deus eternamente.
1.2 O que significa regeneração em termos do Evangelho?
Romanos 3.23
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
Deus criou o homem e colocou o conteúdo em seu ser, o Espírito e a Palavra, sua glória e honra dentro do homem, foi isso que o diabo destruiu, esvaziou o homem de Deus.
Todo homem é dessa forma, está em falta daquilo que é necessário para ter comunhão com Deus, ele carece da glória de Deus.
1.3 O que pode ser a glória de Deus?
O Espírito, o verbo, a Palavra, sua glória e honra.
Quando Adão decidiu rebelar se contra Deus, ele ficou vazio e morto, pois a glória e honra de Deus voltou para Deus.
O homem ficou morto, virou objeto de interesse total do homicida Satanás, esta é a situação de todo homem sem Deus, não existe nenhum momento de toda a sua vida, nem dia e noite que Satanás não procure destruir esse homem e mantê-lo morto.
Deus fez algo, satanás fez outra coisa, roubou a glória e honra do homem, o resultado foi a morte, vazio, ficou destruído e sem poder contra o diabo.

1.4 Será que o homem sabe que está espiritualmente morto?
  Como Deus vê o religioso, aquele que não nasceu em Cristo?
O coração entenebrecido, sem Deus, ele procura toda espécie de objeto, cerimônia, formas para se relacionar com Deus, porém não está nisso, Ele é Espírito!
Quem não atenta para o seu Espírito, para a Palavra de Deus, para viver segundo o evangelho é apenas um religioso.
Veja o que Jesus disse sobre os religiosos:
Mateus 23.27
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
Obedecem em formas, cerimônias, sistemas, são dessa forma, (hipócritas), retrato do religioso, coração entenebrecido e morto.

1.5 O que governa ou controla o procedimento do homem espiritualmente morto?
1º Coríntios 2.14
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
O que você fala tentando ajudar alguém natural não resolve, é loucura, pois só se conhece alguém vivendo a vida de Jesus quando ela vive isto diante das pessoas.
O evangelho goela abaixo não funciona.
  O que o homem natural aceita?
Ele aceita a pressão das circunstâncias na sua cabeça, vai a vícios, desespero e suicídio, pois sua cabeça está bombardeada pelas circunstâncias.
Homem natural que está morto por dentro não alcança Deus, pois só tem Deus na mente, não tem a convicção, paz, amor e a graça dentro dele.

1.6 Porque o homem natural religioso não alcança a Deus?
Mateus 23.27
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
           E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
O objetivo desse ensino é para voltar a atenção ao que você é por dentro, pois relacionamento de Deus conosco é por dentro, (Ele é Espírito) é de Espírito para Espírito, não é mental, mas é com coração aberto que você recebe a graça e o amor de Deus.
De graça, sem preço”, sem obrigação.
Deus não pode se relacionar conosco se não for assim, é só em Jesus Cristo e no que ele fez por nós.
Existem muitos rituais são feitos da boca para fora, de acordo com o ensino de tradição de homens e não segundo a operação do amor de Deus, no íntimo, porém para relacionar se com Deus é de coração aberto.
Muitos têm uma boca que fala, mas um coração entenebrecido e amarrado nas circunstâncias. Ele fala de Deus, mas não chega a Deus, não há comunicação com Deus a não ser pelo Espírito.
Há muitas formas, mas a única maneira de chegar a Deus é pelo Espírito.
  O religioso
Honra com lábios, com a boca, mas o coração está longe de Deus, pois para relacionar se com Deus é com o coração cheio da graça e do amor de Deus.
Mateus 6.7
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Não é o quanto você ora em línguas que convence Deus, pois quando você ora em línguas é o Espírito Santo que está em seu favor intercedendo ao Pai com qualidade.
Adore, expanda seu coração para Ele, a oração em línguas é a expressão do seu coração para Cristo Jesus.
Jesus disse:
João 4.24
Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em Espírito e em verdade.
É no Espírito a verdadeira adoração.

  O coração enganoso
Do mesmo modo que o sepulcro não pode mudar o que está dentro dele, o coração não pode mudar o que está dentro dele, é preciso Jesus entrar.

  Boca grande e práticas religiosas mortas
Ex. Prática de quebra de vínculo, listar pecados, quebra de maldição, isto é fruto de um coração morto, pois a confissão da verdade de Deus em relação àquela situação adversa, por meio do nosso falar coloca o nosso coração em comunhão com Deus.
Lamentavelmente não podemos excluir nossa própria religiosidade
Precisamos entender que toda a tradição religiosa é morta, inclusive a cultura evangélica.
Há uma lista imensa de misticismos, como sopro do Espírito, etc.
Deus somente se relaciona com o coração, toda a conversa fora de um coração vivificado é inútil em termos de Deus e só serve para o sistema religioso.

  Confissão da Palavra
Não é repetir Palavras, vãs repetições.
Romanos 10.5 a 8
Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela.
          Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo;
           ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos.
          Porém que se diz? A Palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a Palavra da fé que pregamos.”
  Palavra da fé na boca e no coração
Jesus disse que a boca do homem fala da abundância do coração, ou seja: confessa o que crê, pois se você falar e não crer no coração é pura conversa fiada.
Romanos 10. 9 e 10
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, Espírito alma e corpo, criado vivo para a eternidade.
Quando o homem se separou de Deus ele morreu, ficou com coração entenebrecido e afastado de Deus, mas seu coração é substituído pelo coração de vida quando a pessoa aceita Jesus.

Perguntas e Respostas
P1: O homem de coração novo, quando morre para onde ele vai e como fica seu corpo sua alma e seu Espírito?
P2: O homem espiritualmente morto como fica sua alma e seu corpo quando morre?

  Doutrinas erradas
  Dizem que após a morte acontece o seguinte:
  O corpo vai pro cemitério, alma vai para o inferno, Espírito vai para o céu (isso é um erro).
Entenda que para sempre o Espírito e alma são interligados, são divididos para fins didáticos, mas são totalmente interligados.

  O Rico e Lázaro
Lucas 16.19 a 31
         “Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.
          Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;
e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.
         Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
         No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
        Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
       Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.
        E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.
         Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna,
porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.
         Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.
        Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.
        Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.”
Este texto é a descrição de Jesus a respeito de uma situação que acontece com os personagens:
Lázaro Foi para o seio de Abraão, o rico foi sepultado, foi para o cemitério, mas não ficou lá, não foi seu fim.
No lago de fogo, no inferno, ele viu Abraão e Lázaro em seu seio, ele tinha dedo língua olhos de tormento, Lázaro era com consolado e o rico atormentado. Eles estavam separados um do outro por um abismo.
O rico pediu para o Pai Abraão para que mande Lázaro na sua casa, pois tinha parentes e não quero que venham pra cá. Abraão responde que tem Moisés e os profetas, ouçam eles, os mortos não saem daqui, não há comunicação com mortos em nenhuma situação com os vivos.

  Espírito morto, não é Espírito que não tem existência, mas aquele que está separado de Deus para sempre e todo sempre, inclusive de nós. Ele insistiu se alguém dos mortos foi for lá eles se arrependerão. Abraão respondeu: se não ouvem Moisés e os profetas, tão pouco se deixarão ser persuadidos, ainda que ressuscite alguém dos mortos. Jesus ressuscitou e eles rejeitaram, eles também rejeitam.
  Dois lugares distintos
As pessoas que morrem e tem fé, antes de Jesus ressuscitar foram levadas para o seio de Abraão que é o descanso da Fé, mas quando Jesus ressuscitou dos mortos todos que estavam do seio de Abraão foram conduzidos ao paraíso, o ladrão da cruz foi salvo. "Hoje estarás comigo no paraíso" não no purgatório.

 Duas correntes de ensinos errados
Primeira:
Reencarnação várias vezes para purificar-se para a eternidade.
Jesus disse no texto de Lucas citado acima que ninguém sai daquele lugar.
Segunda:
Purgatório, purificação através de indulgências.
Jesus disse para o malfeitor na cruz “hoje estarás comigo no paraíso” sem nenhum processo de purificação ele recebeu o perdão daquele que perdoa para todo sempre.
A fé em Jesus Cristo é diferente de toda a tradição religiosa.
O rico e Lázaro, foram para locais distanciados um do outro.

Diferenças entre o rico e Lázaro:
 Lázaro não se lembrava de mais nada das coisas da terra.
 O rico lembrava de tudo o que tinha na terra.
 Existe um grande abismo como atravessar?

1.7 Será que o sentimento do coração serve para orientar o relacionamento com Deus?
Jeremias 17.9
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Precisamos de algo no coração para não ficar pressionado pelas circunstâncias. Deus fez Adão Livre, Jesus nos fez livres de todas as circunstâncias que possam chegar em nosso coração.

  Pode ficar preso o coração controlado por Satanás?
Claro que sim, pois o coração é morto.

O HOMEM VIVO
  Deus destruiu o diabo para deixar nos livres
Provérbios 14.27
O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte.”
Isso evita os laços da morte e da circunstância que já não tem influência nenhuma sobre nós. Circunstâncias adversas não afetam em nada a nossa fé, Jesus disse:
João 3.7
Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.”
Somente teremos o temor de Deus, a condição de nos livrar dos laços da morte, se nascemos de novo.
 Nascer = ser algo totalmente novo, não é uma reforma, mas um ser novinho em folha, não trazemos nada nossa morte anterior e nem da nossa vida anterior, pois o velho homem não contribui em nada, absolutamente nada, somos como bebês recém-nascidos, mas que ainda podemos crescer.
Nascer de novo não é passar de um sistema religioso para outro procurando uma reforma moral, isso é uma aberração não é vida e nem morte é religião.

1.8 O que é regeneração?
Ezequiel 36.26
Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós Espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.”
É um ser novinho em folha.
João 17.14
Eu lhes tenho dado a tua Palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.”
Nascer de novo é receber: Espírito novo e a Palavra no coração.

1.9 Quais são as evidências da Regeneração?
 Qual a natureza do homem regenerado?
João 1.12 e 13
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
          os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”
Não nasceram do sangue, mas tem o DNA de Deus, ou seja, DNA de vida, a vida de Deus em você ( zôe).
Deus é nossa vida, nascemos dEle, tal Pai Tal Filho.
Quando você nasceu de novo é um coração bebê nas mãos de Deus, com os cuidados dele, dia e noite, em toda a circunstância, em toda ocasião e situação, como uma mãe que cuida das crianças recém-nascidas.

1.10 Porque a vida antes do Novo Nascimento não ajuda a desenvolver a vida espiritual?
Há três pontos a considerar quanto ao Novo Nascimento:
 Primeiro ponto
Espírito aberto pra Deus, nasceu de novo, seu Espírito está vivo para Deus.
2º Coríntios 5.17
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
Tudo o que era antes não tem mais valor para vivermos a nossa nova vida, nascemos para uma vida nova e procedimentos totalmente novos.
Temos um coração novo, com o Espírito aberto para Deus, isso é o coração daquele que nasce em Cristo Jesus, só quero saber do que Deus diz, o que o homem diz pouco importa, não interessa mais, somente porque Deus diz é porque vale!

 Segundo ponto
Ouve Deus falar no íntimo, ele ouve a Palavra de Deus
Isaías 48.6 e 7
Já o tens ouvido; olha para tudo isto; porventura, não o admites? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, que não conhecias.
          Apareceram agora e não há muito, e antes deste dia delas não ouviste, para que não digas: Eis que já o sabia.”
O leite materno fica velho?
Não! ele renova todo dia, é suficiente somente para aquele dia, não para amanhã, não para ontem, é para hoje!
Passar tempo a sós com Deus Orando em línguas, Deus prepara o caminho do dia todinho para nós.
Ouça a Palavra não só no ouvido, não só na cabeça, mas no íntimo, quando Deus fala, ele dá tranquilidade e paz perfeita no interior, isso se chama convicção de fé, traz a certeza da verdade para aquele momento, é assim que você ouve a Palavra de Deus no íntimo.

 Terceiro ponto
Aquele que nasce de novo vive no descanso da Fé.
João 10.28
Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”
Seguro, sem choro, turbulência, aflição, no descanso da Fé, nos cuidados eternos de Deus, assim é a sorte de quem nasce de novo, por aceitar o que Deus fez por nós em Cristo Jesus.

Perguntas e Respostas
P1: Qual a comunhão que uma pessoa que não ora em línguas pode ter com Deus?
R1: Resposta não orar em línguas é estar se privando do ensinamento de Deus no Espírito

P2: Como fica a condição de uma pessoa que é nascida de novo, tem o Espírito Santo, mas descuida de seu relacionamento com Deus (meditação, oração em línguas, etc...) que cai em pecado, ela perde o Espírito de Deus o Espírito permanece, entristece, como fica essa situação?
R2: É necessário entender que pessoas por falta de ensinamentos, por falta de cuidado, ou ainda não querer ser diferente dos demais na família, eles ficam sabendo da verdade, mas não vivem na verdade, mas isso não muda a situação interna deles, em termos de salvação, mas muda a situação eterna deles em termos de sua capacidade de apreciar o céu posteriormente, por isso não seremos iguais no céu.
O Espírito Santo e a Palavra, estão nos preparando para a vida eterna com Deus no céu.
Essa preparação depende de receber a Palavra e o Espírito, ser obediente agora, Paulo disse que Jesus é o fundamento de nossa construção de vida eterna.
1º Coríntios 3.10 a 15
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.
          Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
         Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
         manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
          Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;
se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.”
A maneira que edificamos e construímos depende de nós, uns constroem de acordo com os valores eternos, pelo Espírito Santo e a Palavra, por isso eles terão uma condição de vida no céu bem melhor do que o outro que edifica de qualquer forma que será salvo, mas como pelo fogo.
Você tem a opção de construir algo grande no céu, ou um monte de Cinzas.

P2: Jesus fala Vinde a mim as criancinhas, pois delas é o reino dos céus, provérbios fala que desde a meninice a perversidade no coração, compare essas duas Palavras
R2: O evangelho, a graça de Deus, é mais que o Velho Testamento, o que se passou com a humanidade antes da vinda de Jesus, foi de homens que viviam na alma.
Eclesiastes fala dos homens que viviam na alma, isso é derrota!
Mesmo Davi e outros no velho testamento, eles só receberão momentos de entendimento, pois não tinham o Espírito Santo neles como nós temos hoje.
Eles sem o Espírito Santo entendiam na perversidade da alma, enquanto que Jesus ensina ao mencionar as crianças a humildade e inocência da vida espiritual.
Crianças que morrem antes de confessar a Palavra de Deus são salvas, pois nascem na inocência e enquanto não chegam ao momento do raciocínio, do intelecto, entendimento na criança, estão na inocência, por isso são salvas.
Não é cronológico, depende de cada criança, umas mais cedo outras mais tarde.
Logo que a criança chega o entendimento do bem e do mal, ela é responsável por seu procedimento.
Batizar e receber o Espírito Santo só pode ocorrer quando se tem entendimento.
Espírito não tem idade, é Espírito sempre, não fica velho nem novo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário